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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

FMU | FIAM-FAAM, assim denominada, neste ato, quer que você entenda como coletamos, usamos e realizamos o tratamento de dados pessoais.

Esta Política de Privacidade descreve nossas práticas relacionadas a dados pessoais coletados por meio de sites que nós operamos (os “Sites”), usando aplicativos de software que nós desenvolvemos (exceto quando sujeitos a uma Política de Privacidade específica do aplicativo) (os “Aplicativos”), por meio de páginas de mídias sociais (nossas “Páginas de mídias sociais”), em mensagens de e-mail enviadas em formato HTML relacionadas a esta Política de Privacidade, além de interações off-line que você possa ter conosco (coletivamente, Sites, Aplicativos ou Páginas de mídias sociais e atividade off-line, “Serviços”).

1. DADOS PESSOAIS
Dados pessoais” referem-se a quaisquer dados ou informações que possam identificar você individualmente ou que se relacionam a um indivíduo identificável, como:
• Nome;
• Endereço;
• Endereço de e-mail;
• Número de telefone;
• Registros escolares;
• Profissão e histórico de trabalho;
• Detalhes de contatos de emergência;
• Dados socioeconômicos, incluindo, quando relevante, gênero, data de nascimento, naturalidade, origem racial e étnica, religião, informações de saúde e deficiência;
• Números de registro nacional e estudantil, como número de RG ou CPF;
• Afiliação em sindicatos do setor ou da categoria;
• Números de cartão de crédito ou débito;
• Detalhes de conta bancária;
• Foto do perfil;
• ID de conta em mídia social;
• Dados relacionados a sua navegação, incluindo endereço de IP e de geolocalização;
• Dados adicionais, na forma e nos limites do consentimento correspondente fornecido por você (quando necessário).

Por outro lado, dados anonimizados ou agregados não são considerados dados pessoais. Entendemos como dados anonimizados aqueles que não possam ser identificados, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do seu tratamento, ao passo que dados agregados seriam aqueles obtidos e expressos de forma sintética para análises estatísticas.

1.1 Coleta de dados pessoais

Nossos prestadores de serviço e nós coletamos dados pessoais de diferentes maneiras, sempre em conformidade com a legislação aplicável, incluindo:

• Por meio de serviços

– Nós coletamos dados pessoais por meio de serviços. Por exemplo, quando você visita um de nossos sites, faz uma inscrição ou mantém algum relacionamento conosco como estudante;
– Nós coletamos suas informações durante o curso ou período de matrícula conosco.

• Off-line

– Nós coletamos os seus dados pessoais de forma off-line, quando você preenche formulários de matrícula, questionários em feiras estudantis e de carreira, quando solicita um cartão de identificação estudantil, participa de uma promoção ou entra em contato com a nossa central de chamadas.

• Por meio de outras fontes
– Recebemos seus dados pessoais por meio de outras fontes, como:
• Nossos afiliados, parceiros e prestadores de serviços;
• Bancos de dados públicos ou privados disponíveis;
• Referências e/ou recomendações feitas em cadastros;
• Outras instituições educacionais.

– Se você vincular a sua conta de mídia social à sua página de serviços, você compartilhará alguns dados pessoais da sua conta de mídia social conosco, por exemplo, nome, endereço, foto, lista de contatos na mídia social e outras informações que possam ser acessadas ou que você disponibilizar ao vincular a sua conta de mídia social à sua conta de serviços.

Precisamos coletar esses dados pessoais para oferecer os serviços solicitados, além de considerar e manter um relacionamento educacional com você, bem como para aperfeiçoar os serviços prestados e viabilizar parcerias e associações que a FMU | FIAM-FAAM possa fazer no futuro. Caso você não forneça os dados solicitados, talvez não possamos, no todo ou em parte, oferecer os serviços, considerar a sua matrícula ou manter o seu status de aluno matriculado na FMU | FIAM-FAAM.

Caso você compartilhe qualquer dado pessoal de outra pessoa conosco ou com nossos prestadores de serviço juntamente aos serviços, você declara ter autoridade para tal e permite o tratamento desses dados de acordo com esta Política de Privacidade.

1.2 Finalidades do tratamento de dados pessoais

Nossos prestadores de serviço, nossos afiliados e nós realizamos o tratamento de dados pessoais para fins comerciais legítimos, incluindo para as seguintes finalidades:

• Fornecimento dos serviços e atendimento das suas solicitações:

– Para fornecer serviços a você, como o acesso a sua conta registrada e assistência necessária;
– Para atender às suas solicitações e dúvidas, quando entrar em contato por meio de um de nossos canais de atendimento ou, do contrário, por exemplo, quando você nos enviar perguntas, sugestões ou reclamações;
– Para concluir suas transações e fornecer a assistência relacionada;
– Para enviar informações administrativas a você, como avisos em geral ou de mudanças nos nossos contratos, termos, condições e políticas;
– Para permitir que você envie mensagens a outra pessoa, caso queira. Vamos realizar essas atividades com a finalidade de conseguir gerenciar nosso relacionamento contratual e/ou cumprir com obrigações  legais e regulatórias.

• Fornecer a nossa newsletter e/ou outro material de marketing e facilitar o compartilhamento em redes sociais:

– Para enviar e-mails de marketing com informações sobre nossos serviços e notícias para você;
– Para facilitar a funcionalidade de compartilhamento de informações em redes sociais que você escolher usar, disponível em alguns dos serviços da FMU | FIAM-FAAM. Lembramos que, nesses casos, você se compromete a cumprir todos os termos e políticas das redes sociais aplicáveis, de modo que não cabe à FMU | FIAM-FAAM se responsabilizar por publicações feitas fora do ambiente dos serviços.

Vamos realizar essa atividade com o seu consentimento ou quando houver interesse legítimo da nossa parte.

• Análise de dados pessoais para relatórios comerciais e para fornecer serviços personalizados:

– Para analisar ou prever as preferências de nossos usuários, agregando relatórios de tendências sobre como o nosso conteúdo digital é usado, podendo assim, melhorar nossos serviços;
– Para conhecer você melhor e, assim, personalizar nossas interações e fornecer as informações e/ou ofertas de acordo com os seus interesses;
– Para compreender melhor as suas preferências e, assim, fornecer, por meio de nossos serviços, um conteúdo que seja relevante e interessante para você.
Vamos fornecer serviços personalizados com o seu consentimento ou porque temos algum interesse legítimo.

• Permitir que você participe de sorteios, concursos ou outras promoções:

– Poderemos oferecer a você a oportunidade de participar em sorteios, concursos ou outras promoções;
– Algumas dessas promoções têm regras adicionais sobre como usaremos e divulgaremos os seus dados pessoais;
Usamos as informações para gerenciar o nosso relacionamento contratual com você.

• Agregar e/ou anonimizar dados pessoais:

– Vamos agregar e/ou anonimizar dados pessoais para que não sejam mais consideradas dados pessoais nos termos da legislação aplicável. Fazemos isso para criar outros dados que possamos usar e divulgar para qualquer fim.

• Alcançar nossos objetivos comerciais:

– Para análise de dados, por exemplo, aprimorando a eficiência de nossos serviços;
– Em auditorias, para verificar se os nossos processos internos funcionam como devem, de acordo com os requisitos legais, regulatórios ou contratuais;
– Para fins de monitoramento de segurança da informação e fraudes, por exemplo, para detectar acessos não autorizados e impedir ataques digitais ou tentativas de falsidade ideológica;
– Para desenvolver novos serviços;
– Para aprimorar, ampliar ou modificar os nossos serviços atuais;
– Para identificar tendências de uso, por exemplo, para compreender quais partes de nossos serviços chamam mais a atenção dos usuários;
– Para definir a eficácia das nossas campanhas promocionais e adaptá-las às necessidades e aos interesses de nossos usuários;
– Para operar e expandir as nossas atividades comerciais, por exemplo, para compreender quais partes de nossos serviços são de maior interesse dos usuários, focando nossos esforços em atender os interesses deles.

Nós realizamos essas atividades quando forem necessárias para o cumprimento do nosso relacionamento contratual com você, em respeito a alguma obrigação legal ou regulatória e/ou porque temos algum interesse legítimo nessas atividades, nos termos permitidos pela legislação aplicável. Em outras situações, como no caso de pesquisas de satisfação em que utilizamos seus dados pessoais, vamos realizar essa atividade com base no seu consentimento.

Outros fins:

– Para outras finalidades, na forma e nos limites do consentimento concedido por você, quando necessário, e no limite do que for permitido ou exigido pela legislação aplicável.

1.3 Compartilhamento de dados pessoais

Nós compartilhamos os seus dados pessoais:

• Para os nossos afiliados, de acordo com os objetivos descritos nesta Política de Privacidade:
– Você pode consultar a lista e endereços de nossos afiliados aqui: https://newportalfmu.fmu.br/unidades

• Para instituições parceiras para as quais prestamos serviços.

• Para os nossos prestadores de serviços terceirizados, para facilitar o serviço fornecido para nós:
– Isso pode incluir prestadores de serviços como de hospedagem de sites, análise de dados, processamento de pagamentos, processamento de pedidos, tecnologia da informação e fornecimento de infraestrutura relacionada, atendimento ao cliente, envio de e-mails, realização de auditoria, solução de problemas técnicos e relacionados a fraude e segurança dos serviços, bem como outros serviços;
– Para terceiros, permitindo que eles enviem comunicações de marketing a você, de acordo com as suas preferências;
– Para patrocinadores de terceiros em sorteios, concursos e promoções similares.

• Ao usar os serviços, você opta por divulgar os seus dados pessoais:
– Em quadros de avisos, fóruns de discussão em sala de aula, chats, páginas de perfil, blogs e outros serviços nos quais você pode postar informações e conteúdos (incluindo, entre outros, páginas de mídias sociais). Observe que as informações que você posta ou divulga usando esses serviços se tornarão públicas e podem ser disponibilizadas para outros usuários e o público geral;
– Por meio das suas atividades de compartilhamento social. Ao vincular a sua conta dos serviços à sua conta de mídia social, você compartilha informações com amigos associados à conta da mídia social, com outros usuários e com o fornecedor da sua conta na mídia social. Ao fazer isso, você nos autoriza a facilitar o compartilhamento dessas informações, demonstrando que compreende que o uso de informações compartilhadas será controlado pela política de privacidade do fornecedor da mídia social.

• Outros fins, na forma e nos limites do consentimento correspondente fornecido por você, quando necessário, e no limite do que for permitido ou exigido pela legislação aplicável.

1.4 Outras finalidades de tratamento:

Nós também realizamos o tratamento dos seus dados pessoais, conforme necessário e/ou apropriado para atender a uma obrigação legal ou regulatória ou solicitações e ordens judiciais, administrativas ou arbitrais, inclusive:

• Para seguir uma lei aplicável;

– Isso pode incluir leis de fora do seu país de residência.

• Para atender a solicitações de autoridades públicas e governamentais;

– Isso pode incluir autoridades de fora do seu país de residência.

• Para cooperar com o cumprimento da lei;

– Por exemplo, quando respondermos a solicitações e ordens judiciais, administrativas ou arbitrais.

• Por outros motivos legais;

– Para cumprir nossos contratos, termos e condições;
– Para proteger os direitos, privacidade, segurança e propriedade nossos e/ou de nossos afiliados, colaboradores, clientes e outras partes com as quais mantemos relacionamento.

• Por força de operação envolvendo a venda de ativos ou de participação societária.

– Temos um interesse legítimo em compartilhar os seus dados pessoais a terceiros na hipótese de uma operação societária envolvendo reorganização, fusão, venda, joint venture, cessão, transferência ou qualquer outro tipo de alienação, de toda ou de qualquer parte, de nossos negócios, ativos ou participação societária (incluindo em conexão com qualquer processo de falência ou similar). Esses terceiros podem incluir, por exemplo, uma entidade adquirente e os seus assessores. As disposições desta Política de Privacidade continuarão a ser válidas e aplicáveis aos seus dados pessoais caso venham a ser transferidas para uma nova organização ou grupo econômico.

2. OUTRAS INFORMAÇÕES

Outras informações” se referem a qualquer informação que não revele a sua identidade específica ou que não se relacione diretamente a um indivíduo identificável. São exemplos:
• Informações coletadas por meio de dispositivo e navegador que não sejam capazes de revelar a sua
identidade específica;
• Dados de uso de aplicativo e/ou website que não sejam capazes de revelar a sua identidade
específica;
• Informações obtidas por meio de cookies, tags de pixel e outras tecnologias que não sejam capazes
de revelar a sua identidade específica;
• Informações agregadas de maneira que não possam mais revelar a sua identidade específica.
Se por algum motivo tivermos a obrigação de tratar outras informações sob o regime jurídico de dados pessoais, de acordo com a legislação aplicável, poderemos tratá-las de acordo com as finalidades para as quais tratamos os seus dados pessoais, conforme detalhado nesta Política.

2.1 Coleta de outras informações.

Nossos prestadores de serviços e nós coletamos outras informações de diferentes maneiras, incluindo:

• Por meio do seu navegador ou dispositivo:

– Algumas informações são coletadas pela maioria dos navegadores ou automaticamente pelo seu dispositivo. Incluindo endereço MAC (controle de acesso à mídia), tipo de computador (Windows ou Mac), resolução da tela, nome do sistema operacional e versão, fabricante e modelo, idioma, navegador da Internet e versão, além de nome e versão dos serviços (como o aplicativo) que você está usando. Usamos essas informações para garantir a funcionalidade dos serviços.

• Por meio do seu uso de aplicativos:

– Ao fazer download ou usar os aplicativos, os nossos prestadores de serviços e nós podemos monitorar e coletar informações de uso dos aplicativos, como data e horário em que os aplicativos acessam os nossos servidores, além de quais informações e arquivos foram baixados para os aplicativos com base no número do seu dispositivo.

• Uso de cookies, tags de pixel e outras tecnologias similares:
Cookies são pequenas informações armazenadas diretamente no seu computador e que nós utilizamos. Os cookies permitem a coleta de informações como tipo de navegador, tempo gasto nos serviços, páginas visitadas, preferências de idioma e outros dados de navegação. Nossos prestadores de serviços e nós usamos as informações para fins de segurança, para facilitar a navegação, disponibilizar informações com mais eficiência e para personalizar a sua experiência. Também coletamos dados estatísticos sobre o uso dos serviços para poder aprimorar continuamente o design e a funcionalidade deles, para compreender como são usados e para solucionar problemas relacionados. Os cookies também nos permitem selecionar quais anúncios ou ofertas aparecerão com maior probabilidade para você enquanto estiver usando os serviços. Também podemos usar os cookies ou outras tecnologias de marketing on-line para monitorar a resposta aos nossos anúncios.

Atualmente, não respondemos a sinais “não rastrear” de navegadores. Caso não queira que as informações sejam coletadas por meio do uso de cookies, a maioria dos navegadores permite que você rejeite automaticamente os cookies ou tenha a opção de aceitar/rejeitar um cookie (ou cookies) específico de determinado site. No entanto, se você não aceitar os cookies, pode haver alguns problemas no uso dos serviços. Você também pode ficar sem receber anúncios ou ofertas que sejam relevantes de acordo com os seus interesses e as suas necessidades;

– Tags de pixel
(também conhecidos como web beacons e clear GIFs) podem ser usados, entre outros recursos, para monitorar as ações do usuário dos serviços (incluindo destinatários de e-mails), avaliar o sucesso das nossas campanhas de marketing e para compilar estatísticas de uso dos serviços e as taxas de resposta;

– Análise de dados. Este site usa o Google® Analytics Premium, um serviço de análise da web fornecido pela Google Ireland Limited (“Google”) que usa cookies. As informações geradas pelos cookies sobre o seu uso do site e o seu endereço IP atual serão transmitidas pelo navegador e armazenadas pela Google em servidores nos Estados Unidos e em outros países. Em nome do operador deste site, a Google usará essas informações para avaliar o seu uso deste site, compilando relatórios sobre as atividades do site e prestando outros serviços relacionados a essas atividades e ao uso da internet para o operador do site. O endereço IP coletado pelo Google Analytics não será associado a outros dados seus que sejam mantidos pela Google. Você pode recusar o uso de cookies selecionando as configurações adequadas em seu navegador. No entanto, se fizer isso, observe que poderá não ser possível utilizar todas as funcionalidades deste site. Você também pode interromper a transmissão de informações geradas pelos cookies sobre o seu uso do site e o seu endereço IP à Google baixando e instalando o Add-on do navegador para desativação do Google Analytics.

• Uso de tecnologia Adobe Flash (incluindo “LSOs do Flash”, ou objetos compartilhados locais do
Flash) e outras tecnologias similares:
– Podemos usar LSOs do Flash e outras tecnologias para, entre outros, coletar e armazenar informações sobre o seu uso dos serviços. Caso não queira que os LSOs do Flash fiquem armazenados no seu computador, altere as configurações do seu Flash Player para bloquear o armazenamento de LSOs do Flash. Para isso, use as ferramentas contidas na página painel de configurações de armazenamento do site. Você também pode visitar a página painel de configurações de armazenamento globais e seguir as instruções (que podem explicar, por exemplo, como excluir LSOs existentes do Flash — ou “informações”) sobre como evitar que os LSOs do Flash sejam armazenados no seu computador sem o seu consentimento e como bloquear LSOs do Flash que não estão sendo entregues pelo operador da página que você está visitando. Observe que configurar o Flash Player para restringir ou limitar a aceitação de LSOs pode reduzir ou impedir a funcionalidade de algumas aplicações Flash.

• Endereço IP:

– Seu provedor de serviços de Internet atribui automaticamente o seu endereço IP ao seu computador. Um endereço IP pode ser identificado e registrado automaticamente em nossos arquivos de registro de servidor sempre que um usuário acessar os serviços. Informações de horário e páginas visitadas também são coletadas. Coletar endereços IP é uma prática padrão feita automaticamente por muitos sites, aplicações e outros serviços. Usamos os endereços IP para fins de cálculo dos níveis de uso, diagnóstico de problemas no servidor e administração dos serviços. Também podemos derivar a sua localização aproximada usando o seu endereço IP. Além disso, podemos coletar esses dados para atender a determinadas obrigações legais e/ou regulatórias.

• Localização física:
– Podemos coletar informações da localização física do seu dispositivo usando, por exemplo, satélites, torres de celular ou sinais de Wi-Fi. Podemos usar informações da localização física do seu dispositivo para oferecer serviços e conteúdos personalizados com base no seu local. Também podemos compartilhar a localização física do seu dispositivo, combinada com informações sobre anúncios que você viu e outras informações coletadas, com os nossos parceiros de marketing para permitir que eles ofereçam conteúdo personalizado e compreendam a eficácia das campanhas de marketing. Você poderá aceitar ou rejeitar esse uso e/ou o compartilhamento da localização do seu dispositivo, mas se fizer isso, nós e/ou nossos parceiros de marketing não poderemos oferecer serviços e conteúdos personalizados a você.

2.2 Tratamento de outras informações.

Podemos usar e compartilhar outras informações para qualquer fim, exceto quando formos obrigados a fazer o contrário mediante a lei aplicável. Em alguns casos, podemos combinar outras informações com dados pessoais. Nesse caso, trataremos as informações combinadas como dados pessoais, enquanto estiverem combinadas.

3. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Procuramos usar medidas organizacionais, técnicas e administrativas razoáveis para proteger os dados pessoais em nossa organização, em conformidade com a legislação aplicável e com as melhores práticas de mercado. Busca-se, assim, proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.

Nesse sentido, permitimos que os seus dados pessoais sejam acessados pelos nossos colaboradores e terceiros apenas no limite do necessário para executarem as suas atividades, de acordo com instruções expressas e mediante obrigação contratual de sigilo e confidencialidade dos dados pessoais compartilhados.

A fim de proteger os seus dados pessoais contra acessos não autorizados, recomendamos que você mantenha senhas fortes de acesso aos serviços, não compartilhe com terceiros, mesmo que de sua confiança, as suas senhas e as suas credenciais de acesso aos serviços disponibilizados por nós, e proteja-se contra o uso não autorizado dos seus dispositivos.

Contudo, infelizmente, nenhum sistema de armazenamento ou compartilhamento de dados pode ser considerado 100% seguro. Caso você tenha motivos para acreditar que a integridade de seus dados pessoais não está mais segura conosco, entre em contato imediatamente, conforme descrito na seção “Fale conosco” abaixo.

4. SEUS DIREITOS E OPÇÕES DE ACESSO

A FMU | FIAM-FAAM adotará medidas técnicas e organizacionais apropriadas para cumprir as suas obrigações em relação aos seus direitos enquanto titular dos dados pessoais. Nesse sentido, estamos comprometidos a viabilizar da melhor forma possível os seus direitos caso queira acessar os seus dados ou confirmar a existência de tratamento de seus dados, solicitar correção, anonimização, bloqueio ou eliminação de dados, requerer portabilidade, obter informações sobre os terceiros com quem compartilhamos os seus dados, além de revogar o seu consentimento ou rever decisões automatizada. Para isso, você pode falar conosco usando as informações abaixo na seção “Fale conosco”.

Adicionalmente, você tem opções de acessar ou não alguns de nossos serviços, podendo cancelar a qualquer momento:

O recebimento de nossos e-mails de marketing: caso não queira mais receber e-mails de marketing, é possível cancelar o recebimento seguindo as instruções contidas em cada e-mail ou entrando em contato conosco conforme descrito na seção “Fale conosco” abaixo;

O recebimento de outros tipos de comunicações de marketing: caso não queira mais receber comunicações relacionadas a marketing, você pode cancelar o recebimento entrando em contato conosco conforme descrito na seção “Fale conosco” abaixo;

O compartilhamento de seus dados pessoais com as nossas afiliadas para fins de marketing direto: caso não queira que nós compartilhemos os seus dados pessoais com as nossas entidades afiliadas para fins de marketing direto, você pode cancelar esse compartilhamento entrando em contato conosco conforme descrito na seção “Fale conosco” abaixo;

O compartilhamento de seus dados pessoais com terceiros parceiros para fins de marketing direto: caso não queira que nós compartilhemos seus dados pessoais com terceiros parceiros na FMU | FIAM-FAAM para fins de marketing direto, você pode cancelar essa opção entrando em contato conosco conforme descrito na seção “Fale conosco” abaixo;

• O tratamento de seus dados para fins de marketing que envolvam pesquisa para criações de perfis e direcionamento de produtos, quando pertinente: caso deseje revogar o seu consentimento dado para algumas dessas atividades, é possível fazê-lo entrando em contato conosco conforme descrito na seção “Fale conosco” abaixo;

Observe que, caso você cancele o recebimento de nossas comunicações de marketing, ainda poderemos enviar mensagens administrativas importantes e que sejam necessárias para o cumprimento do nosso relacionamento contratual, cujo recebimento você não poderá optar por cancelar, a menos que cancele os serviços como um todo.

4.2. Como você poderá exercer os seus direitos relativos a dados pessoais.

Caso queira exercer quaisquer dos seus direitos em relação ao tratamento dos seus dados pessoais por nós, conforme elencados acima, você pode falar conosco usando as informações abaixo na seção “Fale conosco”. Nós responderemos à sua solicitação, sem qualquer custo para você, dentro do prazo e nos termos previstos na legislação aplicável.

Em sua solicitação, deixe claro quais dados pessoais você gostaria de alterar, se gostaria de ter os seus dados pessoais suprimidos de nosso banco de dados ou informe-nos sobre quais limitações você gostaria de colocar no tratamento dos seus dados pessoais. Para a sua proteção, recomendamos que as solicitações desse tipo sejam feitas do endereço de e-mail particular que você usou no seu cadastro com a FMU | FIAM-FAAM. Também podemos verificar a sua identidade antes de implementar a solicitação, buscando com isso evitar que os seus dados pessoais possam ser utilizados de forma indevida.

Cumpriremos pedidos de exclusão de dados pessoais mediante a sua expressa solicitação ou diante de obrigações legais e/ou regulatórias. Nesse caso, tais dados serão excluídos definitivamente, ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas na legislação, e os casos em que essa retenção for permitida por lei. Nesse sentido, observe que precisamos reter algumas informações para fins de registro e/ou para concluir qualquer transação que você tenha começado antes de solicitar a alteração ou exclusão (por exemplo, quando você fizer um pagamento, você não poderá alterar ou excluir os dados pessoais fornecidos até a conclusão da transação em questão).

5. PERÍODO DE RETENÇÃO

Nós retemos dados pessoais pelo período necessário para atingir as finalidades pretendidas ou conforme permitido pela legislação aplicável.

Os critérios usados para determinar os períodos de retenção incluem:

• O período de tempo que temos um relacionamento contínuo e fornecemos os serviços a você (por exemplo, enquanto você for um aluno nosso);
• Se houver uma obrigação legal que devemos cumprir (por exemplo, determinadas leis exigem que mantenhamos registros de nossas transações por certo tempo antes de excluí-las);
• Se a retenção for aconselhável mediante opinião jurídica (como no que diz respeito aos códigos e regulamentos aplicáveis, na hipótese de litígios judiciais ou extrajudiciais ou investigações por autoridades governamentais).

6. SERVIÇOS DE TERCEIROS

Esta Política de Privacidade não abrange (tampouco somos responsáveis por abranger) a privacidade, informações ou outras práticas de terceiros, incluindo terceiros que operem sites ou serviços mencionados nos serviços. A inclusão de algum link nos serviços para produtos ou serviços de terceiros não implica no nosso endosso do site ou serviço vinculado por nós ou os nossos afiliados.

Embora busquemos constantemente firmar relações com parceiros confiáveis, não nos responsabilizamos pelas práticas de tratamento a dados pessoais realizadas exclusivamente por esses terceiros. Por essa razão, recomendamos que você leia os termos e as políticas externos antes de fornecer qualquer dado pessoal a terceiros durante o uso dos nossos serviços.

Além disso, não somos responsáveis pelas informações coletadas, usadas, divulgadas ou pelas políticas e práticas de segurança de outras organizações, como Facebook, Apple, Google, Microsoft, RIM ou outro desenvolvedor de aplicativos, provedor de aplicativos, fornecedor de plataforma de mídia social, provedor de sistema operacional, provedor de serviço ou fabricante de dispositivo sem fio, incluindo dados pessoais que você divulga para outras organizações por meio ou em conexão com os aplicativos ou nossas páginas de mídias sociais.

7. ANÚNCIOS DE TERCEIROS

Usamos empresas de publicidade terceirizadas para veicular anúncios relacionados a bens e serviços que
podem ser de seu interesse quando você acessa e usa os serviços e outros sites ou serviços on-line, nos
limites indicados nas cláusulas acima.

• Você pode receber anúncios com base em informações relacionadas ao seu acesso e uso dos serviços e outros sites ou serviços on-line em qualquer um de seus dispositivos, bem como em informações recebidas de terceiros. Essas empresas colocam ou reconhecem um cookie exclusivo em seu navegador (inclusive por meio do uso de tags de pixel). Elas também usam essas tecnologias, juntamente as informações coletadas sobre o seu uso on-line, para reconhecê-lo nos dispositivos que você usa, como um telefone celular e um laptop. Se você quiser obter mais informações sobre essa prática e aprender como desativá-la em navegadores para computadores e dispositivos móveis que está usando para acessar esta Política de Privacidade, visite:
• Austrália: http://www.youronlinechoices.com.au/
• Brasil: https://www.youronlinechoices.com/pt/
• Canadá: https://youradchoices.ca/
• Europa: http://www.edaa.eu/
• EUA: http://optout.aboutads.info/#/ e http://optout.networkadvertising.org/#/.

8. USO DOS SERVIÇOS POR MENORES DE 16 ANOS

Os serviços não são voltados para pessoas menores de 16 (dezesseis) anos de idade. Em geral, não coletamos dados pessoais de pessoas com menos de 16 (dezesseis) anos de idade, exceto em casos específicos e pontuais, nos quais nos comprometemos a seguir as recomendações legais apropriadas nesse sentido.

9. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Os seus dados pessoais podem ser tratados em qualquer país onde a FMU | FIAM-FAAM realiza negócios, possui instalações ou contrata prestadores de serviços e, ao usar os serviços, você entende que as suas informações serão transferidas para países fora de seu país de residência, incluindo os Estados Unidos, que podem ter regras de proteção de dados diferentes das regras do seu país.

Nesses casos, de forma a garantir a proteção apropriada em relação a transferência internacional de dados pessoais, adotamos medidas adequadas, coletamos o seu consentimento e/ou adotamos com os nossos parceiros cláusulas contratuais que contemplam padrões mínimos de proteção a dados pessoais, de maneira a assegurar a proteção dos seus dados pessoais.

Em determinadas circunstâncias, os tribunais, autoridades de aplicação da lei, órgãos reguladores e/ou autoridades de segurança desses outros países, sempre que autorizada pela legislação e normas brasileiras, podem ter o direito de acessar seus dados pessoais.

10. SERVIÇO DE PAGAMENTO DE TERCEIROS

Usamos um serviço de pagamento de terceiros para processar pagamentos feitos por intermédio dos serviços, quando necessários. Caso queira fazer um pagamento por meio dos serviços, os seus dados pessoais serão coletadas pelo terceiro e não por nós. Eles estarão sujeito à Política de Privacidade do terceiro e não a esta Política de Privacidade. Não temos controle e não somos responsáveis pela coleta, uso e compartilhamento feitos pelo terceiro de seus dados pessoais.

11. ATUALIZAÇÕES DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A FMU | FIAM-FAAM reserva-se o direito de atualizar e modificar periodicamente quaisquer de seus documentos jurídicos, incluindo esta Política de Privacidade.

A seção “ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO” no início desta Política de Privacidade indica quando a Política de Privacidade da FMU | FIAM-FAAM foi revisada pela última vez. Qualquer alteração passará a valer quando postarmos a Política de Privacidade revisada nos Serviços.

A FMU | FIAM-FAAM está em constante busca de melhoria para oferecer a você a melhor experiência possível na utilização dos serviços. No entanto, os serviços são oferecidos da forma como se encontram, de modo que a FMU | FIAM-FAAM pode implementar livremente mudanças, alterações, adições, supressões e quaisquer outras formas de modificação nos serviços.

Se você não concordar com qualquer alteração a esta Política de Privacidade, você deverá interromper o uso dos serviços. Caso contrário, o uso posterior dos serviços acarretará no seu aceite à nova versão da Política de Privacidade.

As cláusulas desta Política de Privacidade seguirão vigentes a qualquer forma de terminação, ocorrida por qualquer motivo, de modo a continuar a produzir efeitos sobre você e a FMU | FIAM-FAAM enquanto houver relações jurídicas subsequentes.

12. FALE CONOSCO

O canal utilizado para contato com o Data Protection Officer da FMU | FIAM-FAAM é: https://newportalfmu.fmu.br/ouvidoria/. Sendo este responsável por orientar a condução das nossas atividades relacionadas à privacidade em conformidade com a legislação vigente, assim como por receber reclamações e comunicações dos titulares dos dados pessoais e das Autoridades, e prestar-lhes esclarecimentos.

Se você tem dúvidas sobre esta Política ou caso queira exercer quaisquer dos seus direitos, entre em contato com nosso Encarregada de Dados.

Caso a reclamação ou dúvida seja realizada diretamente por um de nossos alunos, o acesso também pode ser realizado por meio do acesso: https://newportalfmu.fmu.br/ouvidoria/.

VOCÊ RECONHECE QUE AS PECULIARIDADES SOBRE A COLETA, A UTILIZAÇÃO E O COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PARTE DA FMU | FIAM-FAAM FORAM SUFICIENTEMENTE DESCRITAS NESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE E QUE A FMU | FIAM-FAAM CUMPRIU DEVIDAMENTE O DEVER DE INFORMAÇÃO.

APÓS LER ATENTAMENTE ESTA POLÍTICA, VOCÊ CONSENTE DE MANEIRA LIVRE, INFORMADA, INEQUÍVOCA E EXPRESSA COM ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE E ACEITA TODAS AS SUAS DISPOSIÇÕES. QUALQUER FORMA DE USO DOS SERVIÇOS POR VOCÊ IMPLICARÁ NO SEU ACEITE DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE, NA SUA VERSÃO MAIS ATUALIZADA.