12 de julho

Você sabe a história da pizza?

No dia 10 de julho comemoramos o dia mundial da Pizza! Não sabemos a origem exata, mas, de acordo com registros, foram os italianos que colocaram molho e orégano. Alguns incrementavam com outros recheios. No século XIX, essa novidade espalhou-se pelo mundo.

A iguaria que conhecemos bem, originou-se em Nápoles, na Itália, e a partir de 1700, de acordo com historiadores, toma sua forma redonda. Porém, é a partir de 1889 que a pizza torna-se conhecida mundialmente, quando os reis visitam a cidade e experimentam as receitas do então pizzaiolo Raffaele Esposito. Uma curiosidade é que a pizza Margherita tem esse nome em homenagem a rainha Marguerita, da Itália.

A primeira pizzaria foi a Port’Alba, na cidade italiana, e foi ponto de encontro de diversos artistas. No Brasil, chegou no século XIX, de acordo com o livro Capicciosa… e o carioca descobriu a pizza!, da Editora Senac Rio.

No curso de Gastronomia do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, nossos alunos aprendem deliciosas receitas! As inscrições para iniciar a graduação no segundo semestre de 2018 estão abertas. Aproveite!