Topo
Certificação:

Certificação:

Tecnológico

Duração:

Duração:

5 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial - Semipresencial - EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 5

Sobre o curso

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FMU tem o objetivo de formar profissionais preparados para desempenhar funções analíticas e práticas relacionadas a sistemas computacionais de informação. O curso promove um entendimento completo da área, oferecendo o conhecimento necessário para analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter todos os tipos de sistemas computacionais de informação.

O aprendizado consiste em aulas teóricas e práticas, ministradas por professores com grande vivência de mercado e ampla experiência acadêmica. Isso permite que você desenvolva habilidades compatíveis com as necessidades do mundo corporativo. Você também terá a oportunidade de realizar atividades e projetos em laboratórios equipados com os mais modernos recursos computacionais.

O curso semipresencial de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FMU prepara o aluno para os reais desafios do mercado de trabalho, por meio de um programa de ensino inovador. Além disso, você contará com a comodidade de adequar os seus horários de estudos às necessidades do seu dia a dia.

Habilidades adquiridas

>
Desenvolvimento de diversos tipos de programas, construindo telas e menus, armazenando dados e emitindo relatórios, inclusive para dispositivos móveis.
>
Realização de perícias e emissão de laudos técnicos na área de tecnologia.
>
Coordenação e gerenciamento de equipes e projetos de produção de softwares.
>
Desenvolvimento de tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados;
>
Capacidade de atuar nas diversas áreas da programação, como: banco de dados, web e aplicativos;

Carreira e mercado de trabalho

A área de atuação do profissional com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é bastante ampla e promissora. Como analista de sistemas, você será responsável por analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implementar e cuidar da manutenção de sistemas computacionais e software, podendo atuar tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos ou de forma autônoma.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 2.130

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 6.400

Áreas de atuação

 Departamento de ADS em empresas de diferentes segmentos

Departamento de ADS em empresas de diferentes segmentos

Consultorias

Consultorias

Empresas desenvolvedoras de sistemas informatizados

Empresas desenvolvedoras de sistemas informatizados

Startups de Tecnologia

Startups de Tecnologia

Serviço público e instituições privadas de qualquer setor

Serviço público e instituições privadas de qualquer setor

Comércio

Comércio

Empresas de prestação de serviços

Empresas de prestação de serviços

Diferenciais

Ênfase em Programação e Desenvolvimento

Ênfase em Programação e Desenvolvimento

O principal diferencial do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FMU é a sua ênfase em programação e desenvolvimento. Ele conta com sete disciplinas de programação na matriz e engloba: programação orientada a objetos, projeto de banco de dados, elaboração de telas e programação para Web, além de criação de aplicativos para dispositivos móveis na plataforma Android.

Aulas Dinâmicas

Aulas Dinâmicas

Na FMU, os alunos recebem uma bagagem muito grande, tanto teórica, quanto prática. Por meio de aulas dinâmicas e atividades práticas, você será imergido em um cenário que se assemelha ao do mercado de trabalho, com o desenvolvimento de projetos que visam facilitar o seu aprendizado.

Programa Inovador

Programa Inovador

O curso, possui cinco módulos semestrais, oferecendo ao aluno uma certificação parcial ao término de cada semestre. Cada uma dessas certificações declara que você está apto a trabalhar em um determinado segmento. Assim, as chances de conseguir um bom estágio ou emprego antes mesmo da conclusão do curso são grandes.

Biblioteca

Biblioteca

Completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018

Professores preparados

Professores preparados

Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Matriz curricular

Antropologia e Cultura Brasileira
Arquitetura de Software
Arquitetura e Organização de Computadores
Atividades Complementares
Banco de Dados
Computação para Dispositivos Móveis
Comunicação
Desenvolvimento de Software para Web
Desenvolvimento Humano e Social
Engenharia de Software
Estatística Aplicada ao Data Science
Estrutura de Dados
Fundamentos para Certificação Técnica
Fundamentos para Computação
Gestão de Projetos
Interface Humano Computador
Laboratório de Software e Projetos
Lógica de Programação
Matemática
Optativa
Pesquisa, Ordenação e Técnicas de Armazenamento
Práticas de Banco de Dados
Práticas de Engenharia de Software
Processo de Negócios e Empreendedorismo
Programação Orientada a Objetos
Qualidade e Teste de Software
Redes de Computadores
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Teoria de Sistemas de Informação

Disciplinas
32
Disciplinas

Horas de aula
2.135
Horas de aula

Coordenação

Profa. Angela Tomiko Ninomia

Profa. Angela Tomiko Ninomia

Possui graduação tecnológica pelo curso de Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC-SP. É mestre em Educação pela UNISAL, reconhecida pela portaria nº 1.919, de 03/06/2005 e dissertação intitulada “Uma proposta pedagógica para o ensino e construção de algoritmos e programação de computadores no nível superior”. Possui experiência docente de 25 anos no nível superior e tecnológico, tendo atuado como docente em diversas instituições particulares de São Paulo, e de 9 anos na coordenação de cursos da área de Tecnologia da Informação.

Atos autorizativos

Autorização

Campus Morumbi – Resolução do CDEPE de 11/08/2008.

Reconhecimento

Campus Liberdade – Portaria SETEC nº 27, de 02/01/2007, publicada no DOU, nº 4 de 5/01/2007, pág. 67. Campus Morumbi – Portaria MEC nº 46, de 22/05/2012, publicada no DOU, nº 100 de 24/05/2012, pág. 14.

Renovação de Reconhecimento

Campus Liberdade – Portaria nº 1.091, de 24/12/2015, publicada no DOU N° 249 de 30/12/2015, pág. 27, 30. Campus Morumbi – Portaria nº 639 de 21/10/2016, publicada no DOU nº 204 de 24/10/2016, pág. 20, nº de ordem 10.