Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 Semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de Produção Multimídia em Realidade Aumentada tem duração de dois anos e está alinhado às tendências mais recentes da comunicação e do mercado de trabalho. Diante de um novo contexto para a geração de emprego e renda, a qualificação através de Cursos Superiores mais específicos e adequados à realidade do mercado local e global torna-se um diferencial importante para os profissionais. O cenário é promissor para os profissionais de multimídia que tenham uma formação capaz de atender a demandas de caráter diverso e complexo. O curso está alinhado à convergência de mídias e conta com um conjunto de ferramentas tecnológicas que potencializam a experiência de aprendizado dos alunos. A formação interdisciplinar e multivariada do tecnólogo oferece ao egresso possibilidades de trabalho em diferentes segmentos de atuação, como na criação, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação de projetos para ambientes em realidade aumentada, envolvendo o audiovisual, as mídias digitais, instalações interativas e outras inovações tecnológicas.

Programa Acelera

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Habilidades adquiridas

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O ordenamento curricular atende às expectativas das organizações, que anseiam por profissionais com as qualificações requeridas, capazes de atuar em qualquer instância da produção multimídia.

Carreira e mercado de trabalho

O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências profissionais na área de produção multimídia. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, nos seguintes espaços: agências de comunicação e de publicidade, escritórios e/ou núcleos de design, empresas públicas e privadas, portais de informação, produtoras de conteúdos digitais, agências digitais, provedores de acesso, produtoras audiovisuais, dentre outros.

Áreas de atuação

Agências de comunicação e de publicidade.

Agências de comunicação e de publicidade.

Escritórios e/ou núcleos de design.

Escritórios e/ou núcleos de design.

Empresas públicas e privadas.

Empresas públicas e privadas.

Portais de informação.

Portais de informação.

Produtoras de conteúdos digitais.

Produtoras de conteúdos digitais.

Agências digitais.

Agências digitais.

Provedores de acesso.

Provedores de acesso.

Produtoras audiovisuais.

Produtoras audiovisuais.

Diferenciais

Identificar as necessidades e interpretar os briefings dos clientes em qualquer segmento de mercado;

Criar e Desenvolver experiências híbridas entre o real e digital, através de ambientes em realidade aumentada, promovendo uma boa experiência do usuário;

Elaborar o planejamento nas mídias digitais, levando em consideração a especificidade de cada projeto;

Implementar e executar o planejamento de texto, imagem e som nas mídias digitais, através das inovações tecnológicas, para ambientes e instalações interativas;

Gerenciar os conteúdos nas mídias digitais, supervisionando e avaliando as interações nessas plataformas;

Avaliar e emitir parecer técnico na área de Produção Multimídia em Realidade Aumentada;

Projetar, elaborar, implantar e avaliar conteúdos nas mídias digitais;

Supervisionar as interações geradas no meio digital, que originam dados analíticos, quantitativos e qualitativos, para análise;

Produzir e gerenciar recursos de texto, imagem e som para relações interativas em mídias digitais;

Elaborar, desenvolver e integrar ambientes e instalações de ambientes físicos e digitais;

Agregar as inovações tecnológicas ao processo de produção de conteúdo digital;

Produzir imagens e projeções em computação gráfica;

Desenvolver experiências diferenciadas do mundo real, através da aplicação de projeções virtuais;

Elaborar interfaces interativas para as plataformas digitais, promovendo uma boa experiência do usuário;

Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Matriz curricular

TEORIAS DA IMAGEM
COMUNICAÇÃO VISUAL
CULTURA DIGITAL
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
INTERFACES INTERATIVAS E UX
FUNDAMENTOS DO DESIGN
ROTEIRO E STORYTELLING
LINGUAGEM AUDIOVISUAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
MODELAGEM 3D
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
EDIÇÃO DE VÍDEO
TRILHA SONORA E LINGUAGEM MUSICAL
ANIMAÇÃO PARA MULTIMÍDIA
FOTOGRAFIA
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DIREÇÃO DE ARTE PARA MULTIMÍDIA
REALIDADE AUMENTADA
REALIDADE VIRTUAL
DESENVOLVIMENTOS DE APPS
DESENVOLVIMENTO MULTIPLATAFORMA
OPTATIVA

LINGUAGEM AUDIOVISUAL
COMUNICAÇÃO VISUAL
COMUNICAÇÃO
ARTE, CULTURA E ESTÉTICA
FOTOGRAFIA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
FUNDAMENTOS DO DESIGN
INTERFACES INTERATIVAS E UX
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
CAPTAÇÃO DE IMAGEM
EDIÇÃO DE VÍDEO
ESTRUTURA DE ROTEIROS
CAPTAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
MODELAGEM 3D
REALIDADE AUMENTADA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO, APLICADO EM COMUNICAÇÃO
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
DIREÇÃO DE ARTE EM AUDIOVISUAL
ANIMAÇÃO PARA MULTIMÍDIA
REALIDADE VIRTUAL
DESENVOLVIMENTOS DE APPS
DESENVOLVIMENTO MULTIPLATAFORMA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM COMUNICAÇÃO I
OPTATIVA

Disciplinas
24
Disciplinas

Horas de aula
1650
Horas de aula

Coordenação

Isabella R. O. Goulart

Isabella R. O. Goulart

A coordenação do curso é exercida pela professora Isabella R. O. Goulart, Doutora e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, graduada em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Possui mais de 10 anos de experiência em audiovisual e está na Escola de Comunicação da FMU | FIAM-FAAM desde 2013, atuando na coordenação de cursos e ministrando disciplinas nas áreas de linguagem audiovisual, história do cinema, roteiro, produção audiovisual e metodologia de pesquisa científica, além de orientar inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos Integrados e Iniciação Científica. Participou de diversas associações nos campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, como a HoMER Network, a Society For Cinema and Media Studies (SCMS), a Latin American Studies Association (LASA), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), em que coordena o Seminário Temático de Cinema no Brasil.

Atos autorizativos

Atos autorizativos

Abertura do curso Resolução CONSUNEPE Nº 107, de 02/12/2019.
ATO DE CRIAÇÃO EAD - Resolução CONSUNEPE nº 136, de 13/12/2019

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