Certificação:

Certificação:

Especialização

Duração:

Duração:

8 Meses

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

EAD

Sobre o curso

Diferentes práticas avaliativas são planejadas e adotadas nas instituições de ensino, de acordo com as diferentes concepções de aprendizagem que embasam as práticas educativas. Na história da educação brasileira, com o reconhecimento de que a aprendizagem não ocorre apenas nas instituições educativas e de que os sujeitos participam ativamente do processo de construção de novos conhecimentos, a avaliação passou a assumir um caráter formativo e foi colocada a serviço da promoção de novas aprendizagens. Refletir sobre esse “novo” papel da avaliação e conhecer diferentes instrumentos e técnicas avaliativos, que podem ser aplicados em diferentes momentos e com diferentes propósitos, é fundamental para os profissionais que desenvolvem ações educativas, para que po ssam adequar o planejamento das atividades às especificidades de seu público-alvo.
No curso de pós -graduação em avaliação escolar, os conteúdos referentes aos processos históricos da avaliação, as técnicas e os métodos avaliativos, além dos diferentes aspectos assumidos pela avaliação em diferentes contextos e momentos, são abordados de maneira aprofundada, oferecendo subsídios teóricos e práticos para que o profissional da educação adote práticas avaliativas capazes de contribuir para a promoção efetiva de novas aprendizagens.

Carreira e mercado de trabalho

Graduados em cursos de licenciatura, professores e demais profissionais das redes de ensino público e privado que tenham interesse em aprimorar os seus conhecimentos sobre a avaliação educacional e seu papel nos processos educativos.

Diferenciais

Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos acerca da avaliação escolar.

Conhecer diferentes instrumentos e técnicas de avaliação.

Destacar a importância da adoção de práticas avaliativas de caráter formativo para a promoção de novas aprendizagens.

Refletir sobre a importância da avaliação para a adequação do planejamento às demandas do grupo com o qual se está atuando.

Analisar o papel da avaliação em larga escala para a qualificação da educação oferecida no país.

Matriz curricular

• Avaliação em Diferentes Etapas e Modalidades de Educação
• Avaliação e Qualidade na Educação Básica
• Avaliações Externas na Educação Brasileira
• Avaliação das Aprendizagens: Primeiras Aproximações
• Avaliação como Diagnóstico
• Avaliação no Processo da Aprendizagem
• Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem
• Aprendizagem: Outras Perspectivas
• Aprendizagem em Diferentes Abordagens
• Práticas Avaliativas Inovadoras
• Processos Avaliativos dos Profissionais
• A Avaliação na Perspectiva da Gestão Educacional

Disciplinas
12
Disciplinas

Horas de aula
360
Horas de aula

Coordenação

Sandro José da Silva Leite

Sandro José da Silva Leite

Licenciatura em Artes Visuais - Educação Artística, Pós-graduação em Arteterapia, Mestre e Doutor em Psicologia Clínica.

WahtsApp