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Certificação:

Certificação:

Bacharelado

Duração:

Duração:

8 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de Design de Games capacita o profissional a desenvolver maquetes digitais, roteiros, personagens e cenários para games, além de produzir vinhetas e jogos (incluindo PC e web). O graduando também poderá atuar com animação, áudio, jogos eletrônicos e programação ou design de interfaces digitais. Para fazer a concepção de um produto, o profissional analisa as tendências do mercado, o comportamento e as características do grupo a que o jogo se destina. Não é necessário apenas cuidar do roteiro e dos cenários, mas também das tecnologias da modelagem e da linguagem multimídia, que integram som e imagem. É possível atuar em agências de publicidade, de produção de vídeo e cinema, de desenvolvimento de software ou produtoras de sites para a internet.

Programa Acelera

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Carreira e mercado de trabalho

O profissional dessa área projeta e desenvolve jogos eletrônicos, participando de todos os processos que envolvem a criação, desde a definição das regras do jogo até os testes finais, passando pela elaboração e animação dos personagens, definição do roteiro e a animação das telas. A maioria dos profissionais trabalham no ramo do entretenimento, mas outros setores estão em crescimento e cada vez mais ganhando espaço em agências de desenvolvimento de games, como jogos educacionais, simulações médicas, de negócios etc.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 1.200

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 4.000

Áreas de atuação

Produtoras de Games;

Produtoras de Games;

Desenvolvedoras de Aplicativos;

Desenvolvedoras de Aplicativos;

Agências de Publicidade;

Agências de Publicidade;

Empresas de Cooperative Learning;

Empresas de Cooperative Learning;

Estúdios de TV e Animação.

Estúdios de TV e Animação.

Matriz curricular

Antropologia e Cultura Brasileira
Atividades Complementares
Áudio para Meios Digitais
Character Setup
Comunicação
Cultura dos Games
Desafios Contemporâneos
Desenho de Observação
Desenvolvimento para Games 3D
Design de Games: Ambientes 3D
Design de Games: Criação E Documentação
Design de Games: Serious Games
Design de Games: Transmídia
Design de Interface E Interação
Design de Jogo Analógico
Design de Personagens
Direção de Arte Para Games
Empreendedorismo
Ergonomia para Games
Estágio Supervisionado
Estética e História da Arte
Fundamentos de Marketing
Fundamentos do Design
Gestão de Design
História e Princípios do Jogo
Ilustração Digital
Imagem Gráfica Digital
Introdução à Programação para Games
Laboratório de Produção
Level Design
Metodologia Científica
Modelagem e Texturização
Narrativa para Jogos
Optativa I
Optativa II
Pesquisa em Design de Games
Princípios da Animação
Produção em Design de Games
Programação Aplicada
Programação para Jogos 2D
Programação para Jogos 3D
Prototipagem Rápida
Real Time Animation

COMUNICAÇÃO
DESENHO DE OBSERVAÇÃO
FUNDAMENTOS DO DESIGN
IMAGEM GRÁFICA DIGITAL
DESIGN DE JOGO ANALÓGICO
HISTÓRIA E PRINCÍPIOS DO JOGO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
PRODUÇÃO DE ÁUDIO DIGITAL
DESIGN DE PERSONAGENS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
PROTOTIPAGEM RÁPIDA
PRINCÍPIOS DA ANIMAÇÃO
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
ILUSTRAÇÃO DIGITAL
DESIGN DE GAMES: CRIAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
LEVEL DESIGN
PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS 2D
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM ARTES
NARRATIVA PARA JOGOS
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
ERGONOMIA PARA GAMES
DESIGN DE GAMES: SERIOUS GAMES
MODELAGEM E TEXTURIZAÇÃO
PROGRAMAÇÃO PARA SERIOUS GAMES
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM ARTES I
MARKETING E NEGÓCIOS PARA JOGOS
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CHARACTER SETUP
DESIGN DE GAMES: AMBIENTES 3D
DIREÇÃO DE ARTE PARA GAMES
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM ARTES II
PROGRAMAÇÃO PARA JOGOS 3D
EMPREENDEDORISMO
DESENVOLVIMENTO PARA GAMES 3D
DESIGN DE GAMES: TRANSMÍDIA
DESIGN DE INTERFACE E INTERAÇÃO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM ARTES III
REAL TIME ANIMATION
GESTÃO DE DESIGN
OPTATIVA I
CULTURA DOS GAMES
PESQUISA EM DESIGN DE GAMES
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DESIGN DE GAMES
PRODUÇÃO EM DESIGN DE GAMES
OPTATIVA II
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO

Disciplinas
44
Disciplinas

Horas de aula
3.206
Horas de aula

Projeto pedagógico

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.

Atos autorizativos

Autorização

ATO DE CRIAÇÃO EAD - Resolução CONSUNEPE nº 140, de 05/11/2018