Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

Diferentes práticas avaliativas são planejadas e adotadas nas instituições de ensino, de acordo com as diferentes concepções de aprendizagem que embasam as práticas educativas. Na história da educação brasileira, com o reconhecimento de que a aprendizagem não ocorre apenas nas instituições educativas e de que os sujeitos participam ativamente do processo de construção de novos conhecimentos, a avaliação passou a assumir um caráter formativo e foi colocada a serviço da promoção de novas aprendizagens. Refletir sobre esse “novo” papel da avaliação e conhecer diferentes instrumentos e técnicas avaliativos, que podem ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes propósitos, é fundamental para os profissionais que desenvolvem ações educativas, para que po ssam adequar o planejamento das atividades às especificidades de seu público-alvo.
No curso de pós -graduação em avaliação escolar, os conteúdos referentes aos processos históricos da avaliação, as técnicas e os métodos avaliativos, além dos diferentes aspectos assumidos pela avaliação em diferentes contextos e momentos, são abordados de maneira aprofundada, oferecendo subsídios teóricos e práticos para que o profissional da educação adote práticas avaliativas capazes de contribuir para a promoção efetiva de novas aprendizagens.

Carreira e mercado de trabalho

Graduados em cursos de licenciatura, professores e demais profissionais das redes de ensino público e privado que tenham interesse em aprimorar os seus conhecimentos sobre a avaliação educacional e seu papel nos processos educativos.

Diferenciais

Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos acerca da avaliação escolar.

Conhecer diferentes instrumentos e técnicas de avaliação.

Destacar a importância da adoção de práticas avaliativas de caráter formativo para a promoção de novas aprendizagens.

Refletir sobre a importância da avaliação para a adequação do planejamento às demandas do grupo com o qual se está atuando.

Analisar o papel da avaliação em larga escala para a qualificação da educação oferecida no país.

Matriz curricular

• Avaliação em Diferentes Etapas e Modalidades de Educação
• Avaliação e Qualidade na Educação Básica
• Avaliações Externas na Educação Brasileira
• Avaliação das Aprendizagens: Primeiras Aproximações
• Avaliação como Diagnóstico
• Avaliação no Processo da Aprendizagem
• Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem
• Aprendizagem: Outras Perspectivas
• Aprendizagem em Diferentes Abordagens
• Práticas Avaliativas Inovadoras
• Processos Avaliativos dos Profissionais
• A Avaliação na Perspectiva da Gestão Educacional

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP), Especialização em Arteterapia e Licenciado em Educação Artística/Artes Plásticas. É docente nos cursos de graduação em Musicoterapia e Pós em Arteterapia Analítica, da FMU.

WahtsApp