O FIES, sigla designada ao Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa do Governo Federal, de propriedade do Ministério da Educação (MEC), que garante que estudantes dentro das normas do programa sejam contemplados com financiamento da mensalidade de instituições privadas de ensino superior.
O Centro Universitário FMU aderiu ao programa de financiamento do governo (FIES) para dar apoio a quem precisa arcar com os custos da formação superior.
O Estudante é escolhido com base na nota do ENEM e em critérios socioeconômicos, podendo optar por um curso que seja beneficiado com o Financiamento.
São abertas inscrições no início de cada semestre letivo, que o estudante deve realizar pelo site oficial do programa. As condições financeiras do candidato entrarão em análise e, caso o mesmo consiga ser aprovado para receber o benefício, poderá dar prosseguimento ao financiamento do valor de seu curso superior.
Os juros do financiamento que o FIES oferece possuem taxas inferiores à de financiamentos comuns. O programa possui, atualmente, três modalidades, com uma delas sendo sem a adição de juros.
Com o contrato firmado, o Governo Federal será responsável por sanar as mensalidades do curso (ou a parcela que ficou acordada no documento) enquanto o aluno se foca apenas nos estudos e em se graduar. Concluído o Ensino Superior, o estudante, agora formado, já em melhores condições de entrar no mercado de trabalho e obter renda, deverá devolver ao governo o valor que foi custeado, em parcelas mensais. O prazo máximo para que a dívida seja quitada com o governo é de 14 anos.
Juros zero para os estudantes com renda familiar per capita mensal familiar de até três salários mínimos.
Diferentes modalidades de financiamento, que variam conforme a renda familiar do candidato;
Maior prazo para a quitação da graduação (até 14 anos).
* Condições aplicáveis aos contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018.
É preciso estar matriculado em uma instituição privada de Ensino Superior que participe do programa e possua avaliação positiva pelo MEC, como o Centro Universitário FMU.
Como o FIES é um benefício financeiro, o estudante necessita comprovar sua renda familiar, para que o financiamento seja concedido a aqueles que realmente precisam do auxílio e não conseguiriam bancar os estudos por conta própria.
A renda familiar estipulada para estar adequado a receber os benefícios do FIES não poder ser inferior a um salário mínimo e meio e superior a três salários mínimos. Importante lembrar que até um salário mínimo e meio não há a necessidade de fiador e, sendo superior a isso, há a necessidade.
O aluno deve estar regularmente matriculado no Centro Universitário FMU e seguir os passos abaixo:
1. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES, de acordo com o calendário do MEC.
2. Acesse o site do FIES e clique na opção “Primeiro Acesso”. Informe seu CPF e data de nascimento.
3. O sistema verificará se você possui a nota do ENEM necessária para continuar a inscrição. Se sim, clique em “Prosseguir”.
4. Depois de preencher seus dados, você receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado. Clique no link enviado.
5. Você será direcionado para a continuidade do seu registro. Preencha as demais informações solicitadas.
6. Na aba “Grupo Familiar”, preencha os dados de renda pessoal e, depois, as informações do grupo familiar (pessoas que moram na mesma casa que você).
7. Para selecionar o curso, clique em “selecione seu grupo de preferência”. Informe o estado, a cidade e digite o nome do curso que deseja. O site selecionará a área relacionada automaticamente.
8. Selecione a nota de conceito de curso que a Graduação deve ter para entrar na sua lista. Clique aqui para conferir a listagem completa dos conceitos de curso da FMU.
9. Depois de selecionar o curso, aparecerá o nome da instituição selecionada, conceito do curso, valor da mensalidade e média salarial desejada para cobrir o FIES. Clique em “Gravar e Avançar”.
10. Informe quantos semestres já cursou. Se você está iniciando os estudos, deixe a informação em branco. Dê o aceite e conclua sua inscrição.
11. Os estudantes classificados, com base no número de vagas do curso, serão pré-selecionados em chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos na lista de espera.
12. Você poderá consultar o resultado dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no FIES e na instituição em que efetuou a inscrição.
13. Os estudantes pré-selecionados na chamada única devem concluir a inscrição no sistema SisFies, para contratação do financiamento, dentro do prazo divulgado pelo MEC.
14. O estudante participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá acessar o SisFies, e concluir sua inscrição no prazo de 5 dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção no Fies Seleção. ProUni, que podem ser conferidas aqui.
O financiamento é destinado exclusivamente a cursos presenciais de instituições privadas de Ensino Superior que possuam conceito igual ou maior a três no Sinaes, sigla dada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O Ministério da Educação ainda pontua que, no caso do curso de Medicina, existem variáveis que podem alterar sua disponibilidade, dependendo das características de casa curso da área.
Após a conclusão da inscrição no SisFies, o estudante deve encaminhar os documentos desse formulário aqui e seguir o passo a passo abaixo:
1. Encaminhar os documentos solicitados através do LINK acima na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino de forma remota em até 5(cinco) dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da Inscrição.
2. Comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte a data da validação das informações pela CPSA.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
ENDEREÇO: CAA Taguá | Rua Taguá 150 – Liberdade – Prédio 01 TEL.: (11) 4003-5708 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sexta-feira, das 09h às 19h Sábado, das 08h às 12h
IMPORTANTE: O atendimento é realizado de forma remota pela CPSA (Comissão de Supervisão e Acompanhamento).