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Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

3 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial, Semipresencial e EAD

Sobre o curso

A inclusão de alunos com deficiência ou transtornos gera uma preocupação cada vez mais presente nas instituições de ensino e na sociedade de modo geral. O Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva oferece um conteúdo amplo para que os profissionais desenvolvam trabalhos em uma proposta de inclusão educacional efetiva. Em geral, esse tema é tratado de forma muito específica, visando a atender, quase que exclusivamente, às deficiências intelectuais, sensoriais ou físicas e aos distúrbios globais do desenvolvimento. O programa do curso amplia a discussão para os mais variados tipos de casos presentes no cotidiano escolar.

Habilidades adquiridas

>
Capacidade de acompanhar e desenvolver atividades voltadas ao crescimento da pessoa com deficiência.
>
Reflexão e debate das realidades do contexto da pessoa com deficiência na sociedade.
>
Acompanhamento e envolvimento do familiar, orientando-o à educação inclusiva.
>
Prática da docência no Ensino Superior.
>
Trabalho com ética e responsabilidade.

Carreira e mercado de trabalho

De maneira informal ou formal, o mercado de trabalho oferece diferentes oportunidades de atuação para os especialistas em Educação Inclusiva. A formação ampla do profissional permite que participe de todo o processo educacional, desde os projetos pedagógicos até a Gestão Educacional Inclusiva.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 2.597

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 3.758

Áreas de atuação

Escolas

Escolas

Faculdades

Faculdades

Universidades

Universidades

Diferenciais

Professores orientados pela visão aplicada dos conteúdos previstos e altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho.

Duração prevista de um ano letivo, com a possibilidade de aproveitamento de disciplinas para a conquista de uma segunda especialização em curto prazo adicional. Isso significa a economia de tempo e a valorização do seu investimento.

Matriz curricular

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Deficiência Sensorial: Visual e Surdez
Desenvolvimento (Neuropsicomotor)
Diretrizes Curriculares na Educação Inclusiva: Adaptação e Diferenciação
Reflexões e Práticas Docentes no Ensino Superior
Fundamentos da Educação Inclusiva, Valorização da Diversidade e Contexto Familiar
Inclusão da Pessoa com Transtornos Psicossociais, Intelectuais e Neuropsiquiátricos
Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior (EAD)
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Trabalho de Conclusão de Curso (Semipresencial)

Disciplinas
16
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

 Prof. Sandro José da Silva Leite

Prof. Sandro José da Silva Leite

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (2001), Especialização em Arteterapia (2002), Mestre e Doutor em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP (2012, 2019). Tem experiência na área de Artes, Arte-educação e Arteterapia. Docente em cursos de graduação (Artes Visuais, Fotografia e Musicoterapia) e Pós-graduação (Arteterapia e Musicoterapia). Idealizador e Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia Analítica e Coordenador dos cursos de Pós-graduação em Educação ambos pela FMU.