Certificação:

Certificação:

Mestrado

Duração:

Duração:

24 meses

Modalidades disponíveis:

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Presencial

Mensalidade:

Mensalidade:

ATENÇÃO:

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Inscrições encerradas

O PROGRAMA

O Programa de Mestrado Profissional em Administração (MPA) – Governança Corporativa é o primeiro mestrado aprovado neste tema no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O programa vem a suprir uma oferta de conhecimento ainda incipiente no ambiente acadêmico paulista e nacional. Este tema tem sua raiz na evolução das corporações e diz respeito à complexa relação entre propriedade e gestão das empresas, particularmente aquelas que operam com capital aberto, sem excluir outras formas de partilha dos recursos gerados pela acumulação de capital. De fato, o tema ganha corpo para redimir conflitos entre a propriedade e a gestão empresarial e os interesses mais gerais do mercado de capitais.

No ano de 2021 foi firmado Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciências Contábeis da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo – DCC-EPPEN-UNIFESP, como protagonista na capacitação e formação de alunos de pós-graduação.

 

CONCEPÇÃO GERAL DO MPA

O mestrado profissional está concebido para ser um curso importante, voltado para uma profissão de mercado fora da academia, embora sem restringir ou inibir tal carreira. Este é o caso do MPA – Governança Corporativa – GC, focado para o profissional que atua neste campo de conhecimento ou que nele pretende adentrar.

O foco do que se pretende atingir envolve necessariamente a formação de profissionais que, embora com habilidades de docência e pesquisa, possa agregar valor do conhecimento científico e teórico às atividades externas à academia, estando apto a utilizar a forma de raciocinar típica do método científico no quotidiano de trabalho das organizações.

No campo profissional a necessidade de especificar a demanda a ser atendida nas atividades práticas é maior que no campo acadêmico, delimitando por este critério a área de conhecimento a ser ofertada, como é o caso em Governança Corporativa.

 

CONHECIMENTO PROFISSIONAL COMO ATIVO

O MPA deve reconhecer que o conhecimento profissional acumulado na área de sua vocação é um ativo relevante. Nos mestrados acadêmicos, este ativo é relativamente depreciado. No profissional, ele deve ser devidamente lapidado pela metodologia científica para ganhar dimensão que incorpore valor na prática profissional, esta eminentemente prática e aplicada. Sendo assim, o perfil ideal do candidato é marcado também pela experiência acumulada em gestão, além do treinamento formal, que é condição necessária, mas não suficiente, para uma prática profissional socialmente útil e responsável como é o caso de GC.

 

A GOVERNANÇA CORPORATIVA – GC

Além de ter demanda focada e de se constituir em um campo de aplicação prática, o curso de MPA-GC busca uma clara identificação da especialização profissional do gestor, com um corpo de conhecimentos bem delineado, mais comumente identificado com códigos e manuais de boas práticas, mas que tem profundas implicações nas funções administrativas. Embora tributário principalmente da administração, da economia e da contabilidade, este corpo de conhecimentos está restrito a um conjunto de teorias, métodos, técnicas e ferramentas voltadas a atividades definidas exatamente pelas variáveis que dizem mais respeito à regulamentação que busca dirimir conflitos entre proprietários e gestores, na busca constante por construir organizações sustentáveis em termos econômico-financeiro, social e ambiental. O conhecimento e as práticas da GC têm uma enraizada evolução no contexto da administração, particularmente nos últimos anos.

O Programa de Mestrado Profissional em Administração com área de concentração em Governança Corporativa – MPA/GC foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em 2013.

 

PERFIL DO EGRESSO

O perfil do Mestre em Administração em GC a ser formado deverá apresentar as seguintes competências exigidas pelo mercado:

  1. Capacidade reflexiva, analítica e crítica sobre a realidade da sociedade e as estruturas organizacionais modernas;
  2. Potencial para a articulação mobilização e aplicação de recursos e conhecimentos voltados à área de concentração e linhas de pesquisa nas organizações;
  3. Competência para a identificação de situações e apresentação de propostas realistas e sustentáveis para as organizações;
  4. Aperfeiçoamento profissional contínuo e constante, com o reconhecimento de instrumentos e desenvolvimento de sólidas competências profissionais;
  5. Capacidade de produção científica aplicada às necessidades das organizações, com conhecimento acerca das diversas técnicas que estão envolvidas no campo da administração e da governança corporativa;
  6. Capacidade de perceber, dentro de uma visão abrangente e culta, a organização e a sinergia entre as partes que a compõem, mantendo os interesses coletivos acima dos individuais.
  7. Conhecer a formalização das políticas, códigos e guias de governança corporativa;
  8. Identificar as funções do conselho de administração e suas relações com os executivos;
  9. Identificar o perfil da esfera comportamental entre gestores e proprietários;
  10. Compreender como alinhar e fortalecer os direitos dos shareholders;
  11. Ter ferramentas para melhorar o ambiente de controladoria nas organizações;
  12. Lidar com a transparência e “disclosure” as informações; e
  13. Assegurar a sustentabilidade dos negócios.

O aluno egresso poderá assumir ocupações nos seguintes segmentos de mercado:

  1. Atuação para estruturação e aprimoramento da GC das organizações, trabalhando junto não só a empresas de capital aberto, mas também em empresas que demandam conhecimentos aprofundados de governança, incluindo pequenas e médias empresas de diferentes segmentos econômicos, organizações em processo de sucessão, fusões e aquisições, entre outras situações;
  2. Corporações. Os egressos estarão capacitados a trabalhar em várias frentes: montagem e estruturação da GC; elaboração de políticas de governança, ética, transparência para o público interno e externo; funções da alta administração ou diretoria, para a as quais o conhecimento específico em GC apoiará a tomada de decisão; instruções sobre códigos de conduta e legislação específica para a governança; aprimoramento de auditoria, certificação, advocacia, recursos humanos e outras atividades correlatas;
  3. Proprietários e Sucessores. Dentre o público interessado no curso de MPA-GC, estão também proprietários de empresas e herdeiros de várias gerações que possam se capacitar para estruturar a governança de sua empresa, resolvendo problemas como: sucessão dos proprietários e do CEO; governança familiar; estabelecimento de um conselho de administração; aspectos legais da governança; códigos de ética; boas práticas; sustentabilidade; treinamento de pessoal; liderança; empreendedorismo; gestão de pessoas, entre outras;
  4. Dentre o público interessado no curso, estão também conselheiros de administração, comumente profissionais com ampla experiência profissional. Estes profissionais podem buscar conhecimentos mais avançados em governança corporativa – assunto de grande demanda aos conselhos – ou mesmo uma formação voltada à pesquisa nesta área, o que os capacitaria a lecionar, escrever artigos e materiais de ensino e desenvolvimento da governança;
  5. Setor Educacional. O MPA-GC irá formar docentes com alta experiência profissional, alinhada à formação acadêmico-científica, podendo lecionar o tema “governança corporativa”, que vem demandando cada vez mais docentes especializados, em: MBAs, cursos de graduação em Administração, Contabilidade, Finanças e Direito, cursos de formação in-company e universidades corporativas, além de Mestrados Profissionais stricto sensu;
  6. Carreira de Pesquisa. Neste sentido, há ainda a possibilidade do egresso seguir a carreira de pesquisa neste amplo campo, com a complementação de programas de doutorado, embora não seja esta a finalidade do MPA-GC. A carreira de pesquisa pode ocorrer no âmbito da universidade, em organizações de pesquisa públicas e privadas e organismos ou agências de regulação. Esta frente de trabalho precisa ainda de melhor compreensão científica por meio, por exemplo, da Teoria da Agência ou perspectivas outras como a Teoria de Stewardshipe outras técnicas e instrumentos;
  7. Muitas organizações do governo demandam gerenciamento moderno que incorpore os princípios de governança corporativa e podem ser objeto de atuação de especialistas neste tema.

 

PÚBLICO-ALVO

Destinados a profissionais de administração ou áreas afins.

Coordenador

 

Coordenador

Prof. Dr. Marcus Vinicius Moreira Zittei

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016), Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FECAP (2008), e graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário FIEO (2000). Membro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Acadêmico do CRC-SP, Avaliador Basis do INEP-MEC, avaliador especialista do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, associado – System Dynamics Society, associado – The International Family Enterprise Research Academy, associado – Asociacion Iberoamericana de Control de Gestión, associado Sociedade Brasileira de Computação.

O MPA-GC estabelece como objetivo central construir para a sociedade, em geral, e para as organizações, em particular, novos e avançados conhecimentos sobre Governança Corporativa, por meio da capacitação de profissionais e da divulgação de produção intelectual e técnica, embasados em fundamentos científicos e metodologias pertinentes.

Objetivos acadêmicos específicos 

Para contribuir com esses ideais o MPA-GC define como seus objetivos específicos:

  1. Formar profissionais capacitados a partir da pesquisa aprofundada e aplicada, orientada ao mercado de trabalho e às instituições que promovem a governança corporativa;
  2. Criar um ambiente propício ao aumento da capacidade crítica e analítica de docentes e alunos acerca das ações que interfiram na governança corporativa e na sustentabilidade dos processos organizacionais;
  3. Criar uma profícua aproximação para a construção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos sobre o tema que resultem em melhoria contínua dos processos de gestão nas empresas;
  4. Construir uma ambiência capaz de gerar novos conhecimentos aplicados à governança corporativa por meio do debate de experiências profissionais, pesquisa e produção científica aplicada e técnica pertinente;
  5. Promover o estabelecimento de uma rede de pesquisadores e profissionais voltados ao tema, potencializando sua inserção no mercado de forma qualificada;
  6. Provocar o pensamento analítico e reflexivo, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de equacionamentos sustentáveis com soluções criativas e novas técnicas de gestão;
  7. Capacitar o profissional para que promova a gestão aderente aos princípios da governança corporativa com pensamento científico sistemático e criativo, observando as exigências relacionadas às questões éticas das boas práticas profissionais.

Regulamento

Clique no botão abaixo para acessar o regulamento completo do curso e sanar todas as suas dúvidas referentes ao mesmo.

REGULAMENTO

Corpo Docente

 

Corpo Docente

Prof. Dr. Marcus Vinicius Moreira Zittei

Corpo Docente

Prof. Dr. Durval Lucas dos Santos Júnior

Corpo Docente

Prof. Dr. Francisco Carlos Fernandes

Corpo Docente

Prof. Dr. José Marcos Carrera Júnior

Corpo Docente

Prof. Dr. Leonardo Fabris Lugoboni

Corpo Docente

Profa. Dra. Marina Mitiyo Yamamoto

Corpo Docente

Prof. Dr. Raphael de Oliveira Garcia

Corpo Docente

Prof. Dr. Ricardo Luiz Pereira Bueno

Corpo Docente

Profa. Dra. Simone Alves da Costa

ESTRUTURA CURRICULAR

Área de Concentração: A Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, almejando o equilíbrio entre a busca de lucratividade e os objetivos de sustentabilidade. Sua estrutura encoraja o uso eficiente de recursos e requer a promoção da transparência para aqueles que os empossam. As práticas de governança têm como objetivo alinhar os interesses dos indivíduos, das empresas e da sociedade. Este tema tem grande relevância para mercado de capitais e o profissional de administração, em diferentes funções nas organizações. Há uma crescente demanda para a formação teórica e prática neste tema, não havendo um curso stricto sensu voltado a esta disciplina, embora no país e no exterior a produção acadêmica e técnica tenha aumentado e contado com a promoção de organizações empresariais, oficiais e não governamentais para sua difusão. Esse tema é de importância para todos os tipos de empresas, de diferentes os setores de atividades e particularmente relevante aos países emergentes.

 

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Estruturação da Governança Corporativa

A Linha de Pesquisa Estruturação da Governança Corporativa analisa os aspectos essenciais da governança corporativa como tema central, que trata da concepção de gestão, bem como os mecanismos de operação e controle das organizações, visando harmonizar a busca de lucratividade e os objetivos sociais e de sustentabilidade nas economias de mercado. A Linha engloba estudos e pesquisas da estrutura de governança da empresa, as relações entre proprietários, conselho consultivo, conselho de administração, alta administração e auditoria independente e a estratégia das organizações. Seu escopo também incorpora os códigos e manuais de boas práticas de governança, as leis de proteção aos investidores, a transparência contábil, financeira e fiscal, as normas contábeis e de auditoria e os acordos nacionais e internacionais que tratam do tema.

 

Linha 2 – Governança Corporativa e Dinâmica Organizacional

Esta Linha está focada na dinâmica organizacional envolvendo a governança corporativa da empresa. Ela implica em organizar e definir as estratégias funcionais considerando os objetivos de governança corporativa das organizações e as práticas adotadas. Assim, as estratégias funcionais das empresas sofrem influências da governança corporativa praticadas pela mesma e também as influenciam. Além disso, tais estratégias funcionais assumem um contorno diferente ao serem discutidas no âmbito da alta administração da empresa – proprietários, conselho e diretoria. A linha engloba, então, as relações da governança corporativa com funções diversas, dentre as quais alguns exemplos merecem destaque: gestão de pessoas, sustentabilidade, gestão da informação e práticas de contabilidade.

Disciplina: Metodologia de Pesquisa (Obrigatória)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Métodos Quantitativos (Obrigatória)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Técnicas de Pesquisa (Obrigatória)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Seminário de Dissertação (Obrigatória)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Total Bloco I: CRÉDITOS: 08 | CARGA HORÁRIA: 120 horas
Disciplina: Teorias e Conceitos de Governança Corporativa (Obrigatória)
Créditos: 04 | CARGA HORÁRIA: 60 horas
Total Bloco II: CRÉDITOS: 04 | CARGA HORÁRIA: 60 horas
Seminários de Linhas de Pesquisa (Obrigatória)
Créditos: 04 | CARGA HORÁRIA: 60 horas
Total Bloco I: CRÉDITOS: 04 | CARGA HORÁRIA: 60 horas
Linha de Pesquisa 1 – Estruturação da Governança Corporativa
Disciplina: Gestão Corporativa de Finanças e Controladoria (Eletiva)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Riscos Corporativos e Criminal Compliance (Eletiva)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Estruturação da governança corporativa para a implementação da estratégia (Eletiva)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Linha de Pesquisa 2 – Governança Corporativa e Dinâmica Organizacional
Disciplina: Desenvolvimento sustentável e governança corporativa (Eletiva)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Gestão da Informação, Inovação e Tecnologia (Eletiva)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horas
Disciplina: Estratégia de gestão de pessoas para a governança corporativa (Eletiva)
Créditos: 02 | CARGA HORÁRIA: 30 horasTotal Bloco I: CRÉDITOS: 08 | CARGA HORÁRIA: 120 horas

Total mínimo a cursar para os alunos(2): Créditos: 24 | CARGA HORÁRIA: 360 horas

(2) Total em disciplinas 24 + trabalho de conclusão final 10 + atividades complementares 2 = 36 créditos.

Ementas

Clique no botão abaixo para acessar as ementas referentes a cada disciplina do curso.

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PESQUISA

GP. 1: Estruturação da Governança Corporativa

Líder: Marcus Vinicius M. Zittei

P1. 1 – Estratégia e Governança Corporativa

P1. 2 – Controladoria e Contabilidade: Implicações para a Governança Corporativa

P1. 3- Governança Corporativa e Políticas Públicas

 

GP.2: Governança Corporativa e Dinâmica Organizacional

Líder: Marina Mitio Yamamoto

P2.1 – Tecnologias da informação e Governança Corporativa

P2.2- Sustentabilidade Ambiental nas Organizações

P2.3- Gestão de Pessoas para a Alta Administração

MAIS INFORMAÇÕES

Processo Seletivo

O Mestrado Profissional em Governança Corporativa é um Programa de estudos Stricto Sensu recomendado pela CAPES. Anualmente, o MPA-GC oferece 20 vagas e o curso tem a duração de 2 anos. As aulas são ministradas predominantemente as quintas e sextas-feiras, das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h. Após o cumprimento dos créditos de disciplinas, as atividades concentram-se, sobretudo em orientação e no desenvolvimento da dissertação. Atividades de orientação, estudos, pesquisas e eventos complementares à formação do mestrando poderão demandar a presença em algumas tardes.
As exigências para o candidato participar do processo seletivo para ingresso no mestrado são sempre descritas em edital próprio, disponibilizado nesse site. Fique atento!

Edital 24.2
Edital 23.1

Bolsas

Todos os alunos aprovados terão bolsa de estudos de 100% da mensalidade, dentro do acordo de cooperação técnica com a EPPEN-UNIFESP.

 

Convênios

Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciências Contábeis da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo – DCC-EPPEN-UNIFESP, como protagonista na capacitação e formação de alunos de pós-graduação.

FÓRUM DE ADMINISTRAÇÃO FMU

O Fórum Integrado de Pesquisas em Administração é uma iniciativa do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Este fórum acadêmico e científico tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores. Nesse espaço são facilitadas as discussões de tópicos contemporâneos pertinentes à administração e às áreas afins, com destaque às boas práticas de pesquisa.
Na primeira edição do Fórum, é possível destacar a palestra com o Keynote Speakers Prof Dr. Ladislaw Dowbor, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e os painéis de debate sobre a qualidade em pesquisa. Em uma visão geral, o Fórum Integrado de Pesquisas em Administração é um espaço para o debate de ideias e para a difusão do conhecimento científico, bem como para o estímulo ao desenvolvimento de alunos e pesquisadores. Na segunda edição do Fórum de Pesquisas, estiverem presentes os professores Prof. Dr. Tomás de Aquino Guimarães, Diretor-Presidente da Anpad-Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração na gestão 2016. Nas terceira e quarta edição do Fórum, optou-se por realizar atividades mais dinâmicas e ao invés de trazer alguns professores palestrantes, alunos e professores, tanto da FMU como de outras IES, apresentaram seus projetos de pesquisas, artigos publicados e resultados de pesquisas já concluídas. Na quinta edição optou-se por parceria com a ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) para realização do IV Seminário de Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Pequena Empresa – SInEGEPE, com o tema “Governança e inovação: pilares de sucesso para todos os tipos e setores de empreendedorismo”. Com a participação em torno de 2.500 pessoas, entre alunos da graduação da FMU, de outras IES e de empresas. Foi realizado 3 visitas técnicas em incubadoras (Wall Jobs, Oxigênio e Inovabra); 6 painéis com apresentação de cases e debates de pesquisadores; 3 talk show com empreendedores e moderação de pesquisadores; 1 mesa redonda (Conversa Séria); e 1 oficina de desenvolvimento de papers. (https://www.sympla.com.br/ivseminario-de-inovacao-empreendedorismo-gestao-de-pequena-empresa—sinegepe__600811#info)

A Revista Metropolitana de Sustentabilidade – RMS

A RMS é fruto de um trabalho coletivo de pesquisadores atuantes em diversas áreas acadêmicas, notadamente em temas voltados para o Desenvolvimento Sustentável, baseado nas três dimensões ou esferas da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Em 2011, o projeto foi concebido por um núcleo de professores de Administração, Direito, Economia, Engenharias e Ciências Ambientais das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, com o intuito de ofertar a comunidade científica um veículo de comunicação digital, de estudos e pesquisas referenciados ao Desenvolvimento Sustentável. A revista RMS se apoia em seu Comitê Científico e em seu Conselho Editorial para a condução da proposta editorial.
Mais informações acesse o site www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms

Revista Metropolitana de Governança Corporativa – RMGC

A revista RMGC teve sua concepção iniciada em março de 2014. O maior objetivo dessa revista é o de gerar produção intelectual e acadêmica nas áreas de administração e afins que discutam a governança corporativa.
A RMGC se destina a publicação de contribuições científicas e práticas na temática Governança corporativa, tais como sucessão dos proprietários e do CEO; governança familiar; estabelecimento de conselhos de administração; aspectos legais da governança; códigos de ética; modelos de gestão, recursos tecnológicos, sustentabilidade; treinamento de pessoal; liderança; empreendedorismo; gestão de pessoas, entre outras.
Mais informações acesse o site: www.revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC

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