03/12/2008

TCC de ex-aluna da FIAM vira livro

TCC de ex-aluna da FIAM vira livro


O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da ex-aluna da FIAM, Maria Fernanda Almeida, será publicado em um livro, no próximo dia 8, na Livraria Cultura. A publicação, “Veja sob censura 1968 – 1976”, conta com linguagem envolvente como a revista descobriu seu caráter nacional por meio da cobertura política, quando a censura passou a controlar os meios de comunicação.

“A revista era um projeto ambicioso e sem precedentes no Brasil, um semanário nos moldes das americanas Times e Newsweek“, conta Maria Fernanda. A autora, que é também historiadora, realizou um profundo trabalho de pesquisa, entrevistando desde Roberto Civita e Mino Carta – primeiro diretor de redação da revista -, até os jornalistas Luis Nassif e Hermano Henning, entre outros.

“Veja sob censura 1968 – 1976” traz também laudas censuradas da revista, reportagens sobre as mortes de Zuzu Angel e Vladimir Herzog e as sinalizações que a revista utilizava para mostrar aos leitores que trechos haviam sido vetados.

O lançamento na Livraria Cultura contará com uma mesa redonda, às 19 horas. Os jornalistas Carmo Chagas, Hermano Henning, Almyr Gajardoni e o fotógrafo Cristiano Mascaro participarão do debate.

Lançamento “Veja sob censura 1968 – 1976”
Data: 8 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073


Página atualizada em 03/12/2008 às 17h19