Celebração de mais uma vitória

Comunicação

24/05/2023

Celebração de mais uma vitória

O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NERA) comemora sete anos de atividades de educação antirracista ininterruptas, com a participação ativa de alunos, egressos, professores e colaboradores do Centro Universitário FMU.

Em sua trajetória, o NERA conta com mais de 400 eventos promovidos e, entre as atividades, as oficinas com maior destaque foram: capoeira, grafite, musicoterapia e desenho digital.

Um ano após o início do núcleo, foi criada a revista Dumela, que tem o papel de ser o repositório, a memória das atividades que desenvolvemos com os alunos, egressos, professores, colaboradores e convidados externos. Hoje já estamos na sexta edição e é só o começo, porque ainda haverá mais publicações de textos, reportagens, resenhas e entrevistas.

O NERA também se destaca pelo projeto Sala de Leitura, com o objetivo de conversar sobre a obra e a vida de autores negros, que representam a essência da educação antirracista.

O primeiro evento foi a leitura da obra da filósofa Sueli Carneiro, “Escritos de uma Vida”, publicada em 2019 pela Editora Jandaíra. No período da pandemia, aconteceu a segunda edição, com mais de 400 inscritos, com a leitura da obra “Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa”, publicada pela União dos Coletivos Pan-Africanistas – Diáspora Africana, em 2018.

A terceira edição da sala de leitura foi um debate sobre a vida e obra da professora e historiadora Beatriz Nascimento, que foi uma intelectual das mais importantes na luta contra o racismo.

O NERA também possui parceria com o Ministério Público do Trabalho, comparecimento no evento Afro Presença e promove a inclusão de universitários negros para a diversidade no mundo do trabalho.

Estes são só alguns feitos nestes sete anos do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e este é apenas o começo das atividades de educação antirracista.