Sustentabilidade Social e Ambiental

A formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade melhor e sustentável faz parte da missão do Centro Universitário FMU. Para fomentar esse compromisso, a Instituição apoia e mantém diversos projetos que incentivam o comportamento ético, o espírito de solidariedade, o respeito às diferenças e a prática da cidadania vinculada tanto à realidade profissional quanto às práticas sociais.

 


Certificação B Corporation®

O Centro Universitário FMU completou a rigorosa avaliação do B Lab® – organização independente sem fins lucrativos, que funciona como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem, e conquistou a recertificação B CorpTM. A Instituição é membro da rede Laureate International Universities e a Laureate Education, Inc. é uma Empresa B Certificada®, sendo a maior empresa do mundo com o status B Corp™.

Para mais informações, acesse o site.

 


Relatório Social

O Relatório Social do Centro Universitário FMU, editado anualmente, é um documento que reúne as principais atividades desenvolvidas pela Instituição ao longo do ano. Esta publicação, disponível em formato digital, traz o resgate e o resultado das ações realizadas pela ou com a participação da Instituição e que geraram impactos socioambientais e acadêmicos para a comunidade em que está inserida.

 

Clique no ano desejado para acessar o Relatório Social:


Trote Solidário

A cada início de novo semestre, com o objetivo de recepcionar os novos estudantes, as atléticas, os diretórios e os centros acadêmicos organizam o Trote Solidário, um momento para promover a integração responsável e saudável dos calouros. Entre as atividades, estão previstas campanhas de arrecadação de donativos, doação de sangue e rodas de conversa, que envolvem toda a comunidade acadêmica ao redor de temas suscetíveis às questões de intolerância e à prática de bullying, como orientação sexual, raça, religião, gênero e necessidades especiais.

 


Global Days Of Service

O Global Days of Service é uma iniciativa da Rede Laureate que visa promover atividades voltadas à conscientização e ao bem-estar social e cultural por meio da prestação de serviços gratuitos à comunidade. Com a participação do corpo acadêmico e dos colaboradores do Centro Universitário FMU, são realizadas:

  • Ação da Saúde: visa conscientizar e atender a comunidade interna e externa da Instituição com relação as questões de saúde, promovendo a melhora da qualidade de vida, a redução da morbidade e da mortalidade de uma comunidade;
  • Atendimentos Jurídicos: o Núcleo de Práticas Jurídicas (Juizado Especial Cível – JEC) disponibiliza suporte jurídico à comunidade, com a oferta de serviços gratuitos prestados por estudantes voluntários e professores orientadores;
  •  Projeto Construindo Sonhos: promove campanhas de arrecadação para auxiliar Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades filantrópicas. O projeto é uma ação desenvolvida por todas as instituições da Rede Laureate no País, com ações pontuais desenvolvidas pelo FMU e que conta com a participação dos colaboradores e professores.

 


Campanhas de Doação

Ao longo do ano, o Centro Universitário FMU também promove uma série de Campanhas de Doação em suas diversas unidades, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades do seu entorno e estimular a cidadania e a solidariedade entre os estudantes, docentes e colaboradores.

Confira a agenda de doações:

  • Fevereiro e Março: Campanha do Material Escolar
  • Abril: Campanha do Livro
  • Maio: Campanha do Agasalho
  • Agosto e Setembro: Campanha do Brinquedo
  • Outubro: Campanha do Livro Infantil
  • Novembro: Campanha de Alimentos

Os pontos de arrecadação fixos estão localizados nas entradas das seguintes unidades:

  • Casa do Direito – Av. Liberdade, 749;
  • Prédio 13 – Rua Taguá, 337;
  • Prédio 16 – Av. Liberdade, 899;
  • Prédio 43 – Av. Brigadeiros Luis Antonio, 917;
  • Santo Amaro – Av. Santo Amaro, 1239.

Todas as doações são destinadas à comunidade, respeitando o limite geográfico de um raio de 2 km de cada campus.

 


Semana De Responsabilidade Social

O Centro Universitário FMU participa da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), realizando atendimentos nas áreas da Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Animal, Cidadania, Arte, Cultura e Educação. As instituições de ensinos privadas parceiras da ABMES propõem a realização de uma semana de ações nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros.

Algumas das atividades realizadas durante essa semana são:

  • Campanha da voz: iniciativa que envolve alunos e docentes do curso de Fonoaudiologia para oferecerem serviços à comunidade voltados para questões relativas a saúde da voz;
  • Curso de formação profissional em jardinagem e paisagismo: voltado para a comunidade, com o objetivo de capacitar os interessados em trabalharem como jardineiros;
  • Jantando na Rua: projeto do curso de Gastronomia em parceria com as Atléticas da Instituição, cujo intuito é produzir refeições para os moradores de rua. Em 2017, foram entregues, na região da Sé, 400 refeições, além disso, os voluntários distribuíram kits de higiene pessoal e ração para os animais de estimação dos beneficiados;
  • Oficina de fabricação de tijolos: no último ano, moradores da Vila do Nilo aprenderam a fabricar tijolos de maneira caseira com materiais de alta resistência.

 


Instituto Limpa Brasil

A parceria firmada entre o Centro Universitário FMU e o Instituto Limpa Brasil, no segundo semestre de 2018, visa mobilizar e engajar a sociedade com atividades práticas e lúdicas que corroborem para a conscientização da população para a reciclagem e o descarte adequado do lixo. Com o apoio de colaboradores, docentes, alunos e do NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente), já foram distribuídas centenas de sementes de árvores e realizados mutirões de limpeza próximo aos campis.

 

A Instituição também passa a integrar o World CleanUp Day, realizado mundialmente em 15 de setembro pelos 150 países que integram o Movimento Let’s do It!, maior movimento mundial em prol da preservação e do cuidado com o meio ambiente.