Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

3 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Sobre o curso

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais em Design (User Experience) para atuar com técnicas, ferramentas e as melhores práticas do mercado. Além disso, o curso visa aprimorar a experiência do usuário com relação à interação nos diferentes ambientes.

Carreira e mercado de trabalho

Segundo a empresa de recrutamento Michael Page, a demanda das empresas por esse perfil triplicou no último semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já de acordo com a pesquisa feita pelo UXPA São Paulo com 247 UX designer, a maior parte começou como autodidata (40%) ou aprenderam conforme trabalhavam na área (37%). Porém, os mesmos profissionais estão fazendo, ou já fizeram, pós-graduação na área (45%).
Nesse mercado, as empresas que mais contrataram UX designers são agências de publicidade, seguidas por clientes de agências e consultorias.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 3.012

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 12.000

Áreas de atuação

Empresas que trabalham com desenvolvimento web<br />

Empresas que trabalham com desenvolvimento web

Agências de Publicidade<br />

Agências de Publicidade

Universidades

Universidades

Produtoras de Conteúdos<br />

Produtoras de Conteúdos

Diferenciais

Módulos selecionados segundo a relevância para o desenvolvimento do perfil profissional no mercado de trabalho. Estrutura didática de aula padronizada, que favorece o desenvolvimento de competências profissionais, além de garantir a presença de elementos didáticos essenciais para a efetiva aprendizagem.

Planejamento dos módulos realizado por uma equipe especializada a fim de garantir a qualidade de aprendizagem. Desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir da participação ativa nas aulas e em atividades extraclasse.

Professores com experiência teórico-prática relevante, com formação pedagógica diferenciada.

Matriz curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência
Planejamento Estratégico
User Research
Arquitetura da Informação
Protótipos de Interface
UX para Tecnologias Cognitivas
Gamificação
Métodos Ágeis
UX das Coisas
Métricas de Avaliação
Inovação Através do Design Thinking
Human Center Data Science
Ubiquidade e Interfaces Invisíveis
Experiências Ontem, Hoje e Amanhã

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Fernando Duque Barros

Prof. Fernando Duque Barros

Atua há 25 anos como engenheiro industrial e docente nas áreas de Tecnologia, Química, Educação e Segurança do Trabalho. Realiza projetos nas áreas de Petroquímica, Logística Industrial, Química Industrial, Química Fina e Segurança do Trabalho. Coordena a Pós-graduação em Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Informação desde 2015 no complexo FMU. Possui Graduação em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) (1993), Especialização Lato Sensu em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) (1995), Especialização Lato Sensu em Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores de Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2001), Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes (Faban) (2011), Especialização Lato Sensu e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC) (2013) e Mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007).

Atos autorizativos