CPA

Autoavaliação

Desde 2004, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação internos das instituições de Ensino Superior, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou a Comissão Própria de Avaliação.

No Complexo Educacional FMU, os instrumentos avaliativos são construídos de maneira que possam diagnosticar as potencialidades, para que essas sejam enaltecidas, bem como diagnosticar as fragilidades, para que sejam implementadas ações que visem fortificar ainda mais a qualidade da FMU.

Novos formulários virtuais estão disponíveis e, por eles, a Instituição poderá identificar caminhos para o aprimoramento e a confirmação dos resultados.

A participação de todos é fundamental para que a FMU possa colher um retrato fiel da percepção acerca da realidade acadêmica local. Por isso, não deixe de participar e de responder aos formulários de avaliação.

– Aluno

– Professor

 

O que é Comissão Própria de Avaliação – CPA?

A Comissão Própria de Avaliação foi instituída pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação internos das instituições de ensino superior, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

De acordo com a Lei nº 10.861, a CPA deverá atuar com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representante da sociedade civil organizada.

 

A CPA na FMU

A CPA do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas busca, através da autoavaliação institucional, oferecer ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo da Instituição, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da qualidade acadêmica.

Os instrumentos avaliativos são construídos de maneira que possam diagnosticar as potencialidades, para que essas sejam enaltecidas, bem como diagnosticar as fragilidades, para que sejam implementadas ações que visem fortificar os pontos fracos apontados.

 

Membros da CPA

Coordenador da CPA

Profa. Ângela Tomiko Ninomia

 

Representantes do Corpo Docente:

Prof. Daniel Pereira Militão da Silva

Profa. Maria do Carmo Oliveira

Profa. Regiane Miranda Ferreira Oler

 

Representantes Técnicos-administrativos

Brena Tamegão Lopes de Noronha

Leila Hadlich Rodrigues de Siqueira

Claudia Maria da Silva

 

Representantes do Corpo Discente

Luciano Martins

Alex Vieira Nishikawa

Wellington Crispim Cardoso

 

Representantes da Sociedade Civil

Dr. João Victor Petinelli Faria

 

 

Dimensões a serem avaliadas, de acordo com a Lei nº 10.861/2004

» A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
» Ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão
» Responsabilidade social
» Comunicação com a sociedade
» Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho
» Organização e gestão da IES
» Infraestrutura física
» Planejamento e avaliação
» Políticas de apoio aos estudantes
» Sustentabilidade financeira

 

SINAES

Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – é formado por três componentes principais:

» avaliação das instituições
» avaliação dos cursos e
» avaliação do desempenho dos estudantes.

 

Os principais aspectos a serem avaliados pelo SINAES são:

» o ensino
» a pesquisa
» a extensão
» a responsabilidade social
» o desempenho dos alunos
» a gestão da instituição
» o corpo docente
» as instalações.

 

O SINAES possui uma série de instrumentos complementares, que são:

» auto-avaliação
» Enade
» avaliação externa
» avaliação dos cursos de graduação
» instrumentos de informação (censo e cadastro).

 

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – o SINAES, tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes. O instrumento prioriza o aprendizado em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. A melhoria da qualidade é responsabilidade de todos os agentes e públicos da educação, bem como da sociedade. A participação do aluno é responsabilidade acadêmica consolidada na FMU (FIAMFAAM) (FISP), e converge à cultura institucional da avaliação.

 

Boletins Periódicos

Nesta página você encontra todos os boletins que já foram publicados pela CPA. Para ler os conteúdos na íntegra, clique em cima de cada título.


RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO
1º semestre de 2016 Resultados da autoavaliação – 2016 



AUTO AVALIAÇÃO DE CURSO – SECRETARIA EXECUTIVO TRILINGUE
Abril/ 2012 Download Boletim

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Abril/ 2012A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como objetivo a condução dos processos de avaliação internos do completo FMU/FIAM FAAM/FISP. Através de instrumentos de avaliação disponíveis na forma de questionários a todos os segmentos acadêmicos: discentes, docentes, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos podem registrar suas percepções a respeito ao processo de condução acadêmica em diferentes dimensões institucionais, entre os quais, o desenvolvimento institucional, a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, a responsabilidade social, as políticas de pessoal, a infraestrutura física, principalmente àquelas relacionadas ao ensino e à pesquisa.Todos podem e devem participar acessando os questionários disponíveis eletronicamente. O aluno acessa o instrumento pelo link de acesso disponível no Aluno On Line, os professores, coordenadores de cursos e funcionários técnico-administrativos através do acesso a extranet. Os questionários dos alunos permitem avaliar os docentes do período vigente. Os professores avaliam o curso a que estão relacionados, e as questões de seu vínculo institucional, o mesmo ocorrendo com as coordenações e os funcionários. Os instrumentos avaliativos devem ser respondidos a cada novo período acadêmico, no nosso caso semestralmente. A CPA envia Boletins e notas identificando os períodos de disponibilização dos questionários de avaliação institucional.Os resultados disponíveis por meio de relatórios estatísticos são fontes de informações trabalhadas pelos órgãos colegiados de docentes, representações discentes e gestores no encaminhamento das demandas que sinalizam providências e atenções especiais, seguindo seus procedimentos habituais de divulgação.A participação de cada um requer o entendimento correto da auto-avaliação que está relacionada à capacidade de observa-se a si mesmo, comparar e relacionar seu desempenho com os objetivos propostos, e neste caso atitudes como honestidade pessoal é fundamental.À Comunidade Acadêmica solicitamos participação. Os órgãos colegiados precisam ouvi-los para assegurar a melhoria contínua de seus processos internos.Profa. Ms. Angela Tomiko Ninomia
Representante Docente da CPA/FMU

AUTOAVALIAÇÃO
Março/ 2012Prezados membros da comunidade acadêmicaTodo o esforço no sentido de consolidação de uma cultura avaliativa ajustada aos anseios dos mais diversos segmentos de nossa comunidade vem sendo investidos na melhoria dos instrumentos, na formação e capacitação de agentes multiplicadores e na representatividade.Nos próximos meses sentiremos muitos destes esforços materializados em ações de comunicação e de envolvimento das pessoas aos resultados possíveis a partir dos indicadores de auto-avaliação e das avaliações externas que alguns cursos receberão.A página da CPA no site do Complexo Educacional vem sendo trabalhada para tornar o ambiente mais interativo e completo para acesso de alunos, coordenadores, professores e demais membros interessados nos trabalhos avaliativos da instituição.Também é momento de iniciarmos uma nova etapa de melhoria dos processos de captação da avaliação institucional a partir do olhar de cada um de nós. Novos formulários virtuais estarão disponíveis a partir de 21/03/2012. Por eles poderemos identificar caminhos para o aprimoramento e confirmação de resultados.A participação de todos é fundamental para que possamos colher um retrato fiel da percepção de todos acerca da realidade acadêmica local. Para tanto convidamos todos os alunos, docentes e profissionais técnico-administrativos a acessarem os formulários de avaliação e registrarem a sua visão sobre os elementos ali apontados.Importante lembrar que neste ano muitos cursos passarão pela avaliação do ENADE e a relevância deste componente curricular vem crescendo a ponto de tomar espaço nas discussões dos principais canais de comunicação de massa assim como nas esferas empresariais de captação de profissionais.A Comissão Própria de Avaliação – CPA estará ao lado dos cursos nestes momentos, apoiando ações de orientação, de fortalecimento de competências e acima de tudo, zelando por procedimentos que conduzam os alunos participantes a resultados expressivos e esperados por todos os demais alunos da instituição.

Afinal, bons resultados nas avaliações das disciplinas, da auto-avaliação, da avaliação externa e da avaliação do desempenho de alunos edificam e consolidam a força de uma marca que é lembrada por todos no mercado de trabalho como referência em qualidade de ensino.

Prof. Dr. Luiz Felipe Quel
Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA


COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 
Maio/ 2010A Comissão Própria de Avaliação – CPA foi instituída pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de conduzir os processos de avaliação internos das instituições de ensino superior, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.A CPA do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas busca, através da autoavaliação institucional, oferecer ferramentas para os planejamentos pedagógico e administrativo da Instituição, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da qualidade acadêmica.Em agosto de 2009 foi nomeado para presidir a CPA, o Prof. Arthur Roquete de Macedo e em fevereiro de 2010 os demais membros assumiram, todos com o firme propósito de atuar para o devido cumprimento dos objetivos desta Comissão.Uma das principais ações é o trabalho de pesquisa, com aplicação de instrumentos de avaliação que estarão disponíveis para alunos, professores e coordenadores de acordo com o cronograma de cada grupo de cursos, assim divididos

  • 1º grupo: 21/04 a 31/05 – Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, CST em Gestão Ambiental, CST em Radiologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia da Produção Mecânica.
  • 2º grupo: 1º/09 a 30/09 – Cursos Superiores de Tecnologia.
  • 3º grupo: 1º/10 a 30/10 – Licenciaturas e Ciência da Computação.
  • 4º grupo: 1º/10 a 30/10 – Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas.

Os alunos responderão a dois questionários nos quais avaliarão a Instituição/curso e os docentes individualmente.

O corpo docente e coordenadores também responderão a dois questionários, nos quais avaliarão Instituição/curso e o seu próprio desempenho.

Os instrumentos avaliativos para o 1º grupo de cursos estarão disponíveis no período de 21 de abril a 31 de maio no site da Instituição (www.fmu.br) e deverão ser respondidos pelos alunos através do aluno on-line e pelos professores por meio da extranet.

Participe! Avalie! Divulgue!

Para mais informações acesse: www.fmu.br/cpa

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO


ENADE – UM PROCESSO AVALIATIVO QUE AJUDA A CONSTRUIR A CIDADANIA
Abril/ 2010Cursos bem avaliados no ENADE valorizam o diploma de graduação do Complexo Educacional FMU no mercado de trabalho, passam a se tornar uma referência na sociedade e podem ampliar as oportunidades de emprego. Os resultados do ENADE farão parte do currículo pessoal de todos os convocados para a prova e representarão diferencial no ingresso em cursos de pós-graduação e concursos públicos.O resultado do ENADE também é utilizado pela instituição, para reavaliar e reorientar os projetos pedagógicos dos cursos, trazendo benefícios a toda comunidade acadêmica. Dentro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), os resultados da dimensão ENADE têm sido cada vez mais valorizados.Por determinação do MEC, o aluno que falta ao ENADE não poderá colar grau e também não receberá seu diploma. No momento em que participam do ENADE, os alunos representam seu curso, colegas das demais turmas e toda a instituição de ensino. Espera-se, assim, uma atitude consciente dos estudantes, comprometimento e seriedade em sua realização.É importante que todos os alunos preencham com responsabilidade o questionário sócio-econômico, que contém perguntas sobre infra-estrutura e serviços do curso, enviado previamente pelo MEC aos alunos inscritos no ENADE, inteirando-se a respeito dos diferentes elementos que o constituem e que irão compor o conceito preliminar dos cursos avaliados.A instituição e os coordenadores estarão informando-os a respeito do processo ao longo do ano, fiquem atentos.Profª Paula Katakura
Representante Docente da CPA/FIAM-FAAM

CPA NO COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
Março/ 2010As Comissões Próprias de Avaliação (CPA) do Complexo Educacional FMU iniciaram, na 2ª quinzena de fevereiro, o processo de autoavaliação 2010.As CPAs da FMU, FIAM-FAAM e FISP apresentam nova composição em razão do término do mandato dos seus membros.As Reitorias da FMU e FIAM-FAAM, bem como a Diretoria da FISP, compuseram as novas comissões com docentes e funcionários das instituições e representantes da sociedade civil, que manifestaram entusiasmo em trabalhar no processo de autoavaliação institucional. Por outro lado, os docentes indicados possuem larga experiência em avaliação institucional e compromisso com a qualidade do ensino no Complexo Educacional FMU.Com relação aos representantes discentes, será publicado Edital, ainda no mês de março, com as regras para inscrição dos alunos do Complexo Educacional FMU que desejem participar das Comissões Próprias de Avaliação.Nas primeiras reuniões de 2010 foram discutidos e definidos os processos a serem utilizados na Autoavaliação 2010 e definido o calendário de atividades da CPA.A orientação a ser adotada nos trabalhos é a de criar um programa de avaliação que, além de cumprir as exigências do MEC/INEP, se constitua num instrumento de gestão importante para o aprimoramento do ensino e a melhoria das condições de trabalho no Complexo Educacional FMU.Prof. Arthur Roquete de Macedo
Presidente das CPAs do Complexo Educacional FMU

Links

ENADE: http://www.inep.gov.br/superior/enade/
SINAES: http://www.inep.gov.br/superior/sinaes/
MEC: http://portal.mec.gov.br/
Portaria Normativa Nº 40: http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/17 
Conceitos: http://fmu.br/cpa/pdf/tabelaENADE2011.pdf