17/04/2009

Você sabe quem é o Garde Manger?

Você sabe quem é o Garde Manger?


Janaína Caetano, aluna da
Gastronomia FMU

Os alunos do terceiro semestre da Gastronomia FMU acabaram de aprender. O termo de origem francesa pode ser traduzido como “guarda-comida”. Na cozinha, o garde manger é o profissional responsável pela preparação dos pratos servidos frios ou em temperatura ambiente (saladas, molhos, antepastos e conservas), pela chacuteria (linguiças, terrines, galantines e patês) e pelo serviço de quarto em hotéis.
 
“No módulo, passamos aos alunos noções básicas para o preparo de todas as produções de um garde manger, e também ensinamos a montagem de pratos para um serviço de buffet ou de hotel”, conta o chef Sérgio Pantalena, professor instrutor do Módulo.
 

Ao final do curso, os alunos prepararam um cardápio com as produções realizadas em aula, degustado pelos próprios familiares – o que, segundo a aluna Janaína Caetano, só aumentou a responsabilidade. “Fizemos desde a limpeza dos utensílios até a decoração da mesa e produção do evento”, contou a aluna.

E o resultado foi positivo. “Minha mãe gostou bastante, expliquei tudo sobre o trabalho desenvolvido e acho que ela não esquecerá o que faz um garde manger”, finalizou Janaína.


Página atualizada em 17/04/2009 às 13h11