Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de pós -graduação em tecnologias e educação a distância procura mostrar como a tecnologia está imbricada no processo de formação educacional do aprendiz e como a colaboração ativa entre os atores nesse novo cenário de educação disruptiva é permeado por um gigantesco rol de ferramentas inovadoras. O curso foi desenhado seguindo uma lógica crescente de encadeamento de conteúdos que apresentam um panorama global da educação a distância. Os estudos estão apoiados em teorias pedagógicas que abordam essa modalidade de ensino e aprendizagem levando em conta as diferentes mídias utilizadas, favorecendo o encontro com situações de construção do conhecimento nessa área. O curso tem como objetivo mostrar como as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas por intermédio da internet, possibilitando situações inovadoras de ensino e aprendizagem no ciberespaço, como é o caso do uso de espaços de aprendizagem massivos. O curso foca ainda questões relacionadas ao uso da tecnologia assistiva e acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais. Por fim, destaca-se a relevância do uso de dispositivos móveis em salas presenciais, ou mesmo na modalidade a distância, visto que a prática tem conseguido ampliar o alcance das atividades educacionais que buscam promover o engajamento de alunos e professores em situações de ensino e aprendizagem inovadoras.

Carreira e mercado de trabalho

Graduados em pedagogia, sistemas de informação e áreas afins que se interessem pela atividade relacionada ao uso de tecnologias no âmbito educacional presencial, híbrido ou a distância. O curso destina-se a pedagogos, a profissionais da área da educação em geral, além de profissionais com formação tecnológica. O curso também é recomendado para aqueles que pretendam atuar em algumas dessas atividades.

Diferenciais

Conhecer as diferentes linguagens e mídias como meios de interlocução com os diferentes saberes no contexto da educação presencial ou a distância.

Refletir sobre a educação a distância e sobre os diferentes processos de ensino e aprendizagem, propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático-pedagógicos.

Desenvolver a capacidade de liderança frente aos desafios da inovação disruptiva no contexto educacional visando à implementação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação com o intuito de otimizar práticas de ensino e aprendizagem para transformar a realidade social em ambientes empresariais, corporativos ou instituições ensino.

Compreender os efeitos gerados pelo uso de um fluxo significativo da informação para compor um mosaico de possibilidades educacionais diante de diferentes espaços virtuais que promovam o ensino e a aprendizagem.

Compreender a relevância da singularidade do aprendiz em um dado contexto educacional, respeitando suas características e promovendo a acessibilidade aos meios de comunicação e ao uso da tecnologia assistiva.

Desenvolver um olhar diferenciado frente às situações de avaliação junto ao aprendiz num cenário baseado no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Analisar o uso das tecnologias digitais, suas características e especificidades para a implementação de práticas docentes que tenham o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

Matriz curricular

• Tecnologia Educacional em Perspectiva
• Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
• O uso da tecnologia durante o processo de avaliação do aprendiz
• Educação Disruptiva: Ensino Híbrido ou Blended Learning
• Espaços Alternativos de Aprendizagem mediada pelas Tecnologias
• O uso da tecnologia em diferentes situações educacionais
• Tecnologia e Educação
• Espaços Massivos de Aprendizagem
• Ambientes Virtuais de aprendizagem
• Fundamentos da Educação a Distância
• Teorias Pedagógicas e a Educação a Distância
• Educação a Distância e as diferentes Mídias para Aprendizagem

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Prof. Fernando Duque Barros

Prof. Fernando Duque Barros

Graduado em Engenharia Química, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Pósgraduação em Comércio Exterior, Pós-graduação em Gestão Escolar, Pós-graduação em Ensino de Química, Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos.

WahtsApp