Mestrado
Certificação:
Duração:
24 meses
Modalidades disponíveis:
Presencial
Mensalidade:
Avaliação CAPS:
ATENÇÃO:
Inscrições em breve
O Programa de Mestrado Profissional em Administração (MPA) – Governança Corporativa é o primeiro mestrado aprovado neste tema no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O programa vem a suprir uma oferta de conhecimento ainda incipiente no ambiente acadêmico paulista e nacional. Este tema tem sua raiz na evolução das corporações e diz respeito à complexa relação entre propriedade e gestão das empresas, particularmente aquelas que operam com capital aberto, sem excluir outras formas de partilha dos recursos gerados pela acumulação de capital. De fato, o tema ganha corpo para redimir conflitos entre a propriedade e a gestão empresarial e os interesses mais gerais do mercado de capitais.
No ano de 2021 foi firmado Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciências Contábeis da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo – DCC-EPPEN-UNIFESP, como protagonista na capacitação e formação de alunos de pós-graduação.
CONCEPÇÃO GERAL DO MPA
O mestrado profissional está concebido para ser um curso importante, voltado para uma profissão de mercado fora da academia, embora sem restringir ou inibir tal carreira. Este é o caso do MPA – Governança Corporativa – GC, focado para o profissional que atua neste campo de conhecimento ou que nele pretende adentrar.
O foco do que se pretende atingir envolve necessariamente a formação de profissionais que, embora com habilidades de docência e pesquisa, possa agregar valor do conhecimento científico e teórico às atividades externas à academia, estando apto a utilizar a forma de raciocinar típica do método científico no quotidiano de trabalho das organizações.
No campo profissional a necessidade de especificar a demanda a ser atendida nas atividades práticas é maior que no campo acadêmico, delimitando por este critério a área de conhecimento a ser ofertada, como é o caso em Governança Corporativa.
CONHECIMENTO PROFISSIONAL COMO ATIVO
O MPA deve reconhecer que o conhecimento profissional acumulado na área de sua vocação é um ativo relevante. Nos mestrados acadêmicos, este ativo é relativamente depreciado. No profissional, ele deve ser devidamente lapidado pela metodologia científica para ganhar dimensão que incorpore valor na prática profissional, esta eminentemente prática e aplicada. Sendo assim, o perfil ideal do candidato é marcado também pela experiência acumulada em gestão, além do treinamento formal, que é condição necessária, mas não suficiente, para uma prática profissional socialmente útil e responsável como é o caso de GC.
A GOVERNANÇA CORPORATIVA – GC
Além de ter demanda focada e de se constituir em um campo de aplicação prática, o curso de MPA-GC busca uma clara identificação da especialização profissional do gestor, com um corpo de conhecimentos bem delineado, mais comumente identificado com códigos e manuais de boas práticas, mas que tem profundas implicações nas funções administrativas. Embora tributário principalmente da administração, da economia e da contabilidade, este corpo de conhecimentos está restrito a um conjunto de teorias, métodos, técnicas e ferramentas voltadas a atividades definidas exatamente pelas variáveis que dizem mais respeito à regulamentação que busca dirimir conflitos entre proprietários e gestores, na busca constante por construir organizações sustentáveis em termos econômico-financeiro, social e ambiental. O conhecimento e as práticas da GC têm uma enraizada evolução no contexto da administração, particularmente nos últimos anos.
O Programa de Mestrado Profissional em Administração com área de concentração em Governança Corporativa – MPA/GC foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em 2013.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do Mestre em Administração em GC a ser formado deverá apresentar as seguintes competências exigidas pelo mercado:
O aluno egresso poderá assumir ocupações nos seguintes segmentos de mercado:
PÚBLICO-ALVO
Destinados a profissionais de administração ou áreas afins.
Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016), Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2008), e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FIEO (2000). Membro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico do CRC-SP, Avaliador Basis do INEP-MEC, avaliador especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, associado – System Dynamics Society, associado – The International Family Enterprise Research Academy, associado – Asociacion Iberoamericana de Control de Gestión, associado Sociedade Brasileira de Computação.
O MPA-GC estabelece como objetivo central construir para a sociedade, em geral, e para as organizações, em particular, novos e avançados conhecimentos sobre Governança Corporativa, por meio da capacitação de profissionais e da divulgação de produção intelectual e técnica, embasados em fundamentos científicos e metodologias pertinentes.
Objetivos acadêmicos específicos
Para contribuir com esses ideais o MPA-GC define como seus objetivos específicos:
Clique no botão abaixo para acessar o regulamento completo do curso e sanar todas as suas dúvidas referentes ao mesmo.
REGULAMENTO
Área de Concentração: A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, almejando o equilíbrio entre a busca de lucratividade e os objetivos de sustentabilidade. Sua estrutura encoraja o uso eficiente de recursos e requer a promoção da transparência para aqueles que os empossam. As práticas de governança têm como objetivo alinhar os interesses dos indivíduos, das empresas e da sociedade. Este tema tem grande relevância para mercado de capitais e o profissional de administração, em diferentes funções nas organizações. Há uma crescente demanda para a formação teórica e prática neste tema, não havendo um curso stricto sensu voltado a esta disciplina, embora no país e no exterior a produção acadêmica e técnica tenha aumentado e contado com a promoção de organizações empresariais, oficiais e não governamentais para sua difusão. Esse tema é de importância para todos os tipos de empresas, de diferentes os setores de atividades e particularmente relevante aos países emergentes.
Linhas de Pesquisa:
Linha 1 – Estruturação da Governança Corporativa
A Linha de Pesquisa Estruturação da Governança Corporativa analisa os aspectos essenciais da governança corporativa como tema central, que trata da concepção de gestão, bem como os mecanismos de operação e controle das organizações, visando harmonizar a busca de lucratividade e os objetivos sociais e de sustentabilidade nas economias de mercado. A Linha engloba estudos e pesquisas da estrutura de governança da empresa, as relações entre proprietários, conselho consultivo, conselho de administração, alta administração e auditoria independente e a estratégia das organizações. Seu escopo também incorpora os códigos e manuais de boas práticas de governança, as leis de proteção aos investidores, a transparência contábil, financeira e fiscal, as normas contábeis e de auditoria e os acordos nacionais e internacionais que tratam do tema.
Linha 2 – Governança Corporativa e Dinâmica Organizacional
Esta Linha está focada na dinâmica organizacional envolvendo a governança corporativa da empresa. Ela implica em organizar e definir as estratégias funcionais considerando os objetivos de governança corporativa das organizações e as práticas adotadas. Assim, as estratégias funcionais das empresas sofrem influências da governança corporativa praticadas pela mesma e também as influenciam. Além disso, tais estratégias funcionais assumem um contorno diferente ao serem discutidas no âmbito da alta administração da empresa – proprietários, conselho e diretoria. A linha engloba, então, as relações da governança corporativa com funções diversas, dentre as quais alguns exemplos merecem destaque: gestão de pessoas, sustentabilidade, gestão da informação e práticas de contabilidade.
Total mínimo a cursar para os alunos(2): Créditos: 24 | CARGA HORÁRIA: 360 horas
(2) Total em disciplinas 24 + trabalho de conclusão final 10 + atividades complementares 2 = 36 créditos.
Clique no botão abaixo para acessar as ementas referentes a cada disciplina do curso.
BAIXAR
Líder: Marcus Vinicius M. Zittei
P1. 1 – Estratégia e Governança Corporativa
P1. 2 – Controladoria e Contabilidade: Implicações para a Governança Corporativa
P1. 3- Governança Corporativa e Políticas Públicas
Líder: Marina Mitio Yamamoto
P2.1 – Tecnologias da informação e Governança Corporativa
P2.2- Sustentabilidade Ambiental nas Organizações
P2.3- Gestão de Pessoas para a Alta Administração
O Mestrado Profissional em Governança Corporativa é um Programa de estudos Stricto Sensu recomendado pela CAPES. Anualmente, o MPA-GC oferece 20 vagas e o curso tem a duração de 2 anos. As aulas são ministradas predominantemente as quintas e sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h. Após o cumprimento dos créditos de disciplinas, as atividades concentram-se, sobretudo em orientação e no desenvolvimento da dissertação. Atividades de orientação, estudos, pesquisas e eventos complementares à formação do mestrando poderão demandar a presença em algumas tardes. As exigências para o candidato participar do processo seletivo para ingresso no mestrado são sempre descritas em edital próprio, disponibilizado nesse site. Fique atento!
VEJA O EDITAL
Todos os alunos aprovados terão bolsa de estudos de 100% da mensalidade, dentro do acordo de cooperação técnica com a EPPEN-UNIFESP.
Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciências Contábeis da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo – DCC-EPPEN-UNIFESP, como protagonista na capacitação e formação de alunos de pós-graduação.
O Fórum Integrado de Pesquisas em Administração é uma iniciativa do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Este fórum acadêmico e científico tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores. Nesse espaço são facilitadas as discussões de tópicos contemporâneos pertinentes à administração e às áreas afins, com destaque às boas práticas de pesquisa. Na primeira edição do Fórum, é possível destacar a palestra com o Keynote Speakers Prof Dr. Ladislaw Dowbor, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e os painéis de debate sobre a qualidade em pesquisa. Em uma visão geral, o Fórum Integrado de Pesquisas em Administração é um espaço para o debate de ideias e para a difusão do conhecimento científico, bem como para o estímulo ao desenvolvimento de alunos e pesquisadores. Na segunda edição do Fórum de Pesquisas, estiverem presentes os professores Prof. Dr. Tomás de Aquino Guimarães, Diretor-Presidente da Anpad-Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração na gestão 2016. Nas terceira e quarta edição do Fórum, optou-se por realizar atividades mais dinâmicas e ao invés de trazer alguns professores palestrantes, alunos e professores, tanto da FMU como de outras IES, apresentaram seus projetos de pesquisas, artigos publicados e resultados de pesquisas já concluídas. Na quinta edição optou-se por parceria com a ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) para realização do IV Seminário de Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Pequena Empresa – SInEGEPE, com o tema “Governança e inovação: pilares de sucesso para todos os tipos e setores de empreendedorismo”. Com a participação em torno de 2.500 pessoas, entre alunos da graduação da FMU, de outras IES e de empresas. Foi realizado 3 visitas técnicas em incubadoras (Wall Jobs, Oxigênio e Inovabra); 6 painéis com apresentação de cases e debates de pesquisadores; 3 talk show com empreendedores e moderação de pesquisadores; 1 mesa redonda (Conversa Séria); e 1 oficina de desenvolvimento de papers. (https://www.sympla.com.br/ivseminario-de-inovacao-empreendedorismo-gestao-de-pequena-empresa—sinegepe__600811#info)
A RMS é fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores atuantes em diversas áreas acadêmicas, notadamente em temas voltados para o Desenvolvimento Sustentável, baseado nas três dimensões ou esferas da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Em 2011, o projeto foi concebido por um núcleo de professores de Administração, Direito, Economia, Engenharias e Ciências Ambientais das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, com o intuito de ofertar a comunidade científica um veículo de comunicação digital, de estudos e pesquisas referenciados ao Desenvolvimento Sustentável. A revista RMS se apoia em seu Comitê Científico e em seu Conselho Editorial para a condução da proposta editorial. Mais informações acesse o site www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms
A revista RMGC teve sua concepção iniciada em março de 2014. O maior objetivo dessa revista é o de gerar produção intelectual e acadêmica nas áreas de administração e afins que discutam a governança corporativa. A RMGC se destina a publicação de contribuições científicas e práticas na temática Governança corporativa, tais como sucessão dos proprietários e do CEO; governança familiar; estabelecimento de conselhos de administração; aspectos legais da governança; códigos de ética; modelos de gestão, recursos tecnológicos, sustentabilidade; treinamento de pessoal; liderança; empreendedorismo; gestão de pessoas, entre outras. Mais informações acesse o site: www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC