Desde 11 de julho de 1968, o Centro Universitário FMU oferece à sociedade uma educação superior acessível e focada na formação científica, cultural, tecnológica e humanística de alta qualidade para a construção de um país melhor.
Essa trajetória de sucesso iniciou-se em 1968, quando a Instituição deu início a suas atividades e promoveu a realização de seu primeiro vestibular, com centenas de alunos concorrendo às vagas dos cursos que eram oferecidos.
Ao longo desses anos, a economia e a sociedade brasileira passaram por grandes transformações, nos âmbitos socioeconômico e cultural. Porém, a FMU sempre esteve atenta a esse cenário de mudança no Brasil e no mundo, acompanhando essas modificações na criação de novos cursos, em diferentes áreas do conhecimento.
Além disso, mantém-se alinhada às necessidades do mercado e procura evoluir constantemente com a adoção de novas tecnologias de ensino, capacitação de seu corpo docente, ampliação de sua infraestrutura, atualização de seus procedimentos administrativos e o estreitamento de laços com a comunidade, tudo isso para que o aluno esteja apto a enfrentar o mercado corporativo.
Ciente de seu papel socioeconômico e social, a FMU possui uma forte atuação junto à comunidade de seu entorno, contribuindo para a evolução social e a transformação de sua região e da cidade de São Paulo.
Além disso, promove e envolve-se em diversas iniciativas que trazem a inovação como ponto focal para a construção de uma sociedade melhor.
A FMU está presente em diversos campi espalhados por São Paulo e já formou milhares de profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.
1968
Criação da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e realização do primeiro vestibular.
1975
FMU agregou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Rita de Cássia, oferecendo também os cursos de Psicologia, Pedagogia e Letras.
1976
Anexação da Faculdade de Educação e Ciências Nova Piratininga possibilita a oferta do curso de Matemática pela FMU.
1987
Criação do centro de especialização, conhecido por Centro de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG).
1989
A FMU criou um dos seus mais tradicionais cursos: Educação Física.
1999
FMU foi credenciada como Centro Universitário.
2008
Surgiu o Complexo Educacional FMU, uma referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos, com cursos de Graduação, Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Extensão em diversas áreas do conhecimento.
2018
FMU completa 50 anos de história com 83 cursos de Graduação, 117 cursos de Pós-graduação Lato Sensu e 3 cursos de Stricto Sensu, com a missão de inclusão social e empregabilidade.
2021
A FMU passa a ter como mantenedora a Farallon Capital, um fundo de investimento sério e comprometido com a democratização da educação de qualidade.
2022
A FMU destacou-se com 226 estrelas na avaliação do Guia da Faculdade 2022 e renovou o selo Instituição Socialmente Responsável, certificando a participação na 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
2023
A FMU lança seu novo site Aceleradora de Carreiras, destacando oportunidades de estágio e programas de internacionalização. O Ambiente Acadêmico (AVA) foi aprimorado para proporcionar maior estabilidade e acessibilidade. Com orgulho, comunicamos a obtenção do conceito máximo (5) no recredenciamento institucional EAD pelo MEC, reafirmando nosso compromisso com a excelência educacional.
A FMU conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por ambientes que favorecem o desenvolvimento de atividades práticas e a vivência dos desafios reais da futura profissão ainda no decorrer do curso.
Laboratórios específicos, de pesquisa e informática, que atendem às necessidades institucionais e se destinam à prática do ensino, pesquisa e extensão.
Além dos laboratórios, nossos estudantes têm a possibilidade de desenvolver as práticas e habilidades profissionais em espaços específicos destinados às áreas do conhecimento, como as Clínicas Integradas da Escola de Ciências da Saúde (CIECS) e o Núcleo de Práticas Jurídicas. Estes espaços garantem não somente o aprendizado prático dos alunos, como também a prestação de serviços à comunidade.
Por meio do Sistema de Bibliotecas da FMU, os alunos têm fácil acesso a um amplo acervo bibliográfico físico e virtual que garante o suporte necessário para sua formação, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A Biblioteca Central está localizada no campus Liberdade e as demais bibliotecas setoriais, especializadas em áreas específicas, estão distribuídas nos demais campi.
Auditórios multifuncionais e totalmente equipados para a realização de eventos acadêmicos e institucionais, como palestras, cerimônias, aulas magnas e eventos especiais voltados a toda comunidade acadêmica. Distribuídos em seus campi, os auditórios garantem acessibilidade, conforto, isolamento e qualidade acústica, além de possuírem recursos tecnológicos e conexão à internet.
Com foco no desenvolvimento e no suporte integral dos nossos estudantes para que estejam preparados para os desafios do mercado de trabalho global, o Centro Universitário FMU disponibiliza o FMU Carreiras: uma área responsável por todas as atividades relacionadas a Carreira e Internacionalidade.
A partir do FMU Carreiras, estudantes e egressos tem a oportunidade de interagir com o mercado profissional e gerenciar proativamente suas carreiras.
O FMU Carreiras é responsável por proporcionar recursos, orientações, experiências internacionais e oportunidades que os auxiliem na obtenção de um bom estágio ou um emprego.
Acesse aqui e conheça mais sobre o FMU Carreiras!
Alguns destaques do Centro Universitário FMU:
> 7 em cada 10 alunos já conquistaram uma vaga de emprego na área*;
> Laboratórios equipados com os mais modernos recursos;
> 88% dos professores são mestres e doutores de referência no mercado;
> FMU Carreiras exclusivo setor de carreira e internacionalidade;
> 226 estrelas no Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo em 2022;
> 17 cursos foram avaliados entre os 10 melhores em instituições privadas de São Paulo no RUF de 2019;
> Cursos com programas atualizados seguindo as diretrizes mais recentes de cada área e englobando as novas técnicas e os métodos aplicados no cotidiano profissional;
> Aulas práticas e estágios que garantem a experiência necessária para a plena atuação e o destaque do seu currículo nos processos de seleção;
> Incentivo ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica para quem pretende investir na docência universitária.
Promover educação superior acessível e de excelência para a formação de profissionais éticos, cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável e preparados para o mercado de trabalho.
> Excelência no ensino > Infraestrutura e inteligência operacional > Excelência nos serviços estudantis > Geração de empregabilidade ao aluno > Gestão por processos
Corpo Diretivo
Reitor
Ricardo Ponsirenas
VP Marketing
Eduardo Fernandes
VP Comercial
Rogério Santucci
VP Operações
Aurelio Melo
Clique no ano desejado para acessar o Relatório Social:
Edital Encargos e Serviços Educacionais - Presencial - 2024
Edital Encargos e Serviços Educacionais - EaD - 2024
Acórdão: 10335-48-29.2019.8.26-0100
Política de Envolvimento de Fornecedores e Parceiros
Plano de Desenvolvimento Institucional – 2023 a 2027
Regimento Geral 2022
Estatuto 2022
Manual de Estágio Não Obrigatório
PORT 344/2020 – Autoriza substituição das aulas presenciais por aulas remotas
PORT 346/2020 – Autoriza realização das reuniões dos órgãos colegiados na forma remota
RES_228-L_08_12_2022_Aprova atualização da Política de Sistemática da Atualização Curricular e Flexibilidade dos Componentes Curriculares
RES_FMU_2022_227 Aprova calendário acadêmico de 2023.1 - GRADUAÇÃO
RES_FMU_2022_227-A Aprova calendário acadêmico de 2023.1 - GRADUAÇÃO EAD
RES_FMU_2022_227-B Aprova calendário acadêmico de 2023.1 - PÓS-GRADUAÇÃO
RES_FMU_2022_227-C Aprova calendário acadêmico de 2023.1 - PÓS-GRADUAÇÃO EAD
RES_FMU_2022_228-D Aprova a atualização da Política de Extensão Universitária
RES_FMU_2022_229 Aprova o PDI - vigência 2023-2027
RES_FMU_2022_230 Aprova Atualização das Matrizes Curriculares da escola STEAM
RES_FMU_2022_231 Aprova Atualização das Matrizes Curriculares da escola HECSA
RES_FMU_2022_233 Aprova Atualização das Matrizes Curriculares da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar - CISBEM
RES_FMU_2022_237 ATUALIZA COMPOSIÇÃO CEUA
EMENTARIO_CONSUNEPE 2019
PORTARIA N 030-2019 – Exonera Regiane Miranda F Oler
PORTARIA N 031-2019 – Angela representante docente
PORTARIA N 038-2019 – Reconducao CPA
RESOL CONSUNEPE 001 2019 – Altera Art.4 CLAUSULA B
RESOL CONSUNEPE 002 2019 – Programa NAP
RESOL CONSUNEPE 005 2019 – Utilização de nota ENEM FMU
RESOL CONSUNEPE 007 2019 – Polos EAD
RESOL CONSUNEPE 010 2019 ODONTO
RESOL CONSUNEPE 011 2019 ENFERMAGEM
RESOL CONSUNEPE 012 2019 DIREITO
RESOL CONSUNEPE 013 2019 PSICOLOGIA
RESOL CONSUNEPE 014 2019 – Novo cursos campus FMU-Tatuapé
RESOL CONSUNEPE 015 2019 – Polos EAD
RESOL CONSUNEPE 019 2019 – Regulamento dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu
RESOL CONSUNEPE 020 2019 – Da posse aos membros Comitê Pesq. Iniciação C.
RESOL CONSUNEPE 021 2019 – Aprova Regulamento CAADE
RESOL CONSUNEPE 022 2019 – Processo descarte Biblioteca
RESOL CONSUNEPE 023 2019 – Regulamento Sistemas Bibliotecas
RESOL CONSUNEPE 024 2019 – Diretrizes Projetos e Programas de Extensão
RESOL CONSUNEPE 026 2019 – Regulamento Mestrado bem-estar animal
RESOL CONSUNEPE 027 2019 – Regulamento Mestrado Saúde Ambiental
RESOL CONSUNEPE 028 2019 – Regulamento Mestrado Acadêmico em Direito
RESOL CONSUNEPE 029 2019 – Regulamento Mestrado Profissional em Governança Corporativa
RESOL CONSUNEPE 030 2019 – Regulamento Mestrado Acadêmico em Administração
RESOL CONSUNEPE 031 2019 – Regulamento de Estágios Curriculares
RESOL CONSUNEPE 032 2019 – Edital Auxilio Pesquisa Desenv Pesquisador Membro de GP-CNPq
RESOL CONSUNEPE 033 2019 – Pesquisa Desenvolvida em Parceria-Cooperação-Rede Internacional
RESOL CONSUNEPE 034 2019 – Pesquisa Desenvolvida em Parceria-Cooperação-Rede Nacional
RESOL CONSUNEPE 035 2019 – Participação em Evento
RESOL CONSUNEPE 036 2019 – Desnv Pesquisa PROF TI GRADUAÇÃO
RESOL CONSUNEPE 037 2019 – Edital Publicação em Periódicos Qualificados
RESOL CONSUNEPE 038 2019 – Regulamento Ouvidoria
RESOL CONSUNEPE 039 2019 Edital Santander
RESOL CONSUNEPE 040 2019 Novos cursos João Diais
RESOL CONSUNEPE 041 2019 Edital Cursos Presenciais
RESOL CONSUNEPE 042 2019 Edital Cursos Semipresenciais
RESOL CONSUNEPE 043 2019 Edital EAD 100
RESOL CONSUNEPE 044 2019 Aprova Política de Comunicação
RESOL CONSUNEPE 044 2019 Criação de Polos EAD
RESOL CONSUNEPE 045 2019 Aprova Política de Comunicação
RESOL CONSUNEPE 047 2019 Calendário Acadêmico
RESOL CONSUNEPE 048 2019 Da posse CEUA
RESOL CONSUNEPE 049 2019 Atualização da composição do CEP
RESOL CONSUNEPE 050 2019 Criação de Polos EAD
RESOL CONSUNEPE 051 2019 Manual do Aluno
RESOL CONSUNEPE 052 2019 Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
RESOL CONSUNEPE 053 2019 Regulamento Geral Ouvidoria
RESOL CONSUNEPE 054 2019 Política de Contingência dos Serviços da Secretaria Geral
RESOL CONSUNEPE 055 2019 Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso
RESOL 038/2020 – Autoriza Avaliação da Aprendizagem utilizando meios digitais de tecnologias de informação e comunicação
Credenciamento: Decreto Federal de 23 de março de 1999, publicado no D.O.U. – seção I de 24/03/1999.
Recredenciamento: Portaria MEC nº 36, de 28 de janeiro de 2015, publicada no D.O.U. de 12/02/2015.
Conceito Institucional (CI): 4
Modalidade a Distância – Credenciamento: Portaria nº 943, de 10 de novembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União de 11/11/2014, pág. 11.
Conceito Institucional (CI): 5
Pós-graduação na Modalidade a Distância – Autorização: Portaria MEC nº. 294, de 04 de março de 2008.