Marketing pessoal: estratégias para impulsionar sua carreira

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21/07/2023

Marketing pessoal: estratégias para impulsionar sua carreira

O marketing pessoal é uma excelente ferramenta para impulsionar a sua carreira em um contexto cada vez mais competitivo. Há um número significativo de profissionais qualificados para atender as necessidades das empresas. Então, encontrar uma forma de se destacar é decisivo para conquistar seu lugar.

Vamos entender melhor a respeito? Continue a leitura e conheça estratégias para aplicar na sua carreira!

Marketing pessoal: o segredo para construir uma carreira de sucesso

Para alcançar o sucesso profissional é determinante aliar boa qualificação com estratégias de autopromoção. É aqui que entra o chamado marketing pessoal, ou seja, saber como se apresentar para um mercado que tem muitas opções além de você. 

Por que a empresa dos seus sonhos deveria contratar você e não o seu concorrente? Para responder a essa questão de forma satisfatória, é essencial entender o conceito por trás dessa estratégia.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal nada mais é do que uma estratégia para fortalecer a imagem de um profissional em seu campo de atuação. Tem como objetivo destacar esse indivíduo como uma referência em seu setor. Assim como o marketing corporativo, o pessoal se baseia na máxima de que “quem não é visto não é lembrado”. 

Adotando as estratégias certas, é possível tornar o seu nome o primeiro a ser considerado para as melhores oportunidades. Um bom marketing pessoal é aquele que consegue comunicar as aptidões, habilidades e interesses do profissional em questão. 

Estratégias de Marketing Pessoal

Um bom marketing pessoal te ajudará a construir uma carreira de sucesso e alinhada com os seus desejos profissionais. Confira a seguir algumas estratégias eficazes para impulsionar o seu nome no seu setor de atuação. 

1. Conheça suas habilidades plenamente

Para que o seu marketing pessoal atinja o objetivo de promoção do seu nome, é fundamental estar baseado em suas reais habilidades. Sendo assim, separe um tempo para analisar quais são as suas melhores ferramentas para destacar. 

O ideal é que você considere quais são:

  • Suas habilidades de curto prazo, aquelas que você já tem bem desenvolvidas.
  • Suas habilidades de médio ou longo prazo, aquelas que você ainda está aprimorando.
  • Suas habilidades futuras, aquelas que pretende adquirir (defina prazos).

Com esse panorama bem desenhado, você terá mais facilidade para definir o direcionamento da sua carreira.

2. Desenvolva a sua identidade pessoal

O que te diferencia da sua concorrência? Tenha em mente que, se você oferecer exatamente o mesmo que todos estão oferecendo, não terá nenhuma vantagem para ser escolhido. 

Essa estratégia se baseia em listar os seus pontos diferenciais, os motivos que o tornam mais interessante que os demais. Assim, você terá mais facilidade de apresentar esses pontos durante uma conversa (pretensiosa ou despretensiosa) com um possível contratante.

3. Conheça o seu público e direcione suas ações

Além de saber o que você quer comunicar, é essencial saber para quem e como comunicar. As ações de marketing pessoal devem ser direcionadas para o público de interesse, isto é, pessoas que podem contribuir para a sua ascensão.

Mas, quem são esses indivíduos no seu mercado de atuação? Quais são as formas mais efetivas de impactar esses profissionais? Ao definir o perfil do seu público, procure identificar também os seus principais canais de comunicação. 

4. Esteja presente nas redes sociais

Quando falamos para você estar presente nas redes sociais, não estamos dizendo para apenas criar um perfil. Além de criar perfis nas redes mais interessantes para seu segmento de atuação, é importante se fazer presente. Isso quer dizer ter uma estratégia de postagens relevantes que impactem o seu público-alvo. 

Lembre-se de que essas redes elevam o seu alcance para números impossíveis em ambientes físicos. O objetivo dessas redes é apresentar ao mundo o seu trabalho e as suas qualidades diferenciais. 

5. Forme uma rede de contatos no mundo real

Anteriormente destacamos o quanto é importante estar presente nas redes sociais. No entanto, não se esqueça de criar e manter uma rede de contatos no mundo real. Em outras palavras, se mantenha frequentando eventos, como congressos e feiras do seu segmento. Troque experiências com outros profissionais.

Sempre que possível, participe de projetos que ajudem a dar destaque para o seu nome no seu setor. Aparecer no mundo real também é uma forma prática de se tornar a principal escolha do mercado. 

Gostou de saber mais sobre marketing pessoal? Para construir uma carreira de sucesso, também é importante investir em uma formação de qualidade. Nesse caso, a sua melhor escolha são os cursos da FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas!