30/09/2009

Suplicy e Erundina falam sobre política internacional e mobilizam alunos durante a Semana de RI

Suplicy e Erundina falam sobre política internacional e
mobilizam alunos durante a Semana de RI



Senador Eduardo Suplicy, no auditório da Casa Metropolitana do Direito


Prof. Manuel Furriela; Senador Eduardo Suplicy; e Prof. Guilherme Carvalho

A Semana de Relações Internacionais é tradicional no Complexo Educacional FMU por reunir autoridades e políticos renomados. Na 4ª Semana RI não foi diferente. Organizada pelo professor Manuel Nabais da Furriela, a Semana contou com a presença do senador da República Eduardo Matarazzo Suplicy; da deputada federal Luiza Erundina; do embaixador Thomas Schmitt, do Consulado-Geral da Alemanha em São Paulo; e de Gilberto Sarfati, mestre em RI pela Universidade de Jerusalém.

Suplicy e Erundina abordaram temas polêmicos da política nacional, como o programa Bolsa-Família (Suplicy) e a importância da reforma política no Brasil (Erundina), e também se posicionaram sobre temas internacionais em evidência, como as questões que envolvem a embaixada brasileira em Honduras no episódio atual de deposição do presidente eleito, e a extradição do italiano Cesare Battisti.

Já Furriela, em sua palestra realizada no 3º Encontro Universitário de Comex e RI – atividade que integrou a Semana –, abordou questões como a compra de 36 caças franceses pelo governo Lula; o escudo antimísseis norte-americano; e as eleições no Japão.

“Neste ano, o foco do evento esteve voltado para a política internacional, inclusive por conta dos últimos acontecimentos”, explicou Furriela, coordenador do curso. O embaixador Thomas Schmitt falou sobre o conflito nos Bálcãs, e Gilberto Sarfati, sobre a diplomacia corporativa.

Publicação de livro no 3º Encontro Universitário de Comex e RI


O 3º Encontro Universitário de Comex e RI, realizado no Centro de Logística e Exportação (CELEX), resultou na publicação de um livro que traz artigos de diversos professores de Relações Internacionais, quatro deles docentes do Complexo Educacional FMU. Os professores são Augustinho Zaccaro, que discorre sobre “A evolução do protecionismo nas relações internacionais e os impactos nas exportações brasileiras”; Taylisi de Souza Corrêa Leite, que aborda “A crise econômica mundial e os dilemas da modernidade agonizante”; e Fábio Borges e Suely Lima, que escreveram sobre “Os impactos da crise internacional de 2008 no Brasil e México: semelhanças e diferenças”.  

Os alunos que participaram do Encontro receberam o livro, que também será entregue nas embaixadas, nos consulados e nas câmaras de comércio do País.



Senador Eduardo Suplicy, após entregar certificados
aos alunos que participaram do intercâmbio na Polônia

Página atualizada em 30/09/2009 às 13h32