O que é FIES?

O FIES, sigla designada ao Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Governo Federal, de propriedade do Ministério da Educação (MEC), que garante que estudantes dentro das normas do programa sejam contemplados com financiamento da mensalidade de instituições privadas de ensino superior.

Como funciona o FIES?

São abertas inscrições no início de casa semestre letivo, que o estudante deve realizar pelo site oficial do programa. As condições financeiras do candidato entrarão em análise e, caso o mesmo consiga ser aprovado para receber o benefício, poderá dar prosseguimento ao financiamento do valor de seu curso superior.

Os juros do financiamento que o FIES oferece possuem taxas inferiores à de financiamentos comuns. O programa possui, atualmente, três modalidades, com uma delas sendo sem a adição de juros.

Com o contrato firmado, o Governo Federal será responsável por sanar as mensalidades do curso (ou a parcela que ficou acordada no documento) enquanto o aluno se foca apenas nos estudos e em se graduar. Concluído o Ensino Superior, o estudante, agora formado, já em melhores condições de entrar no mercado de trabalho e obter renda, deverá devolver ao governo o valor que foi custeado, em parcelas mensais. O prazo máximo para que a dívida seja quitada com o governo é de 14 anos.

Quem pode participar do FIES?

É preciso estar matriculado em uma instituição privada de Ensino Superior que participe do programa e possua avaliação positiva pelo MEC, como o Centro Universitário FMU. Além disso, como o FIES é um benefício financeiro, o estudante necessita comprovar sua renda familiar, para que o financiamento seja concedido a aqueles que realmente precisam do auxílio e não conseguiriam bancar os estudos por conta própria.

A renda familiar máxima estipulada para estar adequado a receber os benefícios do FIES é de três salários mínimos por membro (FIES) e cinco salários mínimos por membro (P-FIES).

Todos os cursos participam do FIES?

O financiamento é destinado exclusivamente a cursos presenciais de instituições privadas de Ensino Superior que possuam conceito igual ou maior a três no Sinaes, sigla dada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

O Ministério da Educação ainda pontua que, no caso do curso de Medicina, existem variáveis que podem alterar sua disponibilidade, dependendo das características de casa curso da área.

Como contratar o FIES?

A inscrição, gratuita e feita online, através do site oficial do Fundo de Financiamento Estudantil, deve ser feita conforme abrem-se novas vagas de acordo com o calendário do MEC. O cadastro inicial é feito após fornecimento do CPF e da data de nascimento.

Posteriormente, é preciso preencher mais uma série de informações pessoais para concluir o registro. Um link será enviado ao e-mail usado para criar o login, e deve ser acessado para que se confirme a criação da conta.

Na sequência, será preciso preencher demais informações e, na aba Grupo Familiar, mais especificamente, é necessário incluir dados de renda pessoal e o número de pessoas que moram na mesma casa que o estudante que está se aplicando ao programa.

O curso deve ser selecionado juntamente ao estado e a cidade, e o site irá automaticamente mostrar a área relacionada. O estudante então deve selecionar a nota de conceito de curso que a Graduação precisa ter. Aqui é possível conferir uma lista com todas notas de conceitos de curso do Centro Universitário FMU.

Feita a seleção do curso, a etapa seguinte consiste em confirmar dados de instituição de ensino, conceito do curso, valor da mensalidade e valor médio desejado para cobrir o FIES. Com todas as informações conferidas e exatamente exibidas, o candidato deve gravar os dados e informar os semestres já cursados (deixar em branco caso esteja iniciando os estudos). Assim, a inscrição estará concluída.

Como saber o resultado da inscrição?

Uma chamada única irá pré-selecionar os estudantes aprovados, baseado no número de vagas do curso. Quem não conseguir entrar na pré-seleção, integrará instantaneamente uma lista de espera, e será chamado em caso de desistência dos candidatos acima. O resultado pode ser consultado através do site oficial do FIES e da instituição de ensino escolhida, tanto os pré-selecionados como a lista de espera.

Como concluir a contratação do benefício?

O estudante selecionado deverá, então, concluir sua inscrição no sistema SisFies, onde irá concretizar a contratação do financiamento. Essa etapa deve ser realizada dentro de um prazo previamente estabelecido pelo Ministério da Educação. O prazo costuma ser de cinco dias corridos, contados a partir do dia da divulgado dos resultados da lista de pré-selecionados.

Quais são as condições de financiamento do FIES?

Até 2017, o financiamento do FIES permitia um período de carência de até 18 meses até que se começasse a fase da amortização, ou seja, que o estudante, agora graduado, precisasse iniciar o pagamento da dívida com o Governo Federal. O MEC, no entanto, realizou alterações nessas condições, e a fase da amortização atualmente já se iniciar após o aluno concluir o seu curso.

Quais são as modalidades do FIES?

Três modalidades compõem o FIES, cada uma com escala específica de financiamento que se adequa a renda familiar do estudante que contrata o benefício. Todas possibilitam zero de juros ao aluno.

·         Modalidade I

Permite financiamento a juros zero para quem possua renda familiar mensal de até três salários mínimos. A prestações são cobradas de acordo com o limite da renda do contratante, portanto, possuem valor reduzido. O financiamento é ofertado diretamente pelo governo ao estudante, o que acarreta o valor baixo.

·         Modalidade II

Vagas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, garantidas com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Destinado a quem possua renda familiar mensal de até cinco salários mínimos. Aqui, instituições financeiras intermediam o processo entre governo e estudante, oferecendo o contrato de financiamento.

·         Modalidade III

Destinada a todas as regiões do Brasil, as vagas nesta modalidade são viabilizadas por recursos do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento. Assim como na modalidade II, é preciso possuir renda familiar mensal de até cinco salários mínimos para solicitar a obtenção do benefício.

A modalidade do FIES firmada em contrato NÃO pode ser alterada ao longo do financiamento. 

 

Vantagens do novo FIES*:

  • Juros zero para os estudantes com renda familiar per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
  • Diferentes modalidades de financiamento, que variam conforme a renda familiar do candidato;
  • Maior prazo para a quitação da graduação (até 14 anos).

* Condições aplicáveis aos contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018.

O Centro Universitário FMU aderiu ao programa de financiamento do governo (FIES) para dar apoio a quem precisa arcar com os custos da formação superior. O Estudante é escolhido com base na nota do ENEM e em critérios socioeconômicos, podendo optar por um curso que seja beneficiado com o Financiamento.  

Confira o passo a passo para contratar o FIES

O aluno deve estar regularmente matriculado no Centro Universitário FMU e seguir os passos abaixo:

1

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, de acordo com o calendário do MEC.

2

Acesse o site do FIES e clique na opção “Primeiro Acesso”. Informe seu CPF e data de nascimento.

3

O sistema verificará se você possui a nota do ENEM necessária para continuar a inscrição. Se sim, clique em “Prosseguir”.

4

Depois de preencher seus dados, você receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado. Clique no link enviado.

5

Você será direcionado para a continuidade do seu registro. Preencha as demais informações solicitadas.

6

Na aba “Grupo Familiar”, preencha os dados de renda pessoal e, depois, as informações do grupo familiar (pessoas que moram na mesma casa que você).

7

Para selecionar o curso, clique em “selecione seu grupo de preferência”. Informe o estado, a cidade e digite o nome do curso que deseja. O site selecionará a área relacionada automaticamente.

8

Selecione a nota de conceito de curso que a Graduação deve ter para entrar na sua lista. Clique aqui para conferir a listagem completa dos conceitos de curso da FMU.

9

Depois de selecionar o curso, aparecerá o nome da instituição selecionada, conceito do curso, valor da mensalidade e média salarial desejada para cobrir o FIES. Clique em “Gravar e Avançar”.

10

Informe quantos semestres já cursou. Se você está iniciando os estudos, deixe a informação em branco. Dê o aceite e conclua sua inscrição.

11

Os estudantes classificados, com base no número de vagas do curso, serão pré-selecionados em chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos na lista de espera.

12

Você poderá consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no FIES e na instituição em que efetuou a inscrição.

13

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no sistema SisFies, para contratação do financiamento, dentro do prazo divulgado pelo MEC.

14

O estudante participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o SisFies, e concluir sua inscrição no prazo de 5 dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção no Fies Seleção.

Como o estudante deve proceder após concluir a inscrição no SisFies?

Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve:

1

Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

2

Comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte a data da validação das informações pela CPSA.

Para mais informações, acesse o

SITE DO FIES

Central de Atendimento FIES FMU

Central de Atendimento FIES FMU

CAA Taguá | Rua Taguá 150 – Liberdade – Prédio 01
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30, e sábados, das 8h às 11h30.

O atendimento é realizado somente com horário agendado pelo endereço eletrônico.
Informações: (11) 3132-3000

Dúvidas?
Converse com os nossos atendentes nos departamentos financeiros instalados nos Campi do Centro Universitário FMU, ligue em nossa Central de Relacionamento no telefone (11) 3132-3000 ou acesse portal.fmu.br/fies.

IMPORTANTE: O atendimento do Fies na FMU deve ser agendado.

Baixe o infográfico com o passo a passo para contratação do FIES.

Página atualizada em 20/09/2019 às 14h49