FAQ do Vestibular

Usado para ingresso em faculdades e universidades no Brasil, o vestibular é uma prova que testa conhecimentos do aluno que deseja ingressar no ensino superior. Caso o candidato possua nota suficiente, será aceito na instituição de ensino para iniciar sua graduação. Há vestibulares que são constituídos em mais de uma fase, e, portanto, o candidato deverá conseguir aprovação em todas elas para confirmar seu ingresso em uma universidade.

O candidato que deseja prestar vestibular para fins de ingresso em no ensino superior necessita ter o ensino médio completo. É possível, no entanto, que um aluno ainda no ensino médio realizar a prova apenas para treinar, ou seja, seu resultado não terá validade para matrícula em uma faculdade ou universidade. A avaliação, nesse caso, é prestada apenas para que o candidato fique habituado a aquele tipo de experiência, voltando com mais segurança e já sabendo o que é passar por aquela situação quando seu objetivo for prestar para conseguir vaga em uma instituição de ensino superior.

As provas de vestibular variam conforme a instituição, apesar da estrutura da maioria delas costumar seguir, em termos gerais, o mesmo formato. Uma regra praticamente garantida para todas as avaliações é a exigência de conteúdo do ensino médio, a última etapa do aluno em seu período escolar. Não se pede conteúdo já relacionado ao ensino superior, já que são conhecimentos de um nível que, provavelmente, o candidato jamais teve contato, exceto no caso daqueles que partem para sua segunda ou terceira graduação. Matérias de nível abaixo do médio também são incomuns de serem exigidas.

Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação estão entre as temáticas que deverão, quase sempre, compor uma prova de vestibular.

Vestibulares de faculdade pública são usados apenas para o ingresso do aluno na instituição de ensino. Em faculdades particulares, além de poder garantir uma vaga, o desempenho no vestibular pode ser usado para conseguir bolsas e descontos na mensalidade.

NA FMU, trabalhamos com Vestibular Agendado e Tradicional.

Antes de tudo, é necessário fazer sua inscrição. Em uma ficha, será preciso preencher seus dados pessoais, contatos e informações de escolaridade. Nessa etapa, em determinados casos, como no vestibular da FMU, também é possível já fazer a escolha do curso superior que se pretende prestar.

Em casos de provas que possuem taxa, o pagamento dela irá confirmar o cadastro. As universidades costumam, no entanto, permitir que candidatos que declarem mendicância sejam isentos de pagar a taxa.

Assim que for informado sobre data, hora e local da prova – ou tiver sido escolhido no caso de um vestibular agendado – o candidato deverá comparecer para realizar a avaliação munido dos objetos necessários para conseguir prestar a prova, como o cartão de confirmação da inscrição e documento com foto. Também é preciso não estar portando objetos proibidos como certos tipos da caneta e celulares, ou demais aparelhos eletrônicos que podem fotografar e filmar – esses costumam ser recolhidos pelo responsável por aplicar a avaliação na sala de aula e devolvidos ao dono ao final do tempo de duração do teste.

O ENEM, prova de dimensão nacional, funciona como vestibular para inúmeras universidades do Brasil, públicas e privadas. Aplicado anualmente, sua nota substitui a necessidade de fazer um vestibular tradicional, e ela pode ser usada para conseguir o ingresso em instituições de ensino que aceitam essa forma de ingressar. A FMU é uma das 130 universidades que aceitam o ENEM. Também é possível usar a nota para conseguir descontos e bolsas nas mensalidades de universidades privadas.

Assim que o ENEM libera a nota dos candidatos, outro programa do governo se encarrega do processo seletivo dos futuros alunos: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Através dele, o aluno escolhe a instituição pretendida e conforme parâmetros do curso e da universidade escolhida, a nota garante ao candidato a possibilidade de fazer a matrícula.

Trata-se no nosso vestibular normal, com data e hora já pré-estabelecidas, que ocorre aos finais de semana.

O candidato tem a possibilidade marcar data e horário de sua prova no período que preferir e poderá realiza-la sem precisar seguir o calendário tradicional.

Página atualizada em 09/10/2019 às 16h16