03/07/2018

Saiba como ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos em época de férias

É difícil inserir na rotina a prática de exercícios junto com uma alimentação mais saudável. Fazer isso em época de férias, então, torna-se quase impossível. Por isso, a docente do curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, Mariana Lindenberg Alvarenga, dá algumas dicas e indica os benefícios que agregam na saúde e no nosso bem-estar.

O exercício físico deve ser aliado da alimentação equilibrada e nutritiva para obtenção dos resultados desejados. As principais refeições do dia são café da manhã, almoço e jantar, e dependendo do intervalo entre elas, recomendam-se lanches intermediários.

“Para a caminhada, não tem nenhuma alimentação específica, o principal é não treinar em jejum e comer de acordo com suas necessidades individuais. É muito importante não esquecer de levar uma garrafinha de água e tomar pelo menos 500 ml por hora do exercício”, explica a professora.

Caso o interesse seja no emagrecimento, recomenda-se restrição nas calorias consumidas, “mas mantendo sempre o equilíbrio na alimentação, não deixando faltar nenhum grupo de alimentos: energéticos, alguns carboidratos como arroz, macarrão, pães, cereais”, orienta Mariana. “ É preciso balancear os construtores, que são as proteínas como carnes, frango, peixe, ovos, laticínios, feijões; com os reguladores, que são as verduras, legumes e frutas”, completa.

Há a possibilidade de mudar algumas atitudes do dia a dia, se é difícil dedicar uma hora exclusiva para a prática dos exercícios físicos. Subir escadas ao invés de andar de elevador ou escadas rolantes, descer um ponto de ônibus antes, estacionar o carro mais longe ou ir trabalhar de bicicleta são alguns exemplos que podem ajudar a sair do sedentarismo. Já o exercício físico deve ser orientado por um profissional de educação física.

A docente reforça que a instituição conta com clínicas de apoio à comunidade. “A FMU tem uma clínica que atende a população, inclusive nutrição esportiva. Para orientações mais específicas de quantidades, horários e quais alimentos devem ser consumidos, procurar um nutricionista”, finaliza. Para agendar consultas, é preciso enviar um e-mail para ciecs@fmu.br, a partir de agosto de 2018.


Página atualizada em 03/07/2018 às 19h11