A FMU

Sobre A fmu

Em 1968, as Faculdades Unidas Metropolitanas (FMU) deram início às suas atividades e o primeiro vestibular aconteceu em julho, com centenas de alunos concorrendo às vagas dos cursos que eram oferecidos. A Instituição contribuía para a rápida expansão do ensino superior brasileiro e marcava sua presença no atendimento das demandas da sociedade brasileira.

Nesse mesmo período, na década de 70, surgia no mercado educacional brasileiro as Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e a Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), reconhecidas como referência na formação de profissionais nas áreas de Comunicação, Arquitetura, Artes, Gestão e Negócios. As marcas, em meados dos anos 80, associaram-se à FMU, e iniciaram um processo de desenvolvimento do setor educacional brasileiro, até tornarem-se, em 2008, o Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM.

No decorrer de todos esses anos, a economia e a sociedade brasileira passaram por grandes transformações, nos âmbitos sócio-econômico-culturais. A Instituição está sempre atenta ao que acontece pelo mundo e acompanha essas modificações na criação de novos cursos, em diferentes áreas do conhecimento, adotando novas tecnologias de ensino, capacitando seu corpo docente, ampliando a infraestrutura, atualizando seus procedimentos administrativos e estreitando laços com a comunidade, tudo isso para que o aluno esteja apto a enfrentar o mercado corporativo.

A FMU construiu, ao longo de 50 anos, uma trajetória de sucesso. Está presente em diversos campi espalhados por São Paulo e Grande São Paulo e já formou milhares de profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.

Confira porquê a FMU é diferente:

  • 8 a cada 10 alunos já conquistaram uma vaga de emprego na área*;
  • 100% de aumento salarial depois de formado;
  • Laboratórios equipados com os mais modernos recursos;
  • 83% dos professores são mestres e doutores e referências no mercado;
  • Global Office, exclusivo setor de carreira e internacionalidade;
  • 75 estrelas no Guia do Estudante;
  • 17 cursos entre os 5 melhores de São Paulo, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), de 2017;
  • Cursos com programas atualizados seguindo as diretrizes mais recentes de cada área e englobando as novas técnicas e os métodos aplicados no cotidiano profissional;
  • Aulas práticas e estágios que garantem a experiência necessária para a plena atuação e o destaque do seu currículo nos processos de seleção;
  • Incentivo ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica para quem pretende investir na docência universitária.

Tudo isso e muito mais para garantir o seu futuro bem longe do “tanto faz”.

*Fonte: Laureate Student Outcomes 2017

Em 2014, o Complexo Educacional FMU passou a fazer parte da rede internacional de educação Laureate, composta por mais de 60 instituições de ensino superior no mundo, reunindo mais de um milhão de alunos, oferecendo uma formação científica, cultural, tecnológica e humanística de alta qualidade na construção de um país melhor.

LINHA DO TEMPO

1968: criação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e realização do primeiro vestibular no qual concorreram centenas de alunos que buscavam formação educacional nos diversos cursos oferecidos pela Instituição, entre eles: Direito, Economia, Administração, Contabilidade, Educação e Serviço Social.

Década de 70: Foram criadas as Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e a Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), reconhecidas ao longo dos anos como referência na formação de profissionais nas áreas de Comunicação, Arquitetura, Artes, Gestão e Negócios. Passados alguns anos, a mantenedora da FIAM foi incorporada pela mantenedora da FAAM gerando um novo projeto educacional.

1975: a FMU agregou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Rita de Cássia, passando a oferecer também os cursos de Psicologia, Pedagogia e Letras.

1976: com a anexação da Faculdade de Educação e Ciências Nova Piratininga, o curso de Matemática também passou a fazer parte dos oferecidos nos vestibulares da FMU.

Década de 80: FMU e FIAM-FAAM associaram-se e dão início a uma rápida expansão do ensino superior brasileiro.

1987: a instituição criou o seu centro de especialização, conhecido por Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG), que oferecia 96 cursos de especialização em diversas áreas do conhecimento, cinco MBAs e vinte cursos de extensão. Havia ainda um curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado), na área de concentração de Direito da Sociedade de Informação, e que continua em atividade oferecendo cursos de especialização e extensão em todas as áreas.

1989: a FMU criou um dos seus mais tradicionais cursos: Educação Física.

1999: a FMU foi credenciada como Centro Universitário.

2000: Criado o IMAE – Instituto Metropolitano do Altos Estudos.

2008: surgiu o Complexo Educacional FMU, uma referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos, oferecendo cursos de Graduação, Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Extensão em diversas áreas do conhecimento.

2014: a FMU passa a integrar a rede internacional de educação Laureate.

2018: FMU completa 50 anos de história com 92 cursos de graduação, 187 cursos de pós-graduação lato sensu e 3 cursos de stricto sensu, com a missão de inclusão social e empregabilidade.

 

Atos autorizativos

Credenciamento: Decreto Federal de 23 de março de 1999, publicado no D.O.U. – seção I de 24/03/1999.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 36, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U. de 12/02/2015.

Modalidade a Distância – Credenciamento: Portaria nº 943, de 10 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 11/11/2014, pág. 11.

Pós-graduação na Modalidade a Distância – Autorização: Portaria MEC nº. 294, de 04 de março de 2008.

Missão

Promover Educação Superior acessível e de excelência para a formação de profissionais éticos, cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável e preparados para o Mundo do Trabalho.

Visão

Ser a maior e melhor instituição de ensino superior no seu segmento, promovendo empregabilidade e inclusão social.

Valores Institucionais

Infraestrutura

A FMU conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por ambientes que favorecem o desenvolvimento de atividades práticas e a vivência dos desafios reais da futura profissão ainda no decorrer do curso. São laboratórios específicos, de pesquisa e informática, que atendem às necessidades institucionais e se destinam à prática do ensino, pesquisa e extensão.

Além dos laboratórios, nossos estudantes têm a possibilidade de desenvolver as práticas e habilidades profissionais em espaços específicos destinados às áreas do conhecimento, como as Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas. Estes espaços garantem não somente o aprendizado prático dos alunos, como também a prestação de serviços à comunidade (saiba mais).

Por meio do Sistema de Bibliotecas da FMU, os alunos têm fácil acesso a um amplo acervo bibliográfico físico e virtual que garante o suporte necessário para sua formação, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A Biblioteca Central está localizada no campus Liberdade e as demais bibliotecas setoriais, especializadas em áreas específicas, estão distribuídas nos demais campi.

O Centro Universitário conta também com auditórios multifuncionais e totalmente equipados para a realização de eventos acadêmicos e institucionais, como palestras, cerimônias, aulas magnas e eventos especiais voltados a toda comunidade acadêmica. Distribuídos em seus campi, os auditórios garantem acessibilidade, conforto, isolamento e qualidade acústica, além de possuírem recursos tecnológicos e conexão à internet.

Empregabilidade e Internacionalidade

Com foco no desenvolvimento e no suporte integral dos nossos estudantes para que estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho global, o Centro Universitário FMU disponibiliza o Global Office: uma área responsável por todas as atividades relacionadas a Carreira e Internacionalidade.

A partir do Global Office, estudantes e egressos tem a oportunidade de interagir com o mercado profissional e gerenciar proativamente suas carreiras. O Global Office é responsável por proporcionar recursos, orientações, experiências internacionais e oportunidades que os auxiliem na obtenção de um bom estágio ou um emprego.

Acesse aqui e conheça mais sobre o Global Office!

Corpo diretivo

Presidente
Eduardo Mendonça
Chanceler
Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo
Reitor
Prof. Dr. Manuel Nabais da Furriela
Gestão Administrativa
Diretor de Tecnologia da Informação
Antônio Carlos Pereira
Diretor de Recursos Humanos
Daniel Campos
Diretora Jurídica
Janaina Rocha
Diretor de Operações
João de Lucca
Diretor de Finanças
Roberto Ely
Gerente de Relações Institucionais
Ana Paula Martins
Gerente de Recursos Humanos
Cristiane Dantas
Gerente de Tecnologia da Informação
Daniel Sousa
Gerente de Relacionamento com Aluno
Felipe Ferrari
Gerente de Relacionamento e Matrícula
Marcio Nascimento
Gerente de Marketing
Marcus Barroso
Gerente de Operações
Maria Carolina Favero
Gerente de Finanças
Mirelle Leitzke
Coordenadora Legal
Sabrina Graciano
Diretoria de Suporte e Apoio Acadêmico
Diretora de Regulação e Suporte Acadêmico
Aline Andrade
Diretora de Qualidade Acadêmica
Cristiane Alperstedt
Gestão Acadêmica
Diretor Acadêmico de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia
Prof. Claudio Marcelo Brunoro
Gerente Acadêmico de Negócios e Hospitalidade
Profa. Patrícia Amaral
Gerente Acadêmica de Ciências da Saúde
Profa. Terezinha Dalossi Gennari
Gerente Acadêmico de Educação, Comunicação e Artes, Design e Moda
Prof. Vicente William da Silva Darde
Coordenador de Direito
Prof. Fabio Pereira
Coordenadora de Pós-graduação e Extensão
Profa. Mônica Sabino
Coordenadora de Relações Internacionais
Profa. Stella Christina Schrijnemaekers
Coordenadores do Stricto Sensu
Mestrado em Saúde Ambiental
Profa. Andrea Roberto Bueno Ribeiro
Mestrado em Jornalismo
Prof. Francisco de Assis
Mestrado em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
Prof. Francisco Segnini Junior
Mestrado em Administração e Governança Corporativa
Prof. Orlando Roque da Silva
Mestrado em Saúde e Bem-Estar Animal
Profa. Paula Andrea de Santis Bastos
Mestrado em Direito
Prof. Roberto Senise Lisboa
Secretaria Geral

Cristiane da Silva Hashimoto

Trabalhe Conosco

O desconhecido não é um obstáculo. Na verdade, é um começo. É um desafio. E é o que buscamos na Laureate. Todos os dias, nós estamos dispostos a repensar a respeito da educação. Para desafiar as expectativas. Para reinventar carreiras. Para crescer além dos limites. Veja as vagas disponíveis 

Relatório Social

O Relatório Social do Centro Universitário FMU, editado anualmente, é um documento que reúne as principais atividades desenvolvidas pela Instituição ao longo do ano. Esta publicação, disponível em formato digital, traz o resgate e o resultado das ações realizadas pela ou com a participação da Instituição e que geraram impactos socioambientais e acadêmicos para a comunidade em que está inserida.

Clique no ano desejado para acessar o Relatório Social:

Página atualizada em 04/12/2018 às 16h17