Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

A psicomotricidade na educação infantil deve ser compreendida como um uma prática pedagógica e psicológica que auxilia na aprendizagem e no desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. Por isso, torna -se de fundamental importância o aprimoramento dos conhecimentos sobre a organização de um trabalho pedagógico que aborde especificamente questões pertinentes à psicomotricidade na educação infantil, a qual contribui de forma específica com o desenvolvimento dos esquemas corporais propostos a partir de atividades lúdicas proporcionadas por meio da interação entre as crianças e delas com os adultos. Na pós -graduação em psicomotricidade na educação infantil, o conteúdo é apresentado com a profundidade teórica necessária ao níve l de pós-graduação, aliado às experiências práticas aptas a proporcionar a especialização do profissional que atuará na área de educação, propondo reflexões sobre os principais desafios escolares que requerem uma intervenção educativa de qualidade.

Carreira e mercado de trabalho

Graduados em cursos de licenciatura, professores e demais profissionais das redes de ensino público e privado que tenham interesse em aprimorar os seus conhecimentos no campo educacional. O curso destina-se em especial aos profissionais que pretendem se aperfeiçoar ou ingressar na área da psicomotricidade na educação infantil.

Diferenciais

Oferecer aportes teóricos e práticos para a organização do trabalho pedagógico com a psicomotricidade na educação infantil.

Destacar a importância dos conhecimentos acerca do processo de ensino e aprendizagem.

Aprofundar os estudos acerca do desenvolvimento psicomotor de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Oportunizar aprendizado acerca das atividades lúdicas e dos jogos importantes ao desenvolvimento psicomotor na educação infantil.

Formar profissionais com sólido conhecimento na área da psicomotricidade da educação infantil.

Matriz curricular

• Psicomotricidade: Aspectos Históricos e Conceituais
• A Psicomotricidade e seu Processo Evolutivo
• Motricidade e Pensamento
• BNCC: Corpo, Gestos e Movimentos
• O Desenvolvimento Motor na Educação Infantil
• O Brincar Corporal na Educação Infantil
• A Infância e o Desenvolvimento Biopsicossocial
• Teorias da Apendizagem
• Infância e Ludicidade
• A BNCC e a Formação do Currículo da Infância
• A Brincadeira e o Desenvolvimento Infantil
• Infância e a Educação Inclusiva

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.

WahtsApp