ENEM 2020

Sigla dada ao Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM é uma prova aplicada uma vez ao ano pelo INEP. O exame funciona de forma semelhante a um vestibular e pode garantir o ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior. Nas universidades particulares, o ENEM ainda pode servir como critério para obtenção de bolsa de estudos, em casos específicos.

A seguir, você também encontrará uma espécie de manual, que tirará todas as suas dúvidas.

Guia Completo Enem

A prova foi criada em 1998, mas inicialmente tinha intuito apenas de avaliar e medir os conhecimentos obtidos pelos alunos do Ensino Médio. A partir de 2004, o formato passou a ser o que conhecemos atualmente, com o exame valendo como método de ingresso em universidades. A prova viria a se popularizar intensamente em 2010, quando passou a valer o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa simplificaria o processo de matrícula nas instituições de ensino superior, usando a nota obtida no ENEM.

TUDO SOBRE O ENEM 2020

Como é composta as avaliações do ENEM?

A prova é formulada por alguns dos melhores professores do país durante todo o ano letivo. Ela abrange as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, além de atualidades e questões interpretativas da sociedade.
A principal diferença do ENEM para um vestibular comum é que os testes são interdisciplinares e não divididos por matérias. Portanto, não existe um caderno de física e outro de química, por exemplo. Em vez disso, essas disciplinas integram o caderno de ciências da natureza e suas tecnologias. 

Confira abaixo como as provas são divididas por dia:

A 1ª parte do exame está marcada para este domingo (17/01/2021) e as provas serão aplicadas presencialmente. Para evitar aglomeração, os portões dos locais abrirão com 30 minutos de antecedência. A 2ª parte da avaliação será feita em 24 de janeiro.
Já a avaliação online será aplicada em 31 de janeiro e em 7 de fevereiro de 2021.
No primeiro domingo, o aluno precisa resolver questões de duas áreas (veja abaixo). Também é o dia em que se tem a redação. Por esse motivo, o candidato conta com 5h30 de duração da prova.
I) Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia
II) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (o aluno escolhe entre inglês e espanhol), Artes e Educação Física.
No segundo domingo, o candidato resolverá questões das áreas exatas e biológicas e contará com 5h para concluir a prova:
I) Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
II) Matemática e suas Tecnologias.
 

Inscrição ENEM

As inscrições para o ENEM costumam ser realizadas no mês de maio. Para se inscrever, deve-se pagar uma taxa de inscrição, que, em 2020, foi de 85 reais, mesmo valor de 2019 e que quebra o constante aumento de dois reais por ano.
Veja abaixo quem pode solicitar a isenção para o exame:
● Candidatos com renda máxima de 1 salário mínimo e meio por pessoa na família e que concluíram o Ensino Médio estudando integralmente na rede pública de ensino ou com bolsa de 100% na rede particular;
● Candidatos que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
● Candidatos cadastrados no programa CadÚnico, apresentando na inscrição o Número de Identificação Pessoal (NIS), e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Calendário do Enem 2020

Confira abaixo o calendário da edição de 2020 do ENEM, com mais de 5,7 milhões de inscritos:

● Março:
Dia 31 – Publicação do Edital do ENEM 2020.

● Abril
Dia 6 – Abertura do período para solicitar isenção da taxa de inscrição e abertura do período para justificar ausência da prova em 2019.
Dia 17 – Fechamento do período para solicitar isenção da taxa de inscrição e fechamento do período para justificar ausência da prova em 2019.
Dia 24 – Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e da justificativa de ausência da prova em 2019.
Dia 27 – Abertura do período de recurso contra decisão do resultado dos pedidos de isenção e abertura do período de recurso contra decisão do resultado da justificativa de ausência da prova em 2019.

● Maio
Dia 1 – Fechamento do período de recurso contra decisão do resultado dos pedidos de isenção e fechamento do período de recurso contra decisão do resultado da justificativa de ausência da prova em 2019.
Dia 7 – Resultado do recurso sobre pedidos de isenção da taxa de inscrição e recursos da justificativa de ausência da prova em 2019.
Dia 11 – Início das inscrições para o ENEM, início do período para pagar a taxa de inscrição e início do período para solicitar atendimento especializado e específico.
Dia 27 – Final do período de inscrições, final do período para solicitar atendimento especializado e específico e final do período de alteração de dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira.

● Junho
Dia 1 – Início do período de solicitação de alteração para nome social.
Dia 5 – Final do período de solicitação de alteração para nome social.
Dia 10 – Final do período para pagar a taxa de inscrição.
Dia 12 – Resultado da solicitação de atendimento especializado e específico e resultado da solicitação de alteração para nome social.
Dia 15 – Início do período para recurso contra o resultado da solicitação de atendimento especializado e específico e início do período de recurso contra o resultado de solicitação de alteração para nome social.
Dia 19 – Final do período para recurso contra o resultado da solicitação de atendimento especializado e específico e final do período de recurso contra o resultado de solicitação de alteração para nome social.
Dia 20 – Começa a enquete sobre as novas datas de aplicação do Enem.
Dia 25 – Resultado do recurso contra o resultado da solicitação de atendimento especializado e específico e resultado do recurso contra o resultado de solicitação de alteração para nome social.
Dia 30 – Termina a enquete sobre novas datas de aplicação do ENEM.

● Janeiro 2021
Dia 5 – Liberação do Cartão de Confirmação de Inscrição que revela locais de prova aos candidatos que irão realizar a prova Impressa.
Dia 15 – Liberação do Cartão de Confirmação de Inscrição que revela locais de prova aos candidatos que irão realizar a prova Digital.
Dia 17 – Prova Impressa de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Dia 24 – Prova Impressa de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Dia 31 – Prova Digital de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias

● Fevereiro 2021
Dia 7 – Prova Digital de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
 

Faça um calendário de planejamento

Aqui, a grande dica é se planejar no início do ano: faça um calendário com as matérias que você vai estudar a cada mês, os livros que vai ler, os temas de redação que vai revisar e treinar e assim em diante.
Dessa forma, você consegue otimizar o tempo disponível para os estudos e revisa alguns dos temas mais importantes nos meses finais, antes da prova. Dê sempre prioridade às disciplinas e áreas nas quais você sente que precisa evoluir.
Não esqueça, é claro, de incluir pausas e dias de lazer no seu planejamento. Eles também são importantes para que sua mente descanse e esteja preparada para assimilar os conteúdos com mais facilidade.
 

Redação do Enem

É preciso atender uma série de diretrizes para não zerar a redação. Ferir os Direitos Humanos acarreta na anulação da nota, assim como fuga do tema proposto ou fuga do formato pedido.

O formato pode variar, ainda que o mais comum a ser pedido seja o texto dissertativo-argumentativo. Os temas costumam ter relação com atualidades, política, geopolítica, meio ambiente e outros assuntos relevantes.

O tempo estabelecido para realização da prova é de 5 horas e 30 minutos no primeiro domingo, quando é aplicada a Redação e as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas, com 90 questões no total. 

Já no segundo domingo, são 4 horas e 30 minutos de duração. Nesse dia, é aplicada a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, também com 90 questões.

Nota e resultado

A nota do exame é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item, TRI, que funciona como um sistema antichute. Portanto, se você erra uma questão muito fácil de uma determinada disciplina e acerta uma muito difícil, não obterá todos os pontos daquela questão acertada, pois houve uma possibilidade de chute.
A partir disso, é calculada a nota para cada uma das quatro disciplinas e para a redação. Caso seja solicitada a sua nota geral do ENEM, você deve fazer um cálculo da média entre as cinco.
O gabarito oficial é divulgado alguns dias após a segunda prova, mas o resultado oficial do ENEM 2020 será disponibilizado no site ou no aplicativo oficial no dia 29 de março. No mesmo endereço, você encontrará comentários a respeito da sua redação.
 

Use sua nota do Enem para ingressar na FMU

Aqui na FMU valorizamos muito o seu empenho e sua nota do ENEM pode valer até 100% de bolsa. Verifique condições: Enem FMU ou informe-se pelos telefones (11) 3132-3000.

 

Como me preparar para a prova? 

O Enem é um exame longo, complexo e, por isso, cansativo para os candidatos. A falta de concentração podem causar erros na prova em questões simples. Assim, para lidar melhor com o cansaço e se manter concentrado com mais facilidade, recomenda-se uma boa noite de sono nos dias que antecedem as provas.

 

É imprescindível que o corpo e a mente estejam descansados para processar com mais eficácia a extensa quantidade de conteúdos, conceitos e informações que serão lidas durante o exame. Assim, o raciocínio para responder as questões e escrever a redação ocorrerá sem grandes dificuldades e mais naturalmente. 

 

Chegar preparado para o Enem fará diferença. Por isso, aposte em simulados com questões do Enem e redações. Além disso, outra ideia positiva é prestar a prova em anos anteriores, apenas para treinar. Desta forma, o candidato já estará habituado aos obstáculos que poderá encontrar nos dias de prova. 

Dicas para os dias de prova

Além de todo o preparo a longo prazo que pode durar mais de um ano, uma série de recomendações também poderá ajudar nos dias de realizar a prova. Confira outras dicas que vão aumentar suas chances de obter sucesso no Enem:   

 

  • Alimente-se bem. Além do já mencionado descanso na noite anterior, é importante que o candidato saia de casa bem alimentado, a fim de ter energia suficiente para enfrentar as horas que virão dentro da sala de aplicação do exame;
  • Não estude de última hora. Você teve o ano inteiro para fazer isso. Estudar no dia do exame, a caminho do local de prova só irá sobrecarregar seu cérebro com informações que você já deveria ter aprendido antes;
  • Leve lanches práticos. São permitidos lanches dentro da sala. No entanto, opte por alimentos que são práticos de manusear e ingerir. Assim, você vai manter o foco na prova, não em eventuais distrações;
  • Não gaste muito tempo em questões que não entendeu. Como fazer o Enem também é uma batalha contra o tempo, se livrar das questões mais fáceis, respondendo-as primeiro, é uma boa tática. Gastar tempo demais em questões complicadas pode deixar o tempo apertado para responder perguntas mais simples, e a pressa fará com que elas pareçam mais difíceis do que realmente são. 

Não demore muito para começar a responder no gabarito. Administre seu tempo. Leve o tempo que julgar necessário para responder as questões> No entanto, reservar apenas os últimos 10 minutos disponíveis para preencher todo o gabarito pode ser arriscado. Administração do tempo é essencial para ter sucesso no Enem.

Página atualizada em 13/01/2021 às 14h18