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Certificação:

Certificação:

Licenciatura

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial, Semipresencial e EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 5

Guia da faculdade:
Ranking
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Sobre o curso

O Curso de Pedagogia da FMU prepara o aluno para os reais desafios da profissão, por meio de um programa de ensino inovador. Durante os estudos, você conhecerá os conceitos de sociologia, didática, psicologia da aprendizagem, alfabetização, práticas educativas e muito mais.

O objetivo do curso é formar profissionais que estejam aptos a atuar na área da educação com excelência, aproveitando as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Para isso, você contará com a orientação de excelentes professores e com uma ótima estrutura de aprendizagem. Desde o início do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas, nas quais poderá aplicar tudo o que aprender em sala de aula.

O curso semipresencial de Pedagogia da FMU oferece uma formação completa, com a comodidade de adequar os seus horários de estudos às necessidades do seu dia a dia. O curso é ideal para quem deseja promover a aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento humano e se encaixa na sua rotina e nos seus planos de carreira de forma leve e prática.

Habilidades adquiridas

>
Lecionar em escolas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
>
Orientar equipes multidisciplinares de educação.
>
Atuar na inclusão de estudantes com necessidades especiais e no processo de alfabetização de jovens e adultos.
>
Coordenar e dirigir unidades educacionais.
>
Cumprir e fiscalizar a legislação de ensino do país e analisar o processo de aprendizagem dos alunos.
>
Desenvolver práticas e conteúdos escolares específicos para crianças, jovens e adultos com deficiência.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado da Pedagogia é bastante amplo e oferece muitas oportunidades. Você poderá atuar em escolas de educação infantil e ensino fundamental, creches, museus, bibliotecas, ONGs e projetos sociais. Existem oportunidades nas áreas de ensino, gestão escolar e tecnologia da educação, coordenação pedagógica, educação especial e orientação educacional em escolas particulares, escolas públicas, órgãos governamentais e empresas do terceiro setor. Você também poderá dedicar-se à pesquisa científica e à área hospitalar, desenvolvendo atividades educativas para crianças e adolescentes hospitalizados.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 1.172

Áreas de atuação

 Creches e escolas de educação infantil <br />

Creches e escolas de educação infantil

 Ensino fundamental<br />

Ensino fundamental

 Pesquisa científica<br />

Pesquisa científica

 Universidades<br />

Universidades

 Cursos Preparatórios<br />

Cursos Preparatórios

 Hospitais<br />

Hospitais

Espaços Culturais e Editoras

Espaços Culturais e Editoras

Diferenciais

Professores preparados

Professores preparados

Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Profissão

Profissão

O curso superior de Pedagogia faz parte do Centro de Formação de Professores da FMU, um programa que visa a formação de profissionais competentes, conscientes e éticos, que atendam às demandas do mercado. Assim, você aprenderá não apenas transmitir, mas também a produzir e construir novos conhecimentos, usando a formação pedagógica em suas práticas educativas e também em pesquisas.

Atividades práticas

Atividades práticas

O programa de ensino do curso de Pedagogia da FMU valoriza a profissão na prática e visa uma rápida inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para isso, você será incentivado a participar de atividades práticas e extracurriculares, desde o primeiro semestre, desenvolvendo suas competências e preparando-se para os reais desafios da profissão.


Biblioteca

Biblioteca

Completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018.

Matriz curricular

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
COMUNICAÇÃO
CORPO, MOVIMENTO E ARTE NA EDUCAÇÃO
CURRÍCULO
DESAFIOS CONTEMPOR NEOS
DIDÁTICA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA III
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA IV
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
GESTÃO ESCOLAR
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
IDENTIDADES E DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS
INF NCIA NA HISTÓRIA E NA CULTURA CONTEMPOR NEA
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
LITERATURA INFANTIL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OPTATIVA
ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
PROJETO INTEGRADOR: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
PROJETO INTEGRADOR: PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Disciplinas
42
Disciplinas

Horas de aula
3.207
Horas de aula

Coordenação

Profa. Dra. Vanessa M. Silva

Profa. Dra. Vanessa M. Silva

Possui Pós-doutorado (CAPES, PNPD) com o projeto de pesquisa A Interface entre Artes e o Interculturalismo para o Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Uma Nova Perspectiva sobre Formação de Professores nos Cursos de Letras, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É doutora na área de Letras, Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras na UPM, com doutorado-sanduíche pela Brown University, E.U.A., no Department of Portuguese and Brazilian Studies, com pesquisa sobre Ensino de Português Língua Estrangeira por meio da abordagem intercultural. Desenvolveu Metrado em Letras, Linguística Aplicada, pela UPM. Especialização em Teaching English as Foreign Language, pela California State University (CSUN) E.U.A. É Professora no eixo de Língua Inglesa nos Cursos de Graduação em Letras e Tradução Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Coordena o grupo de pesquisa: Artful Teaching: Artes como ação Intercultural para o Ensino e Aprendizado de Língua Estrangeira.

Atos autorizativos

Autorização

Decreto Federal nº 62.961 de 09/07/1968, publicado no DOU de 11/07/1968; Resolução do CDEPE de 03/08/2015; Resolução do CDEPE de 30/09/2014


Reconhecimento

Decreto Federal nº 70.656 de 30/05/1972, publicado no DOU de 31/05/1972


Renovação de Reconhecimento

Portaria MEC 4.327 de 22/12/2004, publicada no DOU de 23/12/2004, pg. 34, 35 e 36; Portaria nº 414, de 11/10/2011 – publicada no DOU nº 198 de 14/10/2011 – pg. 26; Portaria nº 639 de 21/10/2016, publicada no DOU nº 204 de 24/10/2016 – Pg. 20 e 21 – Nº de ordem 49