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Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós-graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.

Carreira e mercado de trabalho

Graduados em pedagogia e áreas afins que se interessam pelos estudos acerca da alfabetização e do letramento. O curso se destina aos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como aos demais interessados que têm o objetivo de qualificar a sua prática pedagógica no processo alfabetizador de crianças, jovens e adultos.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.900

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 12.000

Áreas de atuação

Escolas públicas e privadas de ensino infantil

Escolas públicas e privadas de ensino infantil

Escolas públicas e privadas de ensino fundamental

Escolas públicas e privadas de ensino fundamental

Centro Culturais<br />

Centro Culturais

ONGs<br />

ONGs

EJAs

EJAs

Diferenciais

· Oportunizar novas experiências de aprendizagem sobre leitura e escrita, utilizando propostas metodológicas e avaliativas inovadoras.

· Compreender a leitura e a escrita como um processo que tem diferentes níveis cognitivos que devem ser respeitados pelo professor alfabetizador.

· Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular.

· Proporcionar novos conhecimentos sobre a organização de um ambiente alfabetizador.

Matriz curricular

A Formação do Professor Alfabetizador
O Ambiente Alfabetizador
O Processo de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular
Psicogênese da Aquisição da Escrita
A Literatura Infantil e a Formação do Leitor
A Avaliação como Parte do Processo Alfabetizador
A Infância e o Desenvolvimento Biopsicossocial
Teorias da Aprendizagem
Infância e Ludicidade
Altas Habilidades e Superdotação
Pesquisa e Intervenção Psicopedagógica
Psicopedagogia Institucional

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.