Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Sobre o curso

A Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho tem como objetivo formar profissionais com conhecimento aprofundado em Direito e Processo do Trabalho, para que possam contribuir com a formulação de um novo e melhor modelo de aplicação dos direitos trabalhistas.

Habilidades adquiridas

>
Analisar e resolver problemas
>
Gerar ideias e inovar
>
Postura preventiva e conciliadora
>
Prática Ética
>
Consultoria em Direito
>
Linguagem Jurídica
>
Pesquisa Jurídica
>
Atuação jurídica em causas cíveis e questões processuais
>
Gestão dos riscos e custos trabalhistas
>
Mediação de conflitos trabalhistas

Carreira e mercado de trabalho

O profissional que se especializa nesta área pode atuar judicialmente em causas trabalhistas, colaborando, representando ou, sendo advogado, interferindo diretamente no processo judicial trabalhista que possui ordenamento e institutos próprios, além de atuar na área de consultivo trabalhista, bem como elaborando planos de saneamento de empresas, projetos de compliance e auditoria trabalhista.
Para se destacar na área, o profissional precisa ter algumas características pessoais. Além do comprometimento, necessário para qualquer carreira, o profissional da área jurídica precisa ser muito concentrado, ter grande interesse por pesquisa e ter o pleno desenvolvimento na comunicação escrita e oral e principalmente capacidade para a resolução de problemas e tomadas de decisão.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 8.500

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 16.000

Áreas de atuação

Atuação perante os órgãos de Administração Municipal, Estadual e Federal;<br />

Atuação perante os órgãos de Administração Municipal, Estadual e Federal;

Assessoria em ações judiciais próprias do Direito do Trabalho e Previdenciário;<br />

Assessoria em ações judiciais próprias do Direito do Trabalho e Previdenciário;

Escritórios de Advocacia.<br />

Escritórios de Advocacia.

Diferenciais

Módulos selecionados segundo a relevância para o desenvolvimento do perfil profissional no mercado de trabalho. Estrutura didática de aula padronizada, que favorece o desenvolvimento de competências profissionais, além de garantir a presença de elementos didáticos essenciais para a efetiva aprendizagem. Planejamento dos módulos realizado por uma equipe especializada a fim de garantir a qualidade de aprendizagem.

O mercado de trabalho tem mais oportunidades para aquele que tem como valor a inovação. Com esta especialização, o elemento inovador contribui para que o profissional atue em diversas segmentações, de uma forma competitiva, mas com base na ética, contribuindo com novas ideias, com uma nova forma de pensar e atendendo as demandas exigidas.

Desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir da participação ativa nas aulas e em atividades extraclasse. Professores com experiência teórico-prática relevante, com formação pedagógica diferenciada.

Matriz curricular

Análise e resolução de problemas profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de experiência
Direitos Humanos
Prática Colaborativa
Ações Constitucionais
Teoria Geral do Direito do Trabalho
Sujeitos da Relação de Emprego
Contrato de Trabalho
Jornada e Salário
Estabilidade, Extinção e Direito Coletivo
Teoria Geral do Processo do Trabalho
Processo de Conhecimento
Recursos
Execução
Ações e Procedimentos Especiais

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Ms. Maria Vitoria Queija Alvar

Prof. Ms. Maria Vitoria Queija Alvar

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Faculdade de Direito de São Paulo - USP. Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Castilla La Mancha - Espanha. Mestre em Direito na área de concentração em Direito na Sociedade da Informação pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Foi Aluna Especial da Disciplina de Direitos da Personalidade e de Direito do Trabalho na Pós-Graduação Stricto Sensu do Largo São Francisco - USP. Professora universitária desde 1998. Atualmente ministra aulas nos cursos de Graduação em Direito da FMU nas disciplinas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho nas modalidades presencial e EAD. Coordenadora Pedagógica do Programa de Orientação Profissional - POP - do Curso de Direito da FMU desde agosto de 2012.