Licenciatura em Pedagogia

Avaliação MEC 5

COMO VOCÊ QUER ESTUDAR?


O curso semipresencial de Pedagogia da FMU oferece uma formação completa, com a comodidade de adequar os seus horários de estudos às necessidades do seu dia a dia. O curso é ideal para quem deseja promover a aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento humano e se encaixa na sua rotina e nos seus planos de carreira de forma leve e prática.

O principal objetivo do curso de Pedagogia da FMU é preparar profissionais competentes, conscientes e éticos, que estejam aptos a atuar na área da educação com excelência, aproveitando as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Para isso, você contará com a orientação de excelentes professores e com uma ótima estrutura de aprendizagem.

Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico 2021.1 – Licenciatura.

O campo de atuação do profissional com formação em pedagogia é bastante amplo. Você poderá lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além de atuar na área de gestão escolar e tecnologia da educação. Você também poderá dedicar-se à pesquisa científica e à área hospitalar, desenvolvendo atividades educativas para crianças e adolescentes hospitalizados.
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
  • COMUNICAÇÃO
  • CORPO, MOVIMENTO E ARTE NA EDUCAÇÃO
  • CURRÍCULO
  • DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • DIDÁTICA
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA I
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA II
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA III
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA IV
  • FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
  • FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
  • GESTÃO ESCOLAR
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
  • IDENTIDADES E DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS
  • INFÂNCIA NA HISTÓRIA E NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
  • LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • LITERATURA INFANTIL
  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NA ALFABETIZAÇÃO
  • METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • OPTATIVA
  • ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA
  • PESQUISA EM EDUCAÇÃO
  • PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
  • PROJETO INTEGRADOR: PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Profa. Dra. Vanessa M. Silva

Possui Pós-doutorado (CAPES, PNPD) com o projeto de pesquisa A Interface entre Artes e o Interculturalismo para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Uma Nova Perspectiva sobre Formação de Professores nos Cursos de Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É doutora na área de Letras, Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na UPM, com doutorado-sanduíche pela Brown University, E.U.A., no Department of Portuguese and Brazilian Studies, com pesquisa sobre Ensino de Português Língua Estrangeira por meio da abordagem intercultural. Desenvolveu Metrado em Letras, Linguística Aplicada, pela UPM. Especialização em Teaching English as Foreign Language, pela California State University (CSUN) E.U.A. É Professora no eixo de Língua Inglesa nos Cursos de Graduação em Letras e Tradução Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Coordena o grupo de pesquisa: Artful Teaching: Artes como ação Intercultural para o Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira.

Habilidades Adquiridas

• Comprometimento ético e responsabilidade social, enquanto ser humano, cidadão e profissional.
• Capacidade de gerar conhecimento e gerir variáveis relacionadas à atividade docente.
• Dinamismo para encontrar novas soluções didáticas, que atendam às necessidades dos alunos.
• Capacidade de desenvolve práticas e conteúdos escolares específicos para crianças, jovens e adultos com deficiência.

Página atualizada em 18/05/2021 às 14h15