Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Duração

18 meses

Campus

Turma(s)

Início das aulas

Valor do curso

21 x 599,05

Sobre o curso

O curso habilita o profissional junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para o exercício da atividade de engenheiro de Segurança do Trabalho e cumpre com todos os requisitos exigidos pelo Conselho para a capacitação profissional, sendo direcionado somente a formados em Engenharia ou Arquitetura. A especialização aborda a edificação de políticas, programas de prevenção e preservação de acidentes e falhas sob a perspectiva investigativa, promovendo ações preventivas e corretivas a fim de diminuir as estatísticas de acidentes e melhorar os custos relacionados. O curso é regulamentado pela Lei Nº 7.410/85 e foi iniciado em 2012 na FMU.

Para quem é destinado:

Profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura e Agronomia para atribuição profissional.

Disciplinas

  • Introdução à Engenharia de Segurança no Trabalho
  • Legislação e Normas Técnicas
  • Administração Aplicada a Engenharia de Segurança
  • Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento
  • Proteção do Meio Ambiente
  • Proteção Contra Incêndios e Explosões
  • Gerenciamento de Riscos
  • Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações-1
  • Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações-2
  • Higiene do Trabalho-1
  • Higiene do Trabalho-2
  • Higiene do Trabalho-3
  • Ergonomia
  • Ambiente e Doenças no Trabalho
  • Assuntos Complementares-1
  • Assuntos Complementares-2
  • Assuntos Complementares-3

Habilidades Adquiridas

  • Avaliar e definir a melhor forma de utilização dos recursos humanos e do uso efetivo de equipamentos de proteção individual ou coletiva;
  • Abordar criteriosamente a proteção em ambientes de trabalho referente às questões de segurança, riscos, higiene e saúde do trabalho;
  • Desenvolver a capacidade de análise e planejamento das condições de segurança dos locais de trabalho e a realização de vistorias, avaliações e estudos para a emissão de laudos periciais de exposição a agentes ambientais;
  • Analisar riscos, acidentes e falhas, investigar causas, propor medidas preventivas e corretivas e orientar trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo;
  • Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho e zelar pela sua observância.

Carreira

A Engenharia de Segurança do Trabalho (EST) constitui uma área de grande importância no mundo atual. Aspectos relativos à prevenção de acidentes no ambiente do trabalho e manutenção de condições salutares são metas que devem ser perseguidas por todas as empresas dos diversos setores. Segundo preconiza a legislação vigente, as empresas, em relação ao número de funcionários, de todos os segmentos econômicos devem ter em seus quadros profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia especializados nesta área de conhecimento. A cidade de São Paulo e sua região metropolitana são conhecidas pelo parque industrial privilegiado, na qual a necessidade de profissionais da área de EST é evidente. Assim, percebe-se que há uma demanda não atendida de profissionais que poderiam especializar-se em um curso de excelência na região onde residem ou exercem suas atividades profissionais.

Diferenciais

Professores orientados por uma visão aplicada quanto aos conteúdos, sendo altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho. A pós-graduação oferece um conjunto de disciplinas que possibilitarão compreender os aspectos físicos e humanos envolvidos na gestão da segurança do trabalho.

O curso propicia a atuação nos segmentos da construção civil, da indústria de transformação e de serviços. O profissional poderá atuar também como consultor no desenvolvimento de procedimentos operacionais de Segurança do Trabalho e em projetos de sistemas de proteção ao trabalhador. Com o advento do sistema federal e-Social – projeto do governo que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados – a demanda por engenheiros de segurança do trabalho aumentará substancialmente, ampliando o campo de trabalho.

Temos um prédio dedicado ao aluno de pós-graduação, com localização muito próxima à estação de metrô.

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o sucesso profissional. Para isso, contamos com diversas metodologias ativas, além de troca de experiências entre alunos e professores.

Coordenação

Prof. Fernando Duque Barros

Atua há 25 anos como engenheiro industrial e docente nas áreas de Tecnologia, Química, Educação e Segurança do Trabalho. Realiza projetos nas áreas de Petroquímica, Logística Industrial, Química Industrial, Química Fina e Segurança do Trabalho. Coordena a Pós-graduação em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação desde 2015 no complexo FMU. Possui Graduação em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1993), Especialização Lato Sensu em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) (1995), Especialização Lato Sensu em Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores de Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2001), Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes (Faban) (2011), Especialização Lato Sensu e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) (2013) e Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007).

Página atualizada em 24/06/2019 às 11h10