Certificação:

Certificação:

Tecnólogo

Duração:

Duração:

4 semestres

Modalidades disponíveis:

Modalidades disponíveis:

Presencial, Semipresencial e EAD

Sobre o curso

O Curso de Marketing oferece uma formação rápida e completa, por meio de um programa de ensino inovador. Durante os estudos, você conhecerá as técnicas e conceitos de comunicação, planejamento de marketing, desenvolvimento de estratégias de vendas, gestão e muito mais. O objetivo do curso é formar profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de produtos e serviços em agências de publicidade e propaganda, no desenvolvimento de campanhas e na criação de estratégias de comunicação e desenvolvimento de mercado, de forma geral. Para isso, contamos com um excelente corpo docente, além de uma moderna estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios e salas específicas, onde você será incentivado a participar de atividades práticas. No curso de marketing EAD, você atuará com a construção e manutenção da boa imagem de um produto ou serviço e as estratégias para conquistar um público leal a determinada marca. O curso Semipresencial de Marketing oferece ainda a vantagem de poder adequar os horários de estudos às necessidades.

Programa Acelera

Aproveite o Acelera e dê o play na conquista do seu diploma!

Para saber mais sobre o programa Acelera, clique aqui.

Habilidades adquiridas

>
Análise de mercados e concorrência
>
Pesquisa e desenvolvimento de produtos
>
Gerenciamento dos processos de relacionamento com os clientes
>
Produção de eventos corporativos
>
Gestão, visão estratégica, comunicação e empreendedorismo
>
Desenvolvimento de estratégias de comunicação e vendas
>
Realização de pesquisas de mercado.

Carreira e mercado de trabalho

O mercado de Marketing é amplo e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. Você poderá atuar em agências e escritórios de propaganda e marketing, produtoras de eventos, indústrias, empresas comerciais, empresas de e-commerce, prestadoras de serviço e departamentos de marketing de empresas de diversos setores. Além disso, há a possibilidade de prestar consultoria como profissional autônomo e empreender em seu próprio negócio.

Média salarial

no início da carreira:

R$ 1.081

Salário máximo

de um profissional da área:

R$ 8.015

Áreas de atuação

 Agências de Marketing<br />

Agências de Marketing

 Consultorias<br />

Consultorias

 Agências de Publicidade e Propaganda<br />

Agências de Publicidade e Propaganda

 Departamento de Marketing de empresas de médio e grande porte<br />

Departamento de Marketing de empresas de médio e grande porte

 Produtoras de Eventos<br />

Produtoras de Eventos

Assessorias de imprensa <br />

Assessorias de imprensa

Empresas de pesquisa de mercado<br />

Empresas de pesquisa de mercado

Diferenciais

Professores preparados

Professores preparados

Corpo docente formado por professores experientes e atuantes no mercado de trabalho, que transmitem o conhecimento técnico e suas vivências e experiências de sucesso. Mais detalhes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).


Programa de ensino inovador

Programa de ensino inovador

O conteúdo curricular do curso é dividido em quatro módulos de conhecimentos fundamentais. A cada semestre concluído, você receberá um certificado parcial e estará apto a atuar em uma determinada área da profissão.

Atividades Complementares

Atividades Complementares

Desde o início do curso, você será incentivado a participar de atividades práticas e extracurriculares, como palestras, seminários, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Dessa forma, você conhecerá todas as possibilidades de carreira e desenvolverá seu senso empreendedor, preparando-se para os reais desafios do mercado de trabalho.

Biblioteca

Biblioteca

Completo acervo bibliográfico, com quase 300 mil volumes, títulos periódicos impressos e multimeios (vídeos, DVD e CD-ROM), além dos mais de 15 mil e-books. Os alunos tem acesso ao acervo físico do Sistema de Bibliotecas e à página virtual da Biblioteca.* *Fonte: Dados da base de 2018

Matriz curricular

Atividades Complementares
Canais de Distribuição
Comportamento do Consumidor
Comunicação
Comunicação Integrada
Desafios Contemporâneos
Desenvolvimento de Produtos
Diagnóstico Organizacional
Direito Aplicado a Negócios
Empreendedorismo
Estatística Descritiva
Fundamentos da Administração
Fundamentos de Marketing
Gestão de Marcas
Gestão de Projetos
Marketing de Serviços
Marketing Digital
Métodos de Preço, Custos e Custeio
Optativa
Pesquisa de Mercado
Planejamento Estratégico
Projeto Aplicado a Negócios I
Projeto Aplicado a Negócios II
Projeto Aplicado a Negócios III

DIREITO APLICADO A NEGÓCIOS
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
COMUNICAÇÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO
FUNDAMENTOS DE MARKETING
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
EMPREENDEDORISMO
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
PROJETO APLICADO A NEGÓCIOS I
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
COMUNICAÇÃO INTEGRADA
MÉTODOS DE PREÇO, CUSTOS E CUSTEIO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM NEGÓCIOS
PROJETO APLICADO A NEGÓCIOS II
PESQUISA DE MERCADO
MARKETING DE SERVIÇOS
MARKETING DIGITAL
GESTÃO DE MARCAS
OPTATIVA
GESTÃO DE PROJETOS
PROJETO APLICADO A NEGÓCIOS III
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM NEGÓCIOS I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Disciplinas
26
Disciplinas

Horas de aula
1767
Horas de aula

Coordenação

Profa. Tereza Elisabete Imperiale

Profa. Tereza Elisabete Imperiale

A Coordenadora do curso de Comunicação e Marketing, professora Tereza Elisabete Imperiale e, possui graduação em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (1996), especialização em Marketing e Propaganda pela USJT (2001), especialização em Gestão Empresarial e Inteligência Competitiva pela FAMEESP (2020) e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2006).
Atualmente é aluna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em “Psicologia e Criminologia”. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de campanha, marketing, segmentação de mercado, comportamento do consumidor e mídias digitais. Professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso desde 2002, quando entrou para a docência. Atua, também, na docência de pós-graduação EAD desde 2016. Possui experiência no processo ENADE. Compõem o Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes (BASis), atuando como avaliadora de cursos presenciais e EaD desde 2018 e, desde abril de 2022, também como avaliadora Institucional. Parecerista do Guia do Estudante desde 2018.

Atos autorizativos

Autorização

Campus Santo Amaro – Resolução do CDEPE de 10/08/2012; Campus Liberdade – Resolução do CDEPE de 03/04/2005; Campus Morumbi – Resolução do CDEPE de 11/08/2012.


Reconhecimento

Campus Liberdade – Portaria MEC nº 490, de 20/12/2011, publicada no DOU nº 246 de 23/12/2011, pg. 29, 30; Campus Morumbi – Portaria nº 23 de 12/03/2012, publicada no DOU Nº 53 de 16/03/2012 pg. 63.


Renovação de Reconhecimento

Campus Liberdade – Portaria nº 622 de 23/06/2017, publicada no DOU Nº 120 de 26/06/2017 pg. 15 e 16, nº de ordem 49; Campus Morumbi – Portaria nº 622 de 23/06/2017, publicada no DOU Nº 120 de 26/06/2017 pg. 15 e 16, nº de ordem 48.
EAD - Portaria MEC nº 214, de 25/06/2020,DOU nº 128,Seção 1, pág. 143, de 07/07/2020.

WahtsApp