WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de pós -graduação em tecnologias e educação a distância procura mostrar como a tecnologia está imbricada no processo de formação educacional do aprendiz e como a colaboração ativa entre os atores nesse novo cenário de educação disruptiva é permeado por um gigantesco rol de ferramentas inovadoras. O curso foi desenhado seguindo uma lógica crescente de encadeamento de conteúdos que apresentam um panorama global da educação a distância. Os estudos estão apoiados em teorias pedagógicas que abordam essa modalidade de ensino e aprendizagem levando em con ta as diferentes mídias utilizadas, favorecendo o encontro com situações de construção do conhecimento nessa área. O curso tem como objetivo mostrar como as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas por intermédio da internet, possibilitando s ituações inovadoras de ensino e aprendizagem no ciberespaço, como é o caso do uso de espaços de aprendizagem massivos. O curso foca ainda questões relacionadas ao uso da tecnologia assistiva e acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais espec iais. Por fim, destaca-se a relevância do uso de dispositivos móveis em salas presenciais, ou mesmo na modalidade a distância, visto que a prática tem conseguido ampliar o alcance das atividades educacionais que buscam promover o engajamento de alunos e professores em situações de ensino e aprendizagem inovadoras.

Carreira e mercado de trabalho

Graduados em pedagogia, sistemas de informação e áreas afins que se interessem pela atividade relacionada ao uso de tecnologias no âmbito educacional presencial, híbrido ou a distância. O curso destina-se a pedagogos, a profissionais da área da educação em geral, além de profissionais com formação tecnológica. O curso também é recomendado para aqueles que pretendam atuar em algumas dessas atividades.

Diferenciais

Construir conhecimentos que ampliem a visão pedagógica, com fundamentação teórico-metodológica que possibilite atuação profissional de modo crítico sobre os diferentes problemas que envolvem o uso de tecnologias digitais em diferentes espaços de promoção de saberes, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na educação presencial ou a distância.

Matriz curricular

• Tecnologia Educacional em Perspectiva
• Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
• O uso da tecnologia durante o processo de avaliação do aprendiz
• Educação Disruptiva: Ensino Híbrido ou Blended Learning
• Espaços Alternativos de Aprendizagem mediada pelas Tecnologias
• O uso da tecnologia em diferentes situações educacionais
• Tecnologia e Educação
• Espaços Massivos de Aprendizagem
• Ambientes Virtuais de aprendizagem
• Fundamentos da Educação a Distância
• Teorias Pedagógicas e a Educação a Distância
• Educação a Distância e as diferentes Mídias para Aprendizagem

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Fernando Duque Barros

Prof. Fernando Duque Barros

Graduado em Engenharia Química, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pósgraduação em Comércio Exterior, Pós-graduação em Gestão Escolar, Pós-graduação em Ensino de Química, Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos.