Topo
Certificação:

Certificação:

Tecnológico

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial, Semipresencial e EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 5

Sobre o curso

O Curso de Marketing da FMU oferece uma formação rápida e completa, por meio de um programa de ensino inovador. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de comunicação, planejamento de marketing, desenvolvimento de estratégias de vendas, gestão, e muito mais.
O objetivo do curso é formar profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de produtos e serviços em agências de publicidade e propaganda, no desenvolvimento de campanhas e na criação de estratégias de comunicação e desenvolvimento de mercado de forma geral.
Para isso, contamos com um excelente corpo docente, além de uma moderna estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios e salas específicas, onde você será incentivado a participar de atividades práticas.
No curso de marketing EAD, você atuará com a construção e manutenção da boa imagem de um produto ou serviço e as estratégias para conquistar um público leal a determinada marca. O curso semipresencial de Marketing da FMU oferece ainda a vantagem de poder adequar os seus horários de estudos às suas necessidades.

Habilidades adquiridas

>
Análise de mercados e concorrência
>
Pesquisa e desenvolvimento de produtos
>
Gerenciamento dos processos de relacionamento com os clientes
>
Produção de eventos corporativos
>
Gestão, visão estratégica, comunicação e empreendedorismo
>
Desenvolvimento de estratégias de comunicação e vendas
>
Realização de pesquisas de mercado.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado de Marketing é amplo e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. Você poderá atuar em agências e escritórios de propaganda e marketing, produtoras de eventos, indústrias, empresas comerciais, empresas de e-commerce, prestadoras de serviço e departamentos de marketing de empresas de diversos setores. Além disso, há a possibilidade de prestar consultoria como profissional autônomo e empreender em seu próprio negócio.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 1.081

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 8.015

Áreas de atuação

 Agências de Marketing<br />

Agências de Marketing

 Consultorias<br />

Consultorias

 Agências de Publicidade e Propaganda<br />

Agências de Publicidade e Propaganda

 Departamento de Marketing de empresas de médio e grande porte<br />

Departamento de Marketing de empresas de médio e grande porte

 Produtoras de Eventos<br />

Produtoras de Eventos

Assessorias de imprensa <br />

Assessorias de imprensa

Empresas de pesquisa de mercado<br />

Empresas de pesquisa de mercado

Diferenciais

Professores preparados

Professores preparados

Corpo docente formado por professores experientes e atuantes no mercado de trabalho, que transmitem o conhecimento técnico e suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).


Programa de ensino inovador

Programa de ensino inovador

O conteúdo curricular do curso é dividido em quatro módulos de conhecimentos fundamentais. A cada semestre concluído, você receberá um certificado parcial e estará apto a atuar em uma determinada área da profissão.

Atividades Complementares

Atividades Complementares

Desde o início do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas e extracurriculares, como palestras, seminários, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Dessa forma, você conhecerá todas as possibilidades de carreira e desenvolverá seu senso empreendedor, preparando-se para os reais desafios do mercado de trabalho.

Biblioteca

Biblioteca

Completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018

Matriz curricular

Atividades Complementares
Canais de Distribuição
Comportamento do Consumidor
Comunicação
Comunicação Integrada
Desafios Contemporâneos
Desenvolvimento de Produtos
Diagnóstico Organizacional
Direito Aplicado a Negócios
Empreendedorismo
Estatística Descritiva
Fundamentos da Administração
Fundamentos de Marketing
Gestão de Marcas
Gestão de Projetos
Marketing de Serviços
Marketing Digital
Métodos de Preço, Custos e Custeio
Optativa
Pesquisa de Mercado
Planejamento Estratégico
Projeto Aplicado a Negócios I
Projeto Aplicado a Negócios II
Projeto Aplicado a Negócios III

Disciplinas
26
Disciplinas

Horas de aula
1767
Horas de aula

Coordenação

Profº Me. Márcio Sousa Assis

Profº Me. Márcio Sousa Assis

Mestre em Gestão de Pessoas e Organizações (Universidade Metodista), Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (Universidade Mackenzie) e cursos de extensão pela Universidade Harvard. Grafólogo certificado pela Grafológica. Possui 20 anos de experiência em gestão de pessoas. Ocupou cargos de Gestão em RH, em empresas como Grupo Semco, Grupo Sharp e Engemix. Atualmente atende em consultoria própria – MSAssis HR Consulting, e faz parcerias com consultorias renomadas como: Bucater & Associados e Sceltarh. Além de consultoria, atua como Professor e Coordenador de cursos no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Atos autorizativos

Autorização

Campus Santo Amaro – Resolução do CDEPE de 10/08/2012; Campus Liberdade – Resolução do CDEPE de 03/04/2005; Campus Morumbi – Resolução do CDEPE de 11/08/2012.


Reconhecimento

Campus Liberdade – Portaria MEC nº 490, de 20/12/2011, publicada no DOU nº 246 de 23/12/2011, pg. 29, 30; Campus Morumbi – Portaria nº 23 de 12/03/2012, publicada no DOU Nº 53 de 16/03/2012 pg. 63.


Renovação de Reconhecimento

Campus Liberdade – Portaria nº 622 de 23/06/2017, publicada no DOU Nº 120 de 26/06/2017 pg. 15 e 16, nº de ordem 49; Campus Morumbi – Portaria nº 622 de 23/06/2017, publicada no DOU Nº 120 de 26/06/2017 pg. 15 e 16, nº de ordem 48.