Engloba todas as ações que visam desenvolver competências socioemocionais. Este pilar prevê desde o acolhimento de demandas relacionadas ao bem-estar emocional, até a execução de projetos de promoção e prevenção voltados à saúde mental. Por meio deste pilar, são atendidas solicitações observadas em diagnósticos anteriores, relatos da literatura e orientações legais.
As ações deste pilar são validadas pelo Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura, da Paz e Direitos Humanos (CRDC), que planeja e realiza a promoção da conscientização e formação crítica, cidadã e consciente da comunidade acadêmica a respeito da diversidade, cultura da paz e direitos humanos. O NAP ainda atua em parceria com o setor responsável pela infraestrutura para garantir a ausência de barreiras de espaços arquitetônicos.
Prevê ações de inclusão no processo de ensino-aprendizagem e considera que a “acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social” (art. 53 da Lei 13146/2015). Portanto, integra pessoas com deficiência (PCD) a partir de uma visão inclusiva e não segregadora. Entre as ações deste pilar, estão contemplados os atendimentos de recepção e acompanhamento destes alunos ao longo de sua formação, monitorias de ensino e inclusão, kits de adaptação para inclusão, capacitação de coordenadores de curso e corpo docente e plano de comunicação voltado à promoção da inclusão. O NAP ainda realiza apoio ao discente pela eliminação das barreiras de comunicação e digitais e adota conjunto de ações e softwares de apoio aos estudantes com necessidades educacionais específicas.
Se você se interessou e/ou quer conhecer o trabalho do NAP, agende um atendimento! Você será encaminhado à página de agendamento e deverá informar dia e horário de sua preferência, conforme disponibilidade indicada. Os atendimentos são realizados pelo aplicativo Microsoft Teams e, quando necessário, presencialmente. Realize o agendamento para o seu atendimento com o NAP. Clique aqui se for aluno FMU ou clique aqui se for aluno FIAM-FAAM.
Página atualizada em 10/12/2020 às 15h05