Topo
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e Semipresencial

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 5

Sobre o curso

O curso de Fisioterapia da FMU tem como objetivo preparar você para todos os desafios do mercado de trabalho, por meio de uma metodologia inovadora e totalmente voltada às exigências da profissão. Durante os estudos, você conhecerá a anatomia humana e aprenderá todos os conceitos teóricos da profissão, além de realizar atividades práticas, sempre orientadas pelos professores.
Além disso, você poderá vivenciar a sua futura profissão na nossa clínica de fisioterapia, um local com ótima estrutura, onde os alunos desenvolvem suas competências, atendem casos reais e aprendem na prática.

Habilidades adquiridas

>
Aplicar técnicas de fisioterapia (hidroterapia, cinesioterapia, eletroterapia e terapia manual).
>
Dar atenção à saúde por meio da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e lesões.
>
Atuar em diversas áreas da fisioterapia, utilizando recursos físicos e naturais de ação isolada ou em conjunto.
>
Determinar os meios terapêuticos mais adequados às fases de atenção à saúde.

Carreira e mercado de trabalho

A Fisioterapia é uma profissão que proporciona oportunidades de trabalho em diversas especialidades da saúde. O fisioterapeuta pode atuar na área de traumatologia e ortopedia; no atendimento de pacientes em terapia intensiva; na neurologia pediátrica e adulta; na reabilitação de pacientes oncológicos; na medicina do trabalho; na reabilitação de atletas de alta performance; entre outras.

Áreas de atuação

Clínicas de fisioterapia e ortopedia<br />

Clínicas de fisioterapia e ortopedia

Hospitais<br />

Hospitais

Centros esportivos<br />

Centros esportivos

Diferenciais

Infraestrutura

Infraestrutura

Oferecemos uma completa e moderna estrutura, que conta com laboratórios, centros de atendimento, clínica de fisioterapia e piscina terapêutica altamente adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção. Assim, você poderá participar de atividades práticas orientadas pelos professores e encarar os reais desafios da sua futura profissão na prática.


Metodologia Ativa

Metodologia Ativa

Nós valorizamos a sua autonomia durante a sua formação profissional, por isso, adotamos o uso da metodologia ativa. Dessa forma, você passa a ter maior responsabilidade e participação no seu processo de aprendizagem, alcançando melhores resultados.

Qualidade de Ensino

Qualidade de Ensino

Nosso foco está voltado à qualidade do ensino. Contamos com uma equipe de professores extremamente qualificados, que possuem vasta experiência no mercado de trabalho. Você contará com a orientação de mestres e doutores que, além do ensinamento teórico, poderão transmitir seus conhecimentos e vivências.

Biblioteca

Biblioteca

Completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018.

Professores preparados

Professores preparados

Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Matriz curricular

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
ESTRUTURA E FUNÇÃO HUMANA
APARELHO LOCOMOTOR
PROCESSOS BIOLÓGICOS
PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA I
ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
SISTEMA CARDIORRESPIRATORIO
SISTEMA NERVOSO
MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA
PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA II
OPTATIVA
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
APARELHO UROGENITAL
BIOMEC NICA E CINESIOLOGIA
TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
PRÁTICAS EM FISIOTERAPIA III
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
INTERAÇÃO CLINICOPATOLÓGICA
RECURSOS HÍDRICOS
RECURSOS TERAPEUTICOS
PRÁTICAS COMPLEMENTARES
SAÚDE COLETIVA
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SAÚDE COMUNIDADE
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
FISIOTERAPIA MUSCULOESQUELETICA
FISIOTERAPIA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA
FISIOTERAPIA UROGENITAL
FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA
FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E CARDIOVASCULAR
FISIOTERAPIA ESPORTIVA
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
ERGONOMIA E FISIOTERAPIA DO TRABALHO
GESTÃO DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
GESTÃO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Disciplinas
41
Disciplinas

Horas de aula
4.072
Horas de aula

Coordenação

Profa. Juliana Duarte Leandro

Profa. Juliana Duarte Leandro

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Especialista em Ensino a Distância pela Universidade Paulista (UNIP), Mestre em Engenharia Biomédica com ênfase em Eletrofisiologia Cardíaca pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Doutora em Engenharia Biomédica com ênfase em Cirurgias Torácicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), atualmente cursando MBA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário das Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Docente e Coordenadora do Curso de Graduação em Fisioterapia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Atos autorizativos

Autorização

Campus Ibirapuera – Resolução do CDEPE nº. 02 de 15/04/1998; Campus Liberdade – Resolução do CDEPE de 05/08/2007


Reconhecimento

Campus Ibirapuera – Portaria MEC nº 1.223 de 13/05/2004, publicada no DOU de 14/05/2004, pg. 7; Campus Liberdade – Portaria MEC nº 1.223 de 13/05/2004, publicada no DOU de 14/05/2004, pg. 7


Renovação de Reconhecimento

Campus Ibirapuera – Portaria MEC/SESu nº 775 de 07/11/2008, publicada no DOU de 10/11/2008, pg. 18 e 22; Campus Liberdade – Portaria MEC nº 1, de 06/01/2012, publicada no DOU nº 6 de 9/01/2012 – pg. 19, 21; Campus Ibirapuera – Portaria MEC nº 1, de 06/01/2012, publicada no DOU nº 6 de 09/01/2012 – pág. 19, 21; Campus Ibirapuera – Portaria N° 819, de 30/12/2014, Publicada no DOU N° 1 de 02/01/2015, pg. 7, 10