WahtsApp
Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

O curso de especialização em Metodologias ativas de aprendizagem mostra, no universo da educação, como o conhecimento sobre o uso de processos ativos inovadores alavanca a geração de competências na formação educacional do aprendiz. Além disso, a colaboração ativa entre os atores nesse novo cenário de educação disruptiva, que é permeado por u m gigantesco rol de ferramentas e metodologias inovadoras, aponta para a necessidade de haver, cada vez mais, mediadores especializados que promovam o engajamento de seus alunos em ambientes alternativos de aprendizagem.

O curso foi desenhado seguindo uma lógica crescente de encadeamento de conteúdos que fornece um panorama global da educação a distância. Os estudos estão apoiados em teorias pedagógicas que abordam essa modalidade de ensino e aprendizagem levando em conta as diferentes mídias utilizadas para favorecer o encontro do aluno com situações de construção do conhecimento nessa área. O curso visa, ainda, enfatizar a atuação do profissional da educação frente aos desafios da inovação em momentos de contato presencia l ou virtual com alunos que buscam experiências que envolvam o engajamento em situações de aprendizagem ativa. Oferece ferramentas para o planejamento educacional frente aos diversos cenários que a educação presencial, híbrida ou a distância impõem às instituições de ensino ou mesmo aos ambientes corporativos, uma circunstância que exige constantes ações inovadoras do profissional para garantir a qualidade dos serviços ofertados.
Por fim, o curso destaca um conjunto de métodos e técnicas que não se resumem em simples aplicações de fórmulas prontas no ambiente educacional, mas tem o objetivo de proporcionar experiências de aprendizagem aos participantes, introduzindo situações de aprendizagem ativa no contexto das vivências acadêmicas.

Carreira e mercado de trabalho

Profissionais graduados em diferentes áreas são atendidos pelo curso de Metodologias ativas de aprendizagem, dada a amplitude dos assuntos abordados. Os egressos poderão atuar em situações que envolvam alunos dos ensinos fundamental e médio, alunos de graduação e pós-graduação, ou mesmo profissionais de ambientes empresariais. A versatilidade proposta no curso permite que os profissionais da educação desenvolvam as competências necessárias para proporcionar experiências de protagonismo baseadas na aprendizagem ativa de seus alunos.

Diferenciais

Conhecer diferentes métodos de aprendizagem ativa para compor um gama de possibilidades educacionais, de acordo com diferentes contextos, que promovam o ensino e a aprendizagem.

Conhecer as diferentes linguagens e mídias como meios de interlocução com os diferentes saberes no contexto da educação presencial ou a distância.

Refletir sobre a educação a distância e sobre os diferentes processos de ensino e aprendizagem, propiciando a articulação entre conhecimentos específicos das diversas áreas e os saberes didático-pedagógicos.

Desenvolver a capacidade de liderança frente aos desafios da inovação disruptiva, no contexto educacional, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, com o intuito de otimizar práticas de ensino e aprendizagem, transformando a realidade social em amb ientes empresariais, corporativos ou instituições ensino.

Desenvolver um olhar qualificado frente às situações de avaliação do aprendiz nos cenários baseados no uso da metodologia ativa de aprendizagem.

Analisar os métodos ativos de aprendizagem, suas características e especificidades, para implementação de práticas docentes que coloquem o aprendiz como protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

Matriz curricular

• Inovação Disruptiva em Educação
• Design Instrucional para Espaços Alternativos de Aprendizagem
• Educação Corporativa e Universidades Corporativas
• Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem Baseada em Problemas; Grupo de Verbalização e Grupo de • Observação; Design Thinking.
• Brainstorming e Brainwriting; Blended Learning; Rotação por Estações.
• Peer Instruction; Gamificação; Storyboard/storytelling
• Fundamentos da Educação a Distância
• Educação a Distância e as diferentes Mídias para Aprendizagem
• Teorias Pedagógicas e a Educação a Distância
• Educação Aberta em Ead
• O Processo de Avaliação em Ead
• O aprendiz como protagonista no processo de ensino e aprendizagem baseado em Metodologias Ativas

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.