O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas.

Quem pode recorrer ao FIES?

Candidatos que realizaram o ENEM, a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos e nota de redação superior a zero. Além disso, é preciso comprovar renda, de acordo com as modalidades disponíveis:

FIES: renda familiar per capita de até três salários mínimos;

P-FIES: renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

Vantagens do novo FIES*:

  • Juros zero para os estudantes com renda familiar per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
  • Diferentes modalidades de financiamento, que variam conforme a renda familiar do candidato;
  • Maior prazo para a quitação da graduação (até 14 anos).

* Condições aplicáveis aos contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018.

O Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM aderiu ao programa para dar apoio a quem precisa arcar com os custos da formação superior. O Estudante é escolhido com base na nota do ENEM e em critérios socioeconômicos, podendo optar por um curso que seja beneficiado com o Financiamento  

Confira o passo a passo para contratar o FIES

O aluno deve estar regularmente matriculado no Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM e seguir os passos abaixo:

1

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, de acordo com o calendário do MEC.

2

Acesse o site do FIES e clique na opção “Primeiro Acesso”. Informe seu CPF e data de nascimento.

3

O sistema verificará se você possui a nota do ENEM necessária para continuar a inscrição. Se sim, clique em “Prosseguir”.

4

Depois de preencher seus dados, você receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado. Clique no link enviado.

5

Você será direcionado para a continuidade do seu registro. Preencha as demais informações solicitadas.

6

Na aba “Grupo Familiar”, preencha os dados de renda pessoal e, depois, as informações do grupo familiar (pessoas que moram na mesma casa que você).

7

Para selecionar o curso, clique em “selecione seu grupo de preferência”. Informe o estado, a cidade e digite o nome do curso que deseja. O site selecionará a área relacionada automaticamente.

8

Selecione a nota de conceito de curso que a Graduação deve ter para entrar na sua lista. Clique aqui para conferir a listagem completa dos conceitos de curso da FMU.

9

Depois de selecionar o curso, aparecerá o nome da instituição selecionada, conceito do curso, valor da mensalidade e média salarial desejada para cobrir o FIES. Clique em “Gravar e Avançar”.

10

Informe quantos semestres já cursou. Se você está iniciando os estudos, deixe a informação em branco. Dê o aceite e conclua sua inscrição.

11

Os estudantes classificados, com base no número de vagas do curso, serão pré-selecionados em chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos na lista de espera.

12

Você poderá consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no FIES e na instituição em que efetuou a inscrição.

13

Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no sistema SisFies, para contratação do financiamento, dentro do prazo divulgado pelo MEC.

14

O estudante participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o SisFies, e concluir sua inscrição no prazo de 5 dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção no Fies Seleção.

Como o estudante deve proceder após concluir a inscrição no SisFies?

Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve:

1

Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 (dez) dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

2

Comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte a data da validação das informações pela CPSA.

Para mais informações, acesse o

SITE DO FIES

Central de Atendimento FIES FMU

CAA Taguá | Rua Taguá 150 – Liberdade – Prédio 01
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h:30, e sábados, das 8h às 11:30h.
O atendimento é feito somente com horário agendado no endereço eletrônico.

Informações: (11) 3132-3000

Dúvidas?

Converse com os nossos atendentes nos departamentos financeiros instalados nos Campi do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, ligue em nossa Central de Relacionamento no telefone (11) 3132-3000 ou acesse portal.fmu.br/fies.

IMPORTANTE: O atendimento do Fies na FMU | FIAM-FAAM deve ser agendado.

Baixe o infográfico com o passo a passo para contratação do FIES.