Especialização em Estatística Aplicada

Duração

12 meses

Campus

Turma(s)

Início das aulas

Valor do curso

21 x 449,00

Sobre o curso

O curso de Estatística Aplicada permite o desempenho de atividades relacionadas ao domínio das técnicas e das ferramentas estatísticas para efetuar os tratamentos, as análises de dados e a apresentação de resultados que amparem a tomada de decisões.

Para quem o curso é destinado?

Profissionais graduados que atuam ou pretendam atuar na área de prevenção diagnóstica, análises quantitativas setoriais, proposição de informações para análise estatística e prevenção de riscos e conformidades. Os profissionais liberais, gestores de empresas e demais portadores de diploma ou de certificado de Ensino Superior em diferentes áreas do conhecimento também podem se valer dessa especialização para expandir suas possibilidades no mercado.

Disciplinas

• Estatística Descritiva
• Estatística Não-Paramétrica
• Probabilidade
• Inferência
• Análise Regressiva
• Análises Multivariadas e de Séries Temporais
• Business Intelligence
• Metodologia da Pesquisa e Didática no Ensino Superior (EAD)
• Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Habilidades adquiridas através do curso

• Desenvolvimento das habilidades analíticas e técnicas de domínio de ferramentas estatísticas.
• Preparação para a tomada de decisões fundamentadas e com base científica.

Mercado

O curso fecha uma grande lacuna que existe no mercado de trabalho entre as áreas de Tecnologia da Informação, Gestão de Negócios e Engenharia de Processos. Tanto que o egresso do curso capacita-se na gestão de grandes fluxos de dados (Big-data), utilizando ferramentas estatísticas e a inteligência de negócios (BI) para aperfeiçoar as tomadas de decisões gerenciais.

Diferenciais do curso na FMU

Voltado para a aplicação do conhecimento por meio da experimentação. Toda a grade e o corpo docente é preparado sob essa perspectiva.

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano letivo, com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Possui a disciplina de Didática no Ensino Superior que qualifica o aluno para a docência em faculdades e universidades.

Coordenação

Prof. Fernando Duque Barros

Atua há 25 anos como engenheiro industrial e docente nas áreas de Tecnologia, Química, Educação e Segurança do Trabalho. Realiza projetos nas áreas de Petroquímica, Logística Industrial, Química Industrial, Química Fina e Segurança do Trabalho. Coordena a Pós-graduação em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação desde 2015 no complexo FMU. Possui Graduação em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1993), Especialização Lato Sensu em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) (1995), Especialização Lato Sensu em Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores de Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2001), Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes (Faban) (2011), Especialização Lato Sensu e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) (2013) e Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007).

Página atualizada em 26/12/2017 às 20h45

De saída?
Podemos te ajudar!