05/02/2009

Seminários, feiras, exposições e estágios: você sabe a importância destas atividades para sua formação?

Seminários, palestras, feiras, exposições, concursos acadêmicos e
estágios: você sabe a importância destas atividades para sua formação?

Além das atividades em sala de aula, uma série de outras práticas podem ajudar os alunos a se tornarem bons profissionais. São atividades que ocorrem fora da sala de aula e que não fazem necessariamente parte da grade curricular, mas têm papel fundamental na formação dos alunos.

“As atividades extracurriculares ampliam o conhecimento dos alunos, suas relações pessoais e profissionais. São, inclusive, uma forma de ajudá-los a decidir em que subárea da profissão querem atuar”, explica o Pró-Reitor Acadêmico da FMU, Prof. Angelo Palmisano. Por isso, o Complexo Educacional FMU prepara, anualmente, um calendário repleto de atividades extracurriculares, são semanas inteiras dedicadas aos cursos, em que profissionais do mercado e acadêmicos nacionais e internacionais visitam a Instituição para falar aos estudantes.

“O uso das bibliotecas e dos laboratórios de informática é outra prática extra-sala que deve ser adotada pelos alunos”, conta o Prof. Palmisano. Por isso, o Complexo disponibiliza milhares de livros técnicos em suas bibliotecas, para empréstimo, e oferece salas digitais e de informática, mesmo em horários em que não há aulas agendadas. 

Além dessas atividades, o Complexo visa auxiliar os alunos na obtenção dos estágios, igualmente importantes no desenvolvimento dos futuros profissionais. Iniciativas como o Banco Metropolitano de Empregos (BME), atividades práticas e de extensão oferecidas pelo Instituto Metropolitano da Saúde (IMS) e o recém acordo firmado entre a FMU e a Advocacia Geral da União – que beneficiará alunos do Direito, Ciências Contábeis, Jornalismo e Administração – são algumas iniciativas concretas da Instituição. 

“Hoje, não basta prepararmos os alunos com um conteúdo teórico e prático de qualidade. Sabemos que o apoio organizado e sistemático para o ingresso deles no mercado de trabalho é fundamental”, comenta o Vice-Reitor da FMU, Prof. Arthur Sperandéo. Ele ainda dá uma dica aos alunos. “Fiquem atentos a todas as atividades oferecidas pelo Complexo Educacional FMU. Elas somarão, e muito, na formação de vocês”, finaliza.


Página atualizada em 05/02/2009 às 12h26