Inscrições para o Mestrado em Direito da Sociedade da Informação

Comunicação

10/01/2023

Inscrições para o Mestrado em Direito da Sociedade da Informação

Do dia 09 de janeiro ao dia 03 de fevereiro de 2023 estão abertas as inscrições para o Mestrado em Direito da Sociedade da Informação.

A seleção se dará por meio de provas de conhecimentos específicos e proficiência em língua estrangeira, análise de currículo e projeto, bem como de entrevista.

Para este edital serão concedidas:

a) Preferencialmente, 2 benefícios da CAPES, nos termos do Edital n° 2 2023.

b) Caso não sejam utilizados estes benefícios, bolsas institucionais no valor de 100% da mensalidade para até dois candidatos melhor classificados na seleção, na ordem de classificação, que preencham os requisitos previstos nos termos do “Regulamento para Concessão de Bolsa Institucional” do Programa de Suporte aos Mestrados Acadêmico e Profissional, conforme a disponibilidade por liberalidade da instituição.

Datas importantes:

Inscrições - 09 de janeiro a 03 de fevereiro de 2023
Prova de conhecimento específico - 07 de fevereiro de 2023, às 9h30
Prova de proficiência em língua estrangeira - 07 de fevereiro de 2023, às 9h30
Entrevista - 07 de fevereiro de 2023, às 14h
Divulgação dos resultados - 09 de fevereiro de 2023, às 15h
Matrículas - 13 a 17 de fevereiro de 2023

Por que cursar o Mestrado em Direito da Sociedade da Informação?

O mundo está se transformando pelas novas tecnologias e isso inclui o direito.

O papel dos dados e da inteligência artificial em nossas vidas, as novas formas de criminalidade, mas também de família, de trabalho, de autoria e de resolução de conflitos são temas de extrema relevância para a formação do pesquisador e do profissional do direito e das ciências sociais aplicadas.

Todos estes temas e muito mais são tratados em nosso Programa único no Brasil, com professores pesquisadores na área, que publicam artigos em periódicos qualificados, organizam eventos e livros com a participação de professores de diversos Estados da Federação e diversos países.

Internacionalização

Além disso, os alunos do programa têm aulas com participações de professores estrangeiros de renomadas universidades, como Coimbra (Portugal), Navarra (Espanha) e Salerno (Itália).

Empregabilidade

Esta formação prepara o docente pesquisador, mas também o profissional que atua ou pretende atuar nas questões afeitas aos efeitos sociais e jurídicos das novas tecnologias.

Na formação docente, nosso programa viabiliza ao mestrando acompanhar e propor atividades em conjunto com excelentes professores na graduação em direito de um dos cursos mais reconhecidos de São Paulo, o do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, ganhando experiência para seleções de ingresso no magistério superior.

A publicação de artigos e livros pelos alunos e egressos é estimulada e viabilizada pelo programa através da publicação de coletâneas de trabalhos, fator que aumenta a empregabilidade do professor universitário.

Nossos egressos lecionam em importantes instituições de ensino superior em São Paulo, atuam na advocacia e na sociedade civil organizada em temas próprios da Sociedade da Informação.

Edital do processo seletivo: processo-seletivo-complementar-de-discentes-para-2023-1.pdf (fmu.br)
Edital dos benefícios da CAPES: taxas-capes-para-o-processo-seletivo-para-2023-1.pdf (fmu.br)
Inscrições: Mestrado em Direito da Sociedade da Informação - FMU