WahtsApp

PROUNI

PROUNI

O que é?

O ProUni é a sigla designada para o Programa Universidade para Todos, um programa do Governo Federal e que é gerenciado pelo MEC, o Ministério da Educação, com intuito de garantir bolsas de estudo em universidades e instituições privadas de ensino superior. O benefício é destinado a estudantes de característica específica, como aqueles que possuem baixa renda e, portanto, dificuldade em bancar uma graduação particular no ensino superior.

Como funciona o ProUni?

No site oficial do programa, é necessário realizar a inscrição para solicitar a obtenção do benefício, respeitando o cronograma previamente estabelecido pelo MEC. Quando o período de inscrições é concluído, o Ministério da Educação divulga em seu site uma lista de pré-selecionados para receber a bolsa. Há, posteriormente, demais chamadas para agraciar remanescentes, com cronogramas a serem seguidos.

 

Quem pode participar do ProUni?

Apesar de ser um benefício do Governo Federal, caracterizado como uma política pública, o ProUni não é destinado para todos os tipos de pessoas, e é necessário atender a um perfil bastante específico para conseguir receber a bolsa. A renda familiar mensal máxima deve ser de um salário mínimo e meio por pessoa. É imprescindível ainda que se tenha cursado o ENEM, pois a seleção do programa usa as notas do exame como base, exigindo uma nota mínima de 450 pontos em média para cada uma das áreas de conhecimento da prova e não ter zerado na redação.

O candidato ainda precisa estar adequado a alguns dos seguintes critérios:

Ter cursado o Ensino Médio em uma escola pública
O candidato necessita ter cursado todos os anos do Ensino Médio numa escola da rede pública de ensino, além de necessitar comprovar sua condição socioeconômica.

Ter cursado o Ensino Médio com bolsa integral em escola particular
Assim como no item anterior, o Ensino Médio precisa ser sido cursado de maneira integral com uma bolsa de 100% em escola da rede particular. Também é aplicável o benefício caso o candidato tenha cursado parcialmente o Ensino Médio na rede pública e o restante na rede particular, desde que na segunda tenha usufruído de uma bolsa integral.

Ser portador de deficiência
Portadores de deficiência podem se aplicar para receber o benefício. Além de comprovar sua condição socioeconômica, necessitam, no ato da matrícula, de comprovante da deficiência. Não estão sujeitos à comprovação de terem cursado o ensino médio na escola pública.

Ser professor da rede pública de ensino
Professores que lecionem na rede pública de ensino podem aderir ao programa para cursarem licenciatura nas áreas de matemática, química, física, biologia, história, geografia e português. Exclusivamente neste caso, o candidato não precisa comprovar condição socioeconômica.

Passo-a-passo para se inscrever no ProUni

1. Acesse o site oficial do programa

Para iniciar a inscrição, antes de tudo, é necessário acessar o site do ProUni e clicar em “Fazer a inscrição”. Lembre-se de estar dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação para se cadastrar a tempo.

2. Insira seus dados

Na etapa seguinte, será preciso inserir dados pessoais como seu CPF e número de inscrição e senha do ENEM, já que o ProUni irá acessar seus resultados do exame para analisar o processo de sua inscrição. O site oficial do Exame Nacional do Ensino Médio disponibiliza as informações, caso o candidato não as saiba.

3. Confira as informações

Após ter tudo preenchido e com a nota do ENEM resgatada, confira bem se todas as informações estão corretas e corrija o que for necessário antes de avançar para a próxima fase.

4. Comprove sua condição socioeconômica

Nesta parte será necessário responder a um questionário que abrange perguntas sobre a família do candidato e demais particularidades sociais, para que seja avaliado a condição socioeconômica de quem planeja se inscrever.

5. Escolha seu curso

Concluindo sua inscrição, é hora de escolher o curso pretendido, podendo ainda selecionar uma segunda opção, sendo ela da mesma ou de outra instituição de ensino que a da escolha prioritária. Para facilitar a seleção do candidato, o sistema do site permite filtrar as opções por curso, universidade ou município. As opções de curso permanecem alteráveis enquanto o período para inscrições no ProUni estiver aberto, mas não podem ser trocadas depois. Também é preciso indicar qual tipo de bolsa se pretende aplicar, a de ampla concorrência ou de cotas, essa última, voltada para pessoas com deficiência, negros, pardos e índios.

Cronograma para o Primeiro Semestre de 2022

Se você foi pré-selecionado e está aguardando vaga na lista de espera, faça já o cadastro on-line do seu atendimento.

 

Descrição Data
Inscrições de manifestação de interesse às vagas (Candidato) 22/02 a 25/02/2022
Primeira Chamada – Candidato (Confira – Lista Geral 1ª chamada) 02/03/2022
Primeira Chamada – IES comprovação das Informações (Aprovação) 03/03 a 14/03/2022
Segunda Chamada – Candidato (Confira – Lista Geral 2ª chamada) 21/03/2022
Segunda Chamada – IES comprovação das Informações (Aprovação) 21/03 a 29/03/2022
Inscrição de manifestação (siteprouni.mec.gov.br) da Lista de Espera (Candidato) 04/04 a 05/04/2022
Lista de Resultados – Lista de Espera consulta 07/04/2022
Manifestação e Entrega de Documentos Lista de Espera 08/04 a 13/04/2022
Período de Inscrição
Lista de Resultados – Vagas Remanescentes
Entrega documentação
Emissão de Termo