Licenciatura em História

Avaliação MEC 5
Guia da faculdade

COMO VOCÊ QUER ESTUDAR?


O Curso de História da FMU prepara o aluno para os desafios da profissão, por meio de um programa de ensino completo e inovador. Durante os estudos, você será estimulado a refletir de forma crítica sobre como os fatos são registrados e apresentados à sociedade, conhecerá técnicas de pesquisa e compreenderá os conceitos de didática e psicologia do ensino.

O objetivo do curso é formar profissionais competentes e éticos, que apresentem sólidos conhecimentos em História e saibam transmiti-los de maneira efetiva. Para isso, a FMU conta com um excelente corpo docente, formado por professores titulados mestres e doutores, além de possuir uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, com laboratórios, biblioteca e salas específicas.

Clique aqui e acesse o Projeto Pedagógico 2021.1 – Presencial.

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O campo de atuação para os profissionais com formação em História é bastante amplo. Você poderá atuar em escolas de nível fundamental e médio, universidades, instituições de cursos livres, entidades de pesquisa, equipamentos turísticos de preservação do patrimônio cultural, entidades culturais e produtoras de conteúdo didático. Existem oportunidades em empresas particulares, organizações públicas e órgãos governamentais.
  • COMUNICACAO
  • INTRODUCAO AOS ESTUDOS HISTORICOS
  • HISTORIA DA HOMINIZACAO AS PRIMEIRAS CIV
  • HISTORIA MEDIEVAL ORIENTAL
  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APREN
  • METODOLOGIA CIENTIFICA
  • HISTORIA DA ANTIGUIDADE CLASSICA
  • HISTORIA MEDIEVAL OCIDENTAL
  • TEORIAS DA HISTORIA
  • EDUCACAO INCLUSIVA
  • HISTORIA DA EDUCACAO
  • DIDATICA
  • HISTORIA MODERNA XV E XVI
  • HIST AMERICA COLONIAL SEC XV, XVI E XVII
  • HISTORIA DO BRASIL COLONIA
  • AVALIACAO E CURRICULO
  • OPTATIVA
  • TECN DA INFORMACAO E DA COMUNIC NA EDUCA
  • HISTORIA MODERNA SECS. XVII E XVIII
  • HISTORIA DO BRASIL IMPERIO
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO I
  • ASPECTOS SOCIAIS POLIT E LEGAIS DA EDUC
  • PROJETO INTEG: PRATICA EM EDUC AMB – ESP
  • HIST CONTEMP DO SEC XIX ATE 2 GUERRA MUN
  • HIST DO BRASIL: PRI REPUBLICA ATE VARGAS
  • HISTORIA AMERICA INDEP: SEC XVIII E XIX
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO II
  • ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO I
  • HIST CONTEMP DA GUERRA FRIA A NOVA ORDEM
  • HIST BRASIL CONTEM: VARGAS ATE GOV ATUAL
  • HISTORIA DA AMERICA CONTEMPORANEA
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO III
  • GESTAO ESCOLAR
  • TOPICOS ESPECIAIS INTEGRADORES
  • METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO II
  • HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA E GERAL
  • LIBRAS
  • HIST DA AFRICA E DA CULT AFROBR E INDIGE
  • MUSEUS, ARQUIVOS E PATRIMONIO HISTORICO
  • ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  • ESTAGIO SUPERVISIONADO IV

Profa. Dra. Cintia Alfieri Gama Rolland

Doutora pela École Pratique des Hautes Études - EPHE (2016), professora e coordenadora nas Faculdades Metropolitanas Unidas (gastronomia, eventos, hotelaria, turismo e secretariado executivo trilingue). Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado pela EPHE (2016) e pos-doutorado pelo Museu Ncaional (2019). Integra três missões arqueológicas no Egito e atuou como conselheira cientifica no Museu do Louvre, bem como pesquisadora no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Tem experiência na área de História e arqueologia, tendo participado de diversas escavações no Egito. Atuando principalmente nos seguintes temas: história da gastronomia / alimentação, história antiga, egiptologia, religião, história e arqueologia.

Habilidades Adquiridas

• Ao término do curso, você estará apto a lecionar disciplinas relacionadas à História em escolas de ensino fundamental e ensino médio, além de atuar em pesquisas, desenvolver teses e artigos para publicações.
• Você poderá atuar em ações de preservação do patrimônio histórico e cultural da sociedade, assessorar entidades voltadas à cultura e ao turismo e prestar consultoria na produção de materiais didáticos de história.
• Você estará apto a transmitir os seus conhecimentos com ética e competência, dominando as técnicas de didática e psicologia da educação.
• Você entenderá como o conhecimento histórico é formado e será capaz de produzir novos conhecimentos, atuando como um verdadeiro agente transformador da sociedade e analisando o passado de forma crítica, consciente e ativa.

DIFERENCIAIS

Professores preparados
Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. *O detalhamento do corpo docente do curso pode ser consultado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Profissão
O curso possui um programa de ensino inovador, organizado em três grupos de disciplinas. As disciplinas teóricas estimulam a refletir sobre como os fatos são registrados e apresentados à sociedade. As disciplinas de pesquisa são voltadas ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, como teses e artigos para publicações. Por fim, as disciplinas pedagógicas são específicas para a formação do professor.
Centro de Formação de Professores
O curso superior de História faz parte do Centro de Formação de Professores da FMU, um programa que visa a formação de profissionais competentes, conscientes e éticos, que atendam às demandas do mercado de trabalho. Assim, você aprenderá não apenas transmitir, mas também a produzir e construir novos conhecimentos históricos, de maneira crítica e construtiva.
Biblioteca
Nossos alunos contam com um completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books distribuídos na Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca*. Além de poder consultar o acervo físico do Sistema de Bibliotecas nos campi, os alunos também têm acesso ao acervo por meio da página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018

Atos Autorizativos

Autorização Resolução do CDEPE de 15/10/1998

Reconhecimento Portaria SESu nº. 531 de 25/08/2006, publicada no DOU de 28/08/2006, pg. 14,15

Renovação de Reconhecimento Portaria nº 286, de 21/12/2012, publicada no DOU, nº 249, de 27.12.2012 pg. 13,18; Portaria N° 1.091, de 24/12/2015, publicada no DOU N° 249 de 30/12/2015, pg. 27, 30

Página atualizada em 17/05/2021 às 16h54