WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de pós-graduação TEORIAS DA APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA está estruturado em quatro eixos temáticos (módulos), cada um com três disciplinas que, em conjunto, constroem a base de conhecimento que dá sentido ao tema do eixo, representado por seu título.
Cada um dos eixos é independente dos demais, não havendo qualquer relação de continuidade e pré-requisitos entre eles. Os pré-requisitos, quando existem, estão programados dentro de cada eixo, entre as disciplinas que o compõem.
Esse sistema permite o ingresso continuado de estudantes ao longo do período de oferta do curso. Dessa forma, para concluir o curso, o estudante deve cursar e ser aprovado nos quatro eixos, independente da sequência em que são estudados.

Carreira e mercado de trabalho

O egresso do curso de pós -graduação em teorias da aprendizagem e ensino de língua portuguesa será capaz de planejar e implementar ações educativas capazes de oportunizar, aos educandos, o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao uso competente da língua.

Diferenciais

· Refletir sobre a importância da alfabetização e do letramento, a partir dos conceitos de linguagem, cultura e comunicação.

· Oportunizar a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem humanos e do que é necessário para que as ações educativas possibilitem a construção de novos conhecimentos.

· Possibilitar a reflexão sobre questões relacionadas à diversidade, aos direitos humanos, às novas competências necessárias para o professor do século XXI e às metodologias ativas de aprendizagem.

· Elencar estratégias para o trabalho pedagógico com as múltiplas linguagens e para a formação de leitores.

Matriz curricular

Linguagem, Letramento e Comunicação – Letramento e Alfabetização
Linguagem, Letramento e Comunicação – Linguagem, Cultura e Comunicação
Linguagem, Letramento e Comunicação – Língua Portuguesa, Ludicidade e Noções Textuais
Fundamentos da Aprendizagem – Aprendizagem em Diferentes Abordagens
Fundamentos da Aprendizagem – Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem
Fundamentos da Aprendizagem – Aprendizagem: Outras Perspectivas
Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – Novas Competências para o Professor do Século XXI
Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – Diversidade e Direitos Humanos na Educação
Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – Práticas Ativas em Aulas Tradicionais
Linguagens, Prática de Leitura e Literatura – Múltiplas Linguagens nos Processos de Ensino
Linguagens, Prática de Leitura e Literatura – Literatura Infantil e as Formas de Interpretar a Sociedade
Linguagens, Prática de Leitura e Literatura – Obras Literárias e Formação de Leitores

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.