Certificação:
Especialização
Duração:
8 Meses
Modalidades disponíveis:
EAD
A psicopedagogia dedica -se ao estudo da aprendizagem e das dificuldades a ela relacionadas. Nos seus primórdios, dedicava -se ao público formado por crianças, e, posteriormente, expandiu seu campo de atuação para todas as faixas etárias e para os mais diversos espaços onde ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem. O público d a educação especial — pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual), pessoas com transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista, pessoas com altas habilidades/superdotação — é o foco de interesse deste curso.
Graduados em cursos de licenciatura, professores das diversas redes de ensino, bem como todos os profissionais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a teoria e a prática da psicopedagogia com o público da educação especial.
Construir conhecimentos teóricos e práticos acerca da identificação, do tratamento e da prevenção de dificuldades e transtornos de aprendizagem na educação especial.
Identificar a importância dos conhecimentos acerca da psicopedagogia nos contextos educacionais formais e não formais de atendimento ao sujeito da educação especial.
Analisar os problemas relacionados ao processo de aprendizagem no contexto da educação especial.
Construir conhecimentos para atuar como psicopedagogo com o público da educação especial em uma perspectiva de ensino de diversidade e inclusão.
• Fundamentos teóricos e jurídicos do direito a inclusão
• Docência e ensino inclusivo no meio escolar
• Tecnologias e práticas para o ensino inclusivo
• A Infância e o Desenvolvimento Biopsicossocial
• Teorias da aprendizagem
• Infância e Ludicidade
• Processos cognitivos
• O Olhar Psicopedagógico sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento
• Problemas na aprendizagem
• Altas habilidades e superdotação
• Pesquisa e intervenção psicopedagógica
• Psicopedagogia institucional
Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP), Especialização em Arteterapia e Licenciado em Educação Artística/Artes Plásticas. É docente nos cursos de graduação em Musicoterapia e Pós em Arteterapia Analítica, da FMU.