Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de pós -graduação Linguagens artísticas no contexto educacional esta estruturado em quatro eixos temáticos (módulos), cada um com três disciplinas que, em conjunto, constroem a base de conhecimento que dá sentido ao tema do eixo, representado por seu título. Cada um dos eixos é independente dos demais, não havendo qualquer relação de continuidade e pré -requisitos entre eles. Os pré -requisitos, quando existem, estão programados dentro de cada eixo, entre as disciplinas que o compõem. Esse sistema permite o ingresso continuado de estudantes ao longo do período de oferta do curso. Dessa forma, para concluir o curso, o estudante deve cursar e ser aprovado nos quatro eixos, independente da sequência em que são estudados.

Carreira e mercado de trabalho

O egresso deste curso será capaz de planejar e implementar situações didáticas diversas, que articulem as diferentes linguagens artísticas, de maneira significativa e contextualizada. Em seu planejamento, ele será capaz de identificar e contemplar as especificidades dos grupos de educandos para os quais as atividades serão propostas.

Diferenciais

· Oportunizar a compreensão de como se dão os processos de aprendizagem humanos e do que é necessário para que as ações educativas possibilitem a construção de novos conhecimentos.

· Possibilitar a reflexão sobre questões relacionadas à diversidade e aos direitos humanos, às novas competências necessárias para o professor do século XXI e às metodologias ativas de aprendizagem.

· Ampliar os conhecimentos sobre o conceito de arte e suas estratégias de ensino (situações didáticas, práticas avaliativas e papel do professor).

· Refletir sobre os elementos fundamentais que devem ser contemplados nas práticas educativas para o ensino de arte (criatividade, diferentes linguagens, pertinência às propostas da BNCC).

Matriz curricular

• Fundamentos da Aprendizagem – Aprendizagem: Outras Perspectivas
• Fundamentos da Aprendizagem – Aprendizagem em Diferentes Abordagens
• Fundamentos da Aprendizagem – Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem
• Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – Novas Competências para o Professor do Século XXI
• Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – Práticas Ativas em Aulas Tradicionais
• Diversidade, Competências e Práticas Ativas no Contexto Educacional – Diversidade e Direitos Humanos na Educação
• Arte, Avaliação e Conceitos – O Papel Docente, Legislação e Compreensão dos Diferentes Tipos de Artes
• Arte, Avaliação e Conceitos – Museus, Avaliação e Diferentes Práticas no Ensino de Artes
• Arte, Avaliação e Conceitos – O Conceito de Arte, Situações Didáticas e Perspectivas
• Criatividade, Planejamentos e Linguagens Artísticas – Linguagens Artísticas
• Criatividade, Planejamentos e Linguagens Artísticas – Criatividade, Produções Brasileiras e Reflexões
• Criatividade, Planejamentos e Linguagens Artísticas – Planejamento e BNCC

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.

WahtsApp