Sustentabilidade Social e Ambiental

A formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade melhor e sustentável faz parte da missão do Centro Universitário FMU. Para fomentar esse compromisso, a Instituição apoia e mantém diversos projetos que incentivam o comportamento ético, o espírito de solidariedade, o respeito às diferenças e a prática da cidadania vinculada tanto à realidade profissional quanto às práticas sociais.

Neste contexto, a FMU coloca à disposição da comunidade do entorno dos campi todos os recursos necessários para atendimento e prestação de serviço aos que necessitam.


Certificação B Corporation®

O Centro Universitário FMU completou a rigorosa avaliação do B Lab® – organização independente sem fins lucrativos, que funciona como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem, e conquistou a recertificação B CorpTM. A Instituição é membro da rede Laureate International Universities e a Laureate Education, Inc. é uma Empresa B Certificada®, sendo a maior empresa do mundo com o status B Corp™.

A partir de 2018, assume o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS possuem metas que devem ser cumpridas até 2030, estabelecendo ações em diversas áreas, como educação, paz, consumo responsável, igualdade social e proteção do meio ambiente.

Para mais informações, acesse o site.


Relatório Social

O Relatório Social do Centro Universitário FMU, editado anualmente, é um documento que reúne as principais atividades desenvolvidas pela Instituição ao longo do ano. Esta publicação, disponível em formato digital, traz o resgate e o resultado das ações realizadas pela ou com a participação da Instituição e que geraram impactos socioambientais e acadêmicos para a comunidade em que está inserida.

Clique no ano desejado para acessar o Relatório Social:


Trote Solidário

A cada início de novo semestre, com o objetivo de recepcionar os novos estudantes e estimulá-los desde o ingresso na Instituição, as atléticas, os diretórios e os centros acadêmicos do Centro Universitário FMU, com apoio da área de Qualidade Acadêmica, organizam o Trote Solidário, um momento para promover a integração responsável e saudável dos calouros. Entre as atividades, estão previstas campanhas de arrecadação de donativos, doação de sangue, ações em prol da sustentabilidade, conscientizando a importância de descarte do lixo e rodas de conversa, que envolvem toda a comunidade acadêmica ao redor de temas suscetíveis às questões de intolerância e à prática de bullying, como orientação sexual, raça, religião, gênero e deficiências.


Rodas de Conversas

O diálogo é uma das formas mais ricas de gerar conhecimento e transformar a sociedade. Por isso, o Centro Universitário FMU promove as Rodas de Conversas, uma iniciativa da área de Responsabilidade Social com o intuito de fomentar a conscientização e a reflexão da comunidade acadêmica sobre Diversidade Cultural. Alguns temas já abordados foram: Diálogos de gênero e sexualidade no mundo, Consumo Consciente e Sustentabilidade, Violência Sexual e Prevenção, Liberdade Religiosa.


Global Days Of Service

Global Days of Service é uma iniciativa da Rede Laureate que visa promover atividades voltadas à conscientização e ao bem-estar social e cultural por meio da prestação de serviços gratuitos à comunidade. Com a participação do corpo acadêmico e dos colaboradores do Centro Universitário FMU, são realizadas:

  • Ação da Saúde: visa conscientizar e atender a comunidade interna e externa da Instituição com relação as questões de saúde, promovendo a melhora da qualidade de vida, a redução da morbidade e da mortalidade de uma comunidade;
  • Atendimentos Jurídicos: o Núcleo de Práticas Jurídicas (Juizado Especial Cível – JEC) disponibiliza suporte jurídico à comunidade, com a oferta de serviços gratuitos prestados por estudantes voluntários e professores orientadores;
  •  Projeto Construindo Sonhos: promove campanhas de arrecadação para auxiliar Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades filantrópicas. O projeto é uma ação desenvolvida por todas as instituições da Rede Laureate no País, com ações pontuais desenvolvidas pelo FMU e que conta com a participação dos colaboradores e professores.

Campanhas de Doação

Ao longo do ano, o Centro Universitário FMU também promove uma série de Campanhas de Doação em suas diversas unidades, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades do seu entorno e estimular a cidadania e a solidariedade entre os estudantes, docentes e colaboradores.

Confira a agenda de doações:

  • Fevereiro e Março: Campanha do Material Escolar
  • Abril: Campanha do Livro
  • Maio: Campanha do Agasalho
  • Agosto e Setembro: Campanha do Brinquedo
  • Outubro: Campanha do Livro Infantil
  • Novembro: Campanha de Alimentos

Os pontos de arrecadação fixos estão localizados nas entradas das seguintes unidades:

  • Casa do Direito – Av. Liberdade, 749;
  • Prédio 13 – Rua Taguá, 337;
  • Prédio 16 – Av. Liberdade, 899;
  • Prédio 43 – Av. Brigadeiros Luis Antonio, 917;
  • Santo Amaro – Av. Santo Amaro, 1239.

Todas as doações são destinadas à comunidade, respeitando preferencialmente o limite geográfico de um raio de 2 km de cada campus.


Semana De Responsabilidade Social

O Centro Universitário FMU participa da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), realizando atendimentos nas áreas da Saúde e Qualidade de Vida, Saúde Animal, Cidadania, Arte, Cultura e Educação.

As instituições de ensinos privadas parceiras da ABMES propõem a realização de uma semana de ações nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros.

Algumas das atividades realizadas durante essa semana são:

  • Evento Mundial World Cleaned Up Day: iniciativa que promove, a partir de uma ação coletiva para coleta de lixo nos arredores da FMU, a conscientização sobre o descarte irregular de resíduos nas ruas, além de promover o debate sobre o impacto social dos resíduos no papel dos catadores.

 

  • Projeto ECOA – Solidário: visa trabalhar a temática responsabilidade social e desenvolver ações compartilhadas com os demais cursos das áreas de Negócios e Hospitalidade e das demais áreas que constituem a FMU e a Rede Laureate. A arrecadação de notas fiscais sem CPF para colaborar com a Fundação Dorina Nowill é um projeto pioneiro que já resultou no valor de R$ 500.000,000 reais em notas fiscais à fundação.

 

  • Maratona de Responsabilidade Socioambiental: A Maratona promovida pelo Núcleo de Estudos do Meio Ambiente – NEMA debate aspectos socioculturais da sociedade brasileira e os impactos no meio ambiente, ampliando os estudos em iniciação científica com foco na temática de sustentabilidade.

Projeto Limpa Brasil

A parceria firmada entre o Centro Universitário FMU e o Instituto Limpa Brasil, no segundo semestre de 2018, visa mobilizar e engajar a sociedade com atividades práticas e lúdicas que corroborem para a conscientização da população para a reciclagem e o descarte adequado do lixo. Com o apoio de colaboradores, docentes, alunos e do NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente), já foram distribuídas centenas de sementes de árvores e realizados mutirões de limpeza próximo aos campis, além de ações de mobilização e engajamento da sociedade e campanhas de conscientização ambiental.

A Instituição também passa a integrar o World CleanUp Day, realizado mundialmente em 15 de setembro pelos 150 países que integram o Movimento Let’s do It!, maior movimento mundial em prol da preservação e do cuidado com o meio ambiente.


Projeto Empregabilidade para PcD

Desenvolvido em parceria entre o Global Office e o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), o Projeto Empregabilidade para PcD do Centro Universitário FMU tem o objetivo treinar e desenvolver a capacidade de colaboradores da Central de Atendimento a Alunos (CAA) para lidar com os diversos tipos de deficiência dos alunos e colaboradores da Instituição.

A ação tem a proposta de garantir um atendimento mais assertivo e eficaz, resultando em uma equipe melhor preparada para lidar com o tema e para oferecer um atendimento mais acolhedor ao PcD.


Projeto de Responsabilidade Social em prol das pessoas em situação de Refúgio

Trata-se de um Projeto de Extensão, com cerca de 200 voluntários envolvidos – entre alunos e docentes – com uma importante parceria firmada com a ACNUR Brasil – Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, onde tem como objetivo a prestação de serviços comunitários e atendimentos diretamente aos refugiados.

Entre os auxílios prestados pela FMU está o oferecimento de aulas para ajudar os interessados no processo de revalidação de diploma de ensino superior, que só pode ser validado por uma instituição brasileira credenciada no MEC e que ofereça o curso reconhecidamente no mesmo nível e área ou equivalente.

Página atualizada em 06/11/2018 às 15h32