Espaço Tambiú torna-se referência no preparo de pratos com peixes pantaneiros Tradicionalmente, o peixe sempre foi um ingrediente fundamental na culinária de várias culturas. Porém, os grandes chefs de cozinha sempre preferiram as espécies marítimas para a elaboração dos pratos, dos mais simples aos mais sofisticados.
Mas quem imagina que peixes de água doce não rendem bons pratos está muito enganado. Basta conhecer o Espaço Tambiú, localizado no bairro das Perdizes, em São Paulo. O restaurante é comandado pelo chef César Guimarães, ex-aluno de gastronomia da FMU, que aproveitou a própria riqueza natural do Brasil.
O cardápio é bastante variado, mas a especialidade da casa são peixes do Pantanal, como, por exemplo, Pacu espalmado com legumes salteados no azeite. “Realmente, o curso das FMU me deu uma boa base para que eu pudesse criar meus pratos”, ressalta.
O jovem chef, de apenas 23 anos, conta que os peixes pantaneiros são excelentes para vários tipos de prato. “Nossa proposta é traduzir a riqueza e a variedade dos peixes do Pantanal em aromas e sabores nos pratos servidos por nós”, acrescenta.
Não foi à toa que Guimarães optou por desenvolver uma culinária baseada nos peixes pantaneiros. O seu pai Julius é um pescador aficionado pelo Pantanal e sempre levou sua pescaria para ser servida nos almoços e jantares em família.
O sucesso não tardou para chegar. Em pouco mais de um ano de funcionamento, o restaurante de Guimarães vive cheio. Recebe em média 50 pessoas por refeição, com pratos que variam de 50 a 60 reais.
O Espaço Tambiú possui com capacidade para cerca de 60 pessoas e conta da experiência do chef Pingo, morador de Corumbá (MS), que veio para São Paulo para contribuir com as receitas.
No related posts.
Página atualizada em 03/10/2008 às 15h01