Topo
Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

10 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial e EAD

Avaliação do MEC:

Avaliação do MEC: 5

Sobre o curso

O Curso de Engenharia de Controle e Automação da FMU prepara o aluno para os reais desafios da profissão. Durante os estudos, você terá uma sólida base de ciências exatas, matemática e física, além de conhecer as técnicas e conceitos específicos de controle de sistemas modernos e automação.
Apesar do conteúdo curricular ser focado em controle de sistemas, o curso também oferece uma visão voltada à eletrônica, à robótica e ao empreendedorismo. Assim, você desenvolverá competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho.
A FMU conta com uma completa estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios, salas específicas, simuladores, máquinas e instalações elétricas, além de possuir um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados mestres e doutores.
Para o curso de Engenharia de Controle e Automação EAD, a FMU oferece um kit de laboratório virtual composto por softwares, simuladores, vídeos em realidade virtual e interativos que permitem realizar experimentos realistas e sofisticados com os principais recursos de um laboratório comum.

Habilidades adquiridas

>
Análise e projeto de equipamentos elétricos, eletromecânicos, eletrônicos, magnéticos, ópticos, de instrumentação, de aquisição de dados e máquinas elétricas.
>
Planejamento, projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de medição e instrumentação eletroeletrônica, de acionamentos de máquinas, de controle e automação de processos.
>
Análise da viabilidade de projetos, coordenação de serviços técnicos, vistoria e emissão de pareceres sobre equipamentos e instalações, elaboração de orçamentos, coordenação de equipes e consultoria em projetos de controle e automação.
>
Amplo conhecimento sobre as questões éticas da profissão.

Carreira e mercado de trabalho

O campo de atuação da Engenharia de Controle e Automação é bastante amplo e promissor. O engenheiro de controle e automação é quem faz o planejamento para desenvolver equipamentos e sistemas automatizados com o objetivo de transformar processos produtivos que antes eram realizados manualmente. Você poderá atuar em concessionárias de energia, automatizando os setores de geração, transmissão ou distribuição de energia; na automação de indústrias e na automação predial; na simulação, análise e emulação de grandes sistemas por computador e na aplicação de máquinas e equipamentos elétricos robotizados ou automatizados.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 5.112

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 15.912

Áreas de atuação

Automotiva

Automotiva

Metalúrgica

Metalúrgica

Mineração

Mineração

Energia

Energia

Eletrônica

Eletrônica

Alimentícia

Alimentícia

Biomedicina

Biomedicina

 Construção Civil<br />

Construção Civil

Têxtil

Têxtil

Diferenciais

Infraestrutura

Infraestrutura

A FMU conta com uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios de física e química, simuladores, máquinas, instalações elétricas e salas específicas, onde você poderá desenvolver atividades práticas.

Corpo Docente

Corpo Docente

Nosso corpo docente é formado por professores – mestres e doutores* – experientes e atuantes no mercado de trabalho, que sabem transmitir não somente o conhecimento técnico, mas também suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Empregabilidade

Empregabilidade

Além de oferecer todo o conhecimento teórico e técnico da profissão, o curso de Engenharia de Controle e Automação da FMU reforça e desenvolve competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, como a cooperação, o profissionalismo, a ética, a gestão, a visão estratégica e o empreendedorismo.

Biblioteca

Biblioteca

Nossos alunos contam com um completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018.

Matriz curricular

Desenho Técnico e Computacional
Engenharia e Inovação
Algoritmos e Programação
Estatística e Probabilidade Aplicada
Comunicação
Cálculo Aplicado – Uma Variável
Laboratório de Matemática e Física
Química Geral e Ciência dos Materiais
Criatividade, ideação e resolução de problemas
Gestão das Organizações
Sistemas Digitais
Cálculo Numérico Computacional
Cálculo Aplicado – Várias Variáveis
Física – Dinâmica e Termodinâmica
Mecânica dos sólidos – Estática
Desenvolvimento Integrado de Produtos
Estatística Aplicada ao Data Science
Técnicas de Programação
Empreendedorismo Tecnológico
Fenômenos de Transporte
Física – Ondas, Eletricidade e Magnetismo
Álgebra Linear Computacional
Segurança e Saúde do Trabalho
Circuitos Elétricos I
Desenvolvimento Humano e Social
Resistência dos Materiais
Processos de Fabricação
Eletrônica Analógica
Estrutura de Dados com Orientação a Objetos
Antropologia e Cultura Brasileira
Sinais e Sistemas
Sistemas Automatizados na Indústria 4.0
Modelagem de Sistemas
Processamento Digital de Sinais
Acionamentos e Motores Elétricos
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Elementos, Projeto e Construção de Máquinas
Pré-Projeto Final de Curso em Engenharia
Robótica
Manufatura Assistida por Computador
Controle de Sistemas
Redes Industriais
Optativa I
Projeto Final de Curso em Engenharia
Estágio Supervisionado em Engenharia
Microcontroladores e IOT
Projeto de Controle
Automação Industrial
Optativa II
Atividades Complementares
Gestão da Produção
Engenharia Assistida por Computador

Disciplinas
52
Disciplinas

Horas de aula
3.603
Horas de aula

Coordenação

Prof. René Marcelino Abritta Teixeira

Prof. René Marcelino Abritta Teixeira

Prof. René Marcelino Abritta Teixeira, coordenador do curso, é graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2006. O coordenador é também mestre em Ciência da Computação em 2010 e doutor em Engenharia Elétrica em 2013, ambos pela Universidade de Tóquio e validados pela Universidade Federal de Minas Gerais. O coordenador possui experiência nas áreas de automação industrial, análise de dados, processamento da informação, além de grande experiência com pesquisa e desenvolvimento.

Atos autorizativos

Autorização

Resolução do CDEPE de 10/08/2012