WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

Com o objetivo de subsidiar a ação de profissionais da educação para que planejem e implementem ações educativas que promovam, efetivamente, as aprendizagens pretendidas, o curso de pós- graduação em ciências da educação desenvolve competências docentes par a a compreensão do papel da escola na sociedade contemporânea, do contexto no qual as ações educativas serão desenvolvidas, das especificidades dos alunos e das interrelações entre esses fatores.
O curso abordará os aportes teóricos de quatro ciências da educação (pedagogia, sociologia, filosofia e psicologia da educação e do desenvolvimento), visando a elucidar as contribuições de cada uma, desde a sua origem até os dias atuais, para a compreensão dos fatores que interagem nos contextos educativos e na aprendizagem dos educandos.

Carreira e mercado de trabalho

O curso é dirigido a pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino e professores de diversas áreas do conhecimento, que atuem em diferentes níveis e modalidades de ensino, que queiram ampliar seus conhecimentos sobre os múltiplos fatores que interferem nos contextos educativos e sobre aqueles que determinam a efetividade das ações pedagógicas a partir das contribuições das principais ciências da educação.

Diferenciais

Identificar as características das teorias pedagógicas e reconhecer a importante contribuição dos teóricos da pedagogia para o desenvolvimento do pensamento pedagógico moderno.

Identificar os documentos legais que embasam a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, bem como suas práticas pedagógicas.

Refletir sobre a importância da formação, sobre o perfil do pedagogo, seu papel nos processos de ensino e aprendizagem e seus desafios no contexto educacional atual.

Reconhecer a importância da Base Nacional Comum Curricular para a formação do pedagogo e para a organização curricular.

Reconhecer a importância da didática na formação de professores como elemento promotor da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem.

Matriz curricular

• Objeto de estudo da Filosofia.
• Filosofia, educação, formação docente e desafios da escola.
• Conhecimento filosófico e questões que permeiam o cotidiano escolar.
• Pensamento pedagógico.
• A formação do pedagogo.
• Áreas de atuação do pedagogo.
• Objeto de estudo da Psicologia da Educação
• Psicologia e desenvolvimento humano.
• Contribuições da Psicologia para a compreensão da complexidade escolar.
• Objeto de estudo da Sociologia da Educação.
• Sociologia da educação e suas implicações para a educação
• Sociologia e questões da escola contemporânea.

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.