Topo
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

3 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Sobre o curso

O curso de Neurociência Aplicada à Educação tem por objetivo relacionar as áreas de Saúde e Educação no tocante à aprendizagem e seus transtornos. Dessa forma, aborda questões sobre o desenvolvimento humano e os aspectos neurobiológicos envolvidos no ato de aprender. Além disso, busca instrumentalizar os profissionais na identificação de padrões normais de aprendizagem e seus desvios, ampliar a visão interdisciplinar e discutir a importância da inter-relação entre os aspectos neurobiológicos e a aprendizagem.
Oportunizar formação para profissionais de educação e demais áreas integrando conhecimentos neurocientíficos e educacionais visando aprimorar o entendimento acerca dos mecanismos neurais relativos ao ensino e ao aprendizado.

Habilidades adquiridas

>
Analisar e resolver problemas
>
Gerar ideias e inovar
>
Investigação-ação
>
Comprometimento com os resultados da aprendizagem
>
Prática pedagógica e neurociência
>
Inclusão e diversidade
>
Design educacional

Carreira e mercado de trabalho

Instituições de ensino, interessadas em desenvolver práticas e pesquisas sobre o desenvolvimento da aprendizagem, são as principais interessadas nesse profissional. Também demandam as escolas e as instituições de ensino em geral para a reflexão e a compreensão dos processos de aprendizagem humana, comportamento humano e fenômenos sociais.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 2.000

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 3.472

Áreas de atuação

Escolas e Creches<br />

Escolas e Creches

Universidades<br />

Universidades

Faculdades<br />

Faculdades

Consultórios<br />

Consultórios

Diferenciais

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano letivo, com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Matriz curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para a Inovação
Projeto de Experiência
Arte, Ludicidade e Aprendizagem
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Inclusão e Tecnologias Assistivas
Princípios Básicos da Neurociência e da Neuropsicologia
História das Neurociências
Diagnóstico Neuropsicopedagógico
Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e da Escrita
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem
Psicanálise e Aprendizagem
Competências Socioemocionais e Implicações sobre a Aprendizagem
Desenvolvimento Psicomotor e Implicações sobre a Aprendizagem
Transtornos Globais do Desenvolvimento: fundamentos e práticas pedagógicas
Neuropsicopatologias e Neurociências aplicadas à educação

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Sandro José da Silva Leite

Prof. Sandro José da Silva Leite

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2001), Especialização em Arteterapia (2002), Mestre e Doutor em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP (2012, 2019). Tem experiência na área de Artes, Arte-educação e Arteterapia. Docente em cursos de graduação (Artes Visuais, Fotografia e Musicoterapia) e Pós-graduação (Arteterapia e Musicoterapia). Idealizador e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia Analítica e Coordenador dos cursos de Pós-graduação em Educação ambos pela FMU.